logo

domingo, 5 de abril de 2015

Pequenos patriotas

Por Daiana de Lima Ramos
Já nos ensina as  Sagradas Escrituras "Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não se há de afastar." - Provérbios 22:6.

Em tempos em que temos de nadar contra a corrente para conseguir dar alguma educação para nossos filhos, em tempos de um cenário político e social caótico, muitas coisas que outrora eram consideradas essenciais para serem ensinadas aos pequenos foram deixadas para trás. O dever cívico é uma delas.

Os pais tinham orgulho de preparar seus filhos para vida, com conselhos e ensinamentos sábios. Política não era rejeitada por muitos como hoje que dizem batendo no peito "ODEIO POLITICA", outrora, educadamente nossos pais discutiam no final da tarde o as mudanças necessárias do país. Foram esses ensinamentos que nos deram a base do que somos hoje, que nos deram a consciência política que temos. No entanto, muito disso se perdeu no tempo, e as crianças de hoje mal sabem cantar o hino nacional.

No dia 15 de março fiz questão de levar comigo os meus filhos Murilo (9 anos) e Joaquim (2 anos) para a rua em uma passeata reivindicando o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Antes, logicamente, expliquei aos pequenos patriotas os objetivos de nossa reivindicação e o porquê. Pintamos o rostinho deles, vestimos com as cores da bandeira, e ensinamos o "grito de guerra". Surpreendentemente eles entenderam bem o recado e participaram com louvor da caminhada, o mais velho até carregou uma faixa por muitos quarteirões, e o mais novinho dormiu na metade (risos). Assim como os meus filhos, haviam outras crianças tão empolgadas quanto.

Ao final, quando saímos em carreata, ouvir Murilo dizendo que aquilo tinha sido "irado" me fez ter a certeza que devo fazer a minha parte e ensinar a eles que um futuro melhor se constrói com o exemplo, se constrói acreditando que nossas ações, mesmo que pequenas, fazem a diferença, e que não podemos deixar nossa pátria tão amada ser execrada por pessoas que muito provavelmente não tiveram esses ensinamentos em seus lares.

2 comentários:

Patricia Carol disse...

Daiana, que o seu exemplo de CIDADANIA para os pequenos os faça sentir orgulho de sua Pátria, mesmo que haja tempos difíceis de aceitar,
Abraço carinhoso,
Pat

Diário da minha segunda gestação disse...

Patricia, é isso mesmo. Temos que fazer a nossa parte e confiar na providência, especialmente em tempos como esse... Eles são o futuro da nação, espero que de alguma forma consigam tirar o país dessa piscina de lama moral em que se encontra. Um beijo

Postar um comentário