logo

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Os muitos usos para o leite

É claro que sabemos que o leite é o primeiro alimento para todos nós mamíferos. O que muitas vezes não sabemos é que ele tem muitas outras utilidades para uma dona de casa.

Então seguem algumas dicas que já ouvi de muitas pessoas mais idosas e que funcionam:

1-    A imersão em um pouco de leite de uma peça de roupa, por alguns minutos, faz desaparecer uma mancha de vinho. Depois se lava com o sabão de sua preferência, ou manda-se para a lavanderia aquela que deve ser lavada a seco. Prefira o leite desnatado, para não engordurar o tecido.

2-    O leite integral hidrata o couro, retirando a sujeira, e restituindo-lhe a aparência original. Use para limpar sapatos e bolsas.

3- Uma mistura de nove partes de água e uma de leite integral, borrifada sobre plantas, protege-as dos fungos. Repita semanalmente, por um mês no total.

4- Imergir o peixe congelado no leite descongela-o rapidinho, preservando ainda seu gosto e textura. Não fica aguado, como quando descongelado na água.

5- Ferver peças de porcelana antigas, com pequenas ranhuras, no leite integral, faz desaparecer esses sinais do tempo.

6- Mergulhar talheres de prata escurecidos no leite azedo por alguns minutos, depois enxaguando-os com água morna, limpa as peças da oxidação do metal.

7- Os famigerados riscos de caneta esferográfica desaparecem com a imersão em leite integral, por 30 minutos, da área afetada.

8- Uma colher de sopa de leite em pó na água já fervendo para cozinhar milho o torna mais saboroso.

9- Uma colher de leite na água do cozimento da couve-flor faz o mesmo efeito, expulsando o odor ruim que se produz nessa hora.

10- Os adeptos do banho de banheira com óleos essenciais não terão trabalho de limpar a gordura da banheira, se despejar na água tépida um litro de leite integral, antes de derramar os óleos. A substância forma um filme que atrai o óleo, afastando-o das paredes da peça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário