logo

quinta-feira, 10 de março de 2016

Toda mãe é de primeira viagem

Por Verônica Lunguinho

Quando comecei a escrever para este blog eu era mãe de primeira viagem. Tinha apenas um filho, o Miguel, que hoje está com 2 anos e 9 meses. Agora chegou o segundo filho, Pedro, que está com três meses. 

Como eu me sinto? Eu me sinto uma mãe de primeira viagem do segundo filho. Acho o maior barato quando as pessoas me falam "Ah, você já tem um, é experiente". Parece que me contaram uma piada das boas. Se os que me falam isso conhecessem minhas amigas que tem três, quatro, seis, nove filhos! Vão chegar à conclusão de que uma mãe vai ter sempre uma experiência de primeira viagem.

De fato, alguma experiência eu tenho. Algumas coisas que vivenciei no primeiro me ajudaram muito a não entrar em pânico no segundo. Um exemplo é o peso do meu segundo bebê: 2k800g. Menor ainda que o primeiro. Para uma mulher com o meu biótipo parece pequeno. Mas somos duas pessoas diferentes, o bebê e eu. 

Quando meu primeiro filho nasceu, com 3k050g e 49 cm, eu não me conformava. Eu criei a expectativa de que seria um bebezão, afinal, eu e meus irmãos nascemos todos com mais de 3k500g. Passei meses chorando e me sentindo mal porque ele crescia bem, mas engordava pouco. Fomos acompanhados por profissionais do banco de leite e tudo. Cada consulta, com o pediatra, era motivo de frustração. Até que aos poucos ele foi crescendo, crescendo... E no seu aniversário de um ano já era maior que quase todos os coleguinhas da mesma idade ou mais velhos. As roupas do primo nove meses mais velho ele já não herdava mais.

Agora tenho vivido a mesma situação com o segundo: bebê comprido e não muito rechonchudo. Mas saudável e  bem desenvolvido.

Bem que me disseram que cada filho é único a começar pela gravidez. Meu segundo filho tem muitas semelhanças com o primeiro. Mas tem suas particularidades também. 

Acho que ser mãe é grandioso por isso: porque permite a nós, mulheres, viver sempre uma nova experiência e mantermos um mínimo grau de humildade, já que o aprendizado se renova a cada dia. E as surpresas também...

Um comentário:

Pat disse...

Olá,Verônica! Que linda tua família! Como sou "Vó de 1ª Viagem", estou me organizando pra ser útil à minha família lá no Canadá, onde nascerá minha 1ª netinha...Claro que já estou "babando" mesmo que ainda faltem 3 meses pra eu ir "ASSINAR PONTO COMO GRANDMA" por 2 meses, até que a nora querida possa voltar ao trabalho como musicista. Meu filho com a mesma profissão, fica difícil arranjar hora pra dormirem, já que eles têm uma escola de música de dia, e shows à noite. É duro por lá não ter parentes pra apoiar logo nos primeiros meses da neném, mas "sabendo usar...não vai faltar", rs rs rs.
Abraço!
Pat

Postar um comentário