logo

sábado, 16 de maio de 2015

Uma viagem pra família – Portugal – parte 5

Estou contando aos pouquinhos sobre cada lugar em que passei, e que recomendo visitarem. Uma excelente viagem para fazermos em família. Para ler a parte 1-  Lisboa - clique aqui, e aqui para a parte 2 – Fátima e Coimbra, e aqui a parte 3 – Porto e Gaia. Parte 4 – Santiago de Compostela, Viana do Castelo e Guimarães -  clique aqui.

Voltando do norte, sentido Lisboa, passamos por Aveiro, cidade muito simpática e acolhedora, chamam de Veneza portuguesa, por ser cortada por rias, (canais de águas salgadas), por onde podemos passear de moliceiros, embarcação parecida com a gondola, era utilizada para o transporte do Moliço - nome dado às plantas aquáticas que são colhidas para serem usadas na agricultura e o sal, produzido nesta região. Como as salinas locais deixaram de existir na sua imensa quantidade; esses barcos foram adaptados para barcos para turistas.

Aveiro tem um charme todo especial, com suas belas praias, com suas casas famosas por suas pinturas, de listradas. Sem falar dos “ovos moles” – deliciosos doces confeccionados com esse recheio com ovos. São muitas as modalidades de se utilizar os ovos moles e todas deliciosas.

Vale a pena visitar Ílhavo, próximo em oito quilômetros, onde tem uma fabrica de porcelana de alto nível e um aquário que possui o bacalhau, com cabeça!!

Saindo de Aveiro, sentido Lisboa, encontramos a cidade de Nazaré. Sua praia é de um azul profundo, com belas ondas e conta com uma parte antiga, alta, de onde vislumbramos toda a cidade. Conta ainda com o santuário de Nossa Senhora de Nazaré, mais uma das devoções marianas portuguesa. Essa é uma boa parada.

Descendo mais uns quilômetros encontramos Óbidos, uma cidade verdadeiramente bucólica, imperdível. Precisamos nos preparar para uma boa caminhada, pois os carros não circulam por dentro das muralhas. Um lugar incrível que respira história, e encontramos belas obras da arquitetura antiga e influência dos mouros. São tantas as belezas pelo caminho que nem sentimos a caminhada íngreme do local.

Em vários lugares em Portugal pude saborear as famosas castanhas assadas. São uma verdadeira delícia, carnudas e quentinhas.Não podemos deixar de saborear esse quitute.

Um comentário:

Pat disse...

Liana, que descrição linda, e as fotos mais ainda! Lugares "tipo contos de fadas"!

Postar um comentário