logo

domingo, 29 de março de 2015

Uma viagem pra família – Portugal – parte 2

Estou contando aos pouquinhos sobre cada lugar em que passei, e que recomento visitarem. Uma excelente viagem para fazermos em família. Para ler a parte 1 clique aqui.

Uma boa dica, para começar é alugar um carro e decidir a rota a percorrer. Portugal é um país pequeno e em quinze dias dá para ver muitas coisas e muitas cidades diferentes, percorrendo quase todo o país.

Sair de Lisboa rumo ao norte do país, passando pelo interior, não podemos deixar de ir a Fátima. Um local de oração e de uma fé viva, que transparece nas pessoas que ali se encontram; não dá para passar por ali sem se emocionar ou sem sentir a presença do sobrenatural em cada pedacinho daquele chão.

Milhares de fiéis passam pela cidade diariamente, atrás de conseguir uma graça, um milagre ou simplesmente para agradecer a Virgem Maria de todo o bem alcançado.Eu cheguei lá cheia de pedidos anotados no meu bloco de notas, para não se esquecer de nenhuma necessidade, tanto de amigos quando de familiares. Caminhei com prazer por todo o santuário, e assisti a missa na igreja nova, ela é imensa e moderna, um contraste com a cova da Iria e o antigo santuário, mas não há choque, nada tira a concentração das pessoas e tudo leva a oração.

A cidade é muito próxima de Lisboa, são 125 km que se faz com segurança em 01h15min, com uma estrada de dar inveja a qualquer brasileiro que por ali passa, e saindo por volta das 9 horas dá para se chegar lá antes da missa das 11h. Passando antes nas lojinhas de suvenires para comprar os terços, e símbolos cristão, para presentearmos os amigos na volta, levando-os todos bentos após a missa.

Depois do culto a Virgem, um bom almoço cai bem, e se pensarmos num pequeno almoço, um lanche rápido, podemos comer no restaurante Adegas – ali come-se um delicioso bacalhau com natas, despretensioso, que dá para dividir para duas pessoas, caso não estejam famintas, a um preço bem razoável, sem machucar o bolso.


Depois de Fátima, seguindo para o norte, passar em Braga é uma boa pedida. Para visitar sua universidade famosa de onde saem ilustres doutores em várias ciências. Ali também se come um delicioso leitão, no Rui dos Leitões, e se bebe um ótimo vinho da casa.

Depois podemos passear pela cidade e ver algumas obras de arte dos séculos passados, como a Sé de Braga muitas outras igrejas e conventos.

Continuarei em breve contando mais sobre Portugal.

2 comentários:

Pat disse...

Fotos lindas! Mesmo sem comer peixes, aquele prato na foto dá vontade!
Não adianta mesmo, Liana, meu negócio é DOCES! Até perder os 10 quilos no total, me condicionei a nem olhar pra açúcar, chocolate e afins...sniff sniff

Bjo,
Pat

Liana Clara disse...

Foi uma ótima viagem mesmo!
Não resisti aos doce, Pat. No final já não aguentava mais ver ovos moles!! ahahahahahah

Postar um comentário