logo

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 10)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossas amigas.
Mentira, um vício?
1 – A. diz:
Bom dia doutora.Tenho um filho de 10 anos, e ele mente muito, por tudo, que fez lição de casa e não fez, que almoçou e joga a comida no vaso sanitário, muitas outras mentiras. Meu esposo e eu conversamos sempre com ele, mas não adianta, continua mentindo. O que devemos fazer?
Agradeço imensamente a atenção. 21 de Agosto de 2009 09:09
RESP: Cara Sra. desculpe o atraso da resposta mas só hoje foi localizada sua pergunta.
Seu filho é único ? Tem amigos? Como se conduz na escola e em outros ambientes ?
É importante verificar se ele mente apenas em casa com os pais ou se assim se comporta em outras situações e ambientes. Caso seja um procedimento habitual, vale a pena ser visto e acompanhado por um profissional da área de psicologia, pois a mentira costuma ser um excesso da fantasia ou um distrubio de comportamento que necessita ser investigado e tratado pelo risco de se tornar um traço negativo da personalidade. Como ele tem 10 anos, está em ótimo momento de investigar e corrigir.
Claro que o exemplo dentro da família é fundamental, mas às vezes é a forma que a criança encontra para chamar a atenção ou estar em evidência... e que sempre merece cuidados por especialista.
Também os pais devem buscar ajuda para saber qual a melhor forma de agir com o filho.
Fico às suas ordens, Mannoun

Valorizar-se sempre!
2 - R.L. diz: Dra valeu por responder, achei que nem ia ligar. Ainda bem que tem gente que se preocupa com os outros. Só que acho muito difícil fazer o que me diz. Eu sou boa aluna e minha mãe nem liga, pra ela tanto faz. A minha avó é quem me dá apoio, ela é católica. Mas eu não sou nada. Briguei também com meu namorado, ele não queria compromisso comigo. Será que vou conseguir um dia ser uma pessoa boa, com tantos maus exemplos dos meus pais? Porque meu pai nem se lembra que eu existo. Obrigada mesmo por responde, valeu.


RESP: R.L. Como está? Acredite SEMPRE que você é muito importante! Valorize-se !Cumprindo o melhor que possa seus deveres, sem se preocupar em ser notada, aplaudida ou elogiada ( o que é extremamente difícil !) você será a moça que deseja ser, um SER HUMANO de primeira grandeza ! O que sugiro a você é mesmo muito difícil, mas todo Adolescente tem sangue de herói, VOCÊ PODE!
Seus pais um dia chegarão a entendê-la e - acredite- a admiram muito por ser quem é apesar de....
Se sua avó a compreende, continue a apoiar-se nela, mas, sobretudo apóie-se em Deus que jamais nos abandona. Procure um grupo de boas amizades - quem sabe na Igreja? Um Coral, uma Banda, um Encontro de Jovens, esportes, faça algo por você mesma.
O namoro é- deve ser- uma preparação para o casamento e você tem ainda uns degraus de estudo e formação antes disto, não é? Aguarde com alegria e bom humor aquele que merecerá você!
Pode falar comigo quantas vezes desejar ! Um abraço carinhoso para você, da Mannoun

Porque eles se drogam?
3 – M. A. diz: Dra sou professora de colégio particular e gostaria de entender o que leva um adolescente a acender o primeiro baseado? Tenho aluno que já chega em sala drogado e é de família abastada. Obrigada
RESP: Olá, M. A. Sua pergunta é de resposta complexa - são tantas as causas ! Conflitos pessoais e familiares, falta de um sentido para a vida, desejo de singularizar-se, temperamento sugestionável, VONTADE FRACA - ( algo hoje tão freqüente e não só na juventude...) curiosidade.... Há um pediatra americano que escreveu um livro cujo título é " As Ricopatias - doenças das crianças que tem tudo "
Entender é difícil mesmo, o que podemos fazer é tentar ajudar. Já conversou com ele, mostrando-se disponível a ouvi-lo?Tentou falar com os pais- pelo menos um deles? Não devemos nos omitir por receio de ser mal interpretados. Algo precisa ser feito e devemos ser aqueles que agem. Ao menos não “fingimos que não vemos enquanto eles fingem que não sabem” ...Idéias claras, em particular, um a um.
A Dra Teresa Fonseca, psiquiatra da UFRJ tem um serviço em São Cristóvão, o NEPAD - que atende pessoas com drogadição e nos Congressos relata que iniciaram seus trabalhos fazendo palestras em colégios e detectaram que os alunos- por curiosidade própria de adolescentes- começaram a usar drogas. Hoje só falam para adultos e pessoas desejosas de conhecer para ajudar... Boa sorte e continue seu belo magistério de ajuda! Fico às suas ordens, Mannoun

Medo de médico? E dor de cabeça
4 – L. A. diz: Dra Minha filha de 15 anos e tem constantes dores de cabeça, reclama sempre que chega da escola. Mas se nega completamente a ir a qualquer médico que seja. Ela tem horror a médicos. O devo fazer? Isso já vem desde o ano passado. Mas pra passear com as amigas ela esta sempre bem.
RESP: Cara Sra L.A Quem sabe uma das amigas de sua filha a convence a procurar um bom clínico e ele , examinando, descobre a causa ? Se chega da escola com dores de cabeça, que acontece lá ? Deficiência visual por esforço? Má postura? Má alimentação? Não gostar da Escola ou de estudar? Se ela tem disposição para sair, presumo que não seja algo tão grave...Continue tentando ! Meu abraço, Mannoun


Crises convulsivas
5 – A. diz: Dra O que causa a crise convulsiva em um adolescente de 15 anos? Ela já tive 4 crises e até a terceira os médicos não me informaram muita coisa, na realidade não disseram nada. Na ultima crise que ela teve o médico me explicou que o que havia se passado foi uma crise convulsiva, e não me explicou mais nada. Pelas pesquisas que eu fiz me parece que essas crises são mais comuns em crianças. O que pode ter causado essa crise nela? Moro em Manaus e aqui tudo é mais difícil.
RESP: Sra. A, as crises convulsivas têm diferentes causas, que podem ser de origem emocional ou orgânicas, como baixa de glicose no sangue por erro alimentar ou falta de alimento por muito tempo, ambiente fechado, má respiração quando o cérebro recebe pouco oxigênio...São múltiplas as causas e um bom clínico pode pedir exames que ajudem no diagnóstico. Pesquise através do próprio Pediatra habituado com ela, - este seria o mais indicado no momento. Pode voltar a falar comigo se não esclareci o suficiente! Um abraço, Mannoun

3 comentários:

Leonor Dantas disse...

Dra como ajudar minha filha a se afastar de um namoro destrutivo? O namorado dela não se esforça pra nada e ela fica como boba sempre atrás dele. Basta ele chamar e ela logo vai correndo. Como fazer ela entender que ele esta perdendo o tempo dela? Somos de uma cidade pequena e todos conhecem bem quem ele é.

Oscar disse...

Qual é a melhor idade pra darmos mesada e como devemos calcular o valor da mesada, o que incluir?

Edilson Leonidas Neto disse...

Como determinar a hora de voltar pra casa de festas ou balada? Tem diferença pra menino e menina? É melhor deixá-los voltar de taxi com amigos, pra não "pagarem" mico quando nós vamos buscar?

Postar um comentário