1 –
RESP: Caro(a) A.
Sua família tem amizade com as famílias das amigas de seus filhos ? Importa muito este relacionamento porque implica na existência de Valores cultivados no seio das famílias, o que faz com que sua filha não corra o risco " de se perder com as amigas" , como é seu receio. Quando os filhos crescem juntos com os filhos de amigos, acabam por se conhecer bem e vivenciar os mesmos Valores,o que lhes proporciona fortaleza para enfrentar as dificuldades do convívio fora do lar.
Se até hoje não tiveram este costume, sugiro que o façam o mais rápido possível, convidando as amigas da filha ( ela é única ?) para um lanchinho em sua casa, chamando para que estudem juntas ( também em sua casa para conhecê-las melhor), conhecendo os pais , saindo em conjunto, recreando-se uns com os outros para melhor se entrosarem.
Sobretudo não manifestem " medo a que se perca" - a pedagogia positiva, alegre, que prima pela sinceridade e confiança no outro, sempre funciona !
Conversem com ela de coração a coração, com clareza, sem terrorismos, mostrando a beleza do amor que sabe se guardar!
Se vocês tem uma Religião, rezem e peçam por seus filhos a Deus porque a oração dos pais pelos filhos tem um infinito valor!
Fico às suas ordens e leia outras respostas deste tipo no blog. Ok?
Mannoun
2 - A. P. G. d
RESP: Cara Sra A.G.
O médico que acompanha seu filho é o mais indicado para orientá-lo - não só quanto à asma como ao bom e correto uso dos medicamentos. Na Adolescência ele pode fazer uso de outros produtos que a Medicina vai a cada dia descobrindo, mais eficazes, com mais espaço entre doses etc.
É filho único? Pratica esportes? Tem amigos que frequentem sua casa? Conhecem as famílias? Faz acompanhamento psicológico? Vocês certamente não ignoram o quanto o emocional pesa especialmente no aparelho respiratório, assim como as infecções que devem ser sempre bem tratadas para não interferir no dia a dia da vida dele...
Veja outras respostas semelhantes neste mesmo blog e não tenham medo, por favor, nem permitam que ele se sinta atemorizado! Asma é uma doença perfeitamente compatível com o quotidiano, desde que bem cuidada. Aliás, zelo e cuidado não podem ser confundidos com o medo porque vocês precisam saber confiar na educação que proporcionam aos filhos!
Fico a seu dispor para o que desejar, ok?
3 - S.diz
RESP: Cara S. Desculpe não poder ajudar muito, porque conheço pouco os terapeutas no Rio mas posso indicar por referência de terceiros, ok ?
Dra Vanessa - tel.25530628, Dra.Carmem Pignatari -224584195, Dr Antonio Monteiro 22661887, cujos telefones tenho há algum tempo e não sei se estarão atualizados. Talvez a conversa com pessoas de seu relacionamento possa ajudar esta pesquisa.
Fico às ordens, Mannoun
Minha filha de 15 anos só quer usar saltos muito altos. Gostaria de saber se isso prejudica a coluna e o que devo dizer a ela para que se convença de não usar sapatos tão altos. Ela tem 1,60 m de altura e se acha muito baixa.
ResponderExcluirTenho um filho de 13 anos que está com diabete e ficou muito revoltado quando soube. O que posso fazer para ajudar a ele? Tem cura? Tenho outros 3 filhos que não tem a doença.
ResponderExcluirAs respostas para as perguntas feitas no dia de hoje , estarão no BLOG na próxima segunda, dia 19/3
ResponderExcluirDoutora, minha filha tem 19 anos, não é mais uma adolescente, mas mesmo assim gostaria de pedir sua ajuda.
ResponderExcluirEla tem um namorado com o qual ela já desmanchou e voltou pelo menos 3 vezes. Ele faz alguma coisa típica de pessoa sem caráter, ela desmancha e ele pede desculpas, diz que vai mudar, etc. Aí ela volta a namorar ele.
Não sei como aconselhar ela. Ela não ouve a mim nem a meu marido. Na verdade ela ouve, mas parece que não consegue largar o sujeito.
Eu tenho medo que ela case com ele, pois vejo que ela seria muito infeliz e o casamento não duraria muito.
Temos três filhos. Ela é a segunda mais velha.
Eu e meu marido temos sofrido muito com esta situação.
Carla, a sua resposta estará no BLOG só no dia 26/3 - visto que só vou contactá-la na próxima segunda. E as outras respostas desta semana estarão no BLOG no dia 19/3.
ResponderExcluirEspero que aguarde, sei que não é fácil uma situação dessas, mas as vezes temos que ter paciência e rezar muito, antes de falar. Um abraço Liana