logo

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Criança cega a todos

Pais e mães devem estar sempre atentos a seus filhos, quando saem para passear, seja na rua, ou na casa de parentes e amigos. Lugares onde eles não estão habituados, e possam ter perigos iminentes e disfarçados.

Muitas vezes nos envolvemos com as conversas de adultos e deixamos a garotada livre e solta, sempre achando que tem alguém olhando ou tomando conta. Ledo engano, nossos filhos são responsabilidades nossa. E com perigos não se pode facilitar ou dar mole a ocasião.

As crianças cegam os adultos, basta um segundo de distração, e já estão aprontando. E quanto menor mais inconsequentes são. Por isso a atenção deve ser redobrada com piscinas, Fogões a gás, escadas, elevadores, objetos cortantes, Etc... Elas assistem na TV muitos desenhos de super-heróis que voam, que saem das águas, que não morrem nunca e tem milhares de vidas; isso faz com que fiquem ainda mais destemidos.

Uma criança de 3 anos não tem ideia da profundidade de uma piscina, para ela uma poça  ou uma piscina é tudo igual. E em um minuto de descuido pode ser fatal e trazer um trauma para sempre.

Não falo de cercar a criança de tantos cuidados que a sufoque ou tire sua liberdade e espontaneidade; a preocupação aqui é concreta com coisas que serão irreversíveis. Uma queda numa piscina sem um responsável atento é muito perigosa, nos trará não só aborrecimentos, como também imensa tristeza e sentimentos de culpa por não ter cuidado melhor de nosso filho ou filha afogado. Com isso não se brinca, nem se delega a outros.

Já vimos o sofrimento de muitas famílias que perderam crianças desta forma, por um momento de distração.  Um ditado popular que traduz muito bem tudo isso é " a ocasião faz o ladrão". Não só o ladrão como também faz com que tenhamos arrependimentos enormes. 

Minha sugestão para as mães de crianças pequenas é que ao entrar numa casa de festa, num churrasco entre amigos, ou num parque de diversões olhe tudo ao redor, com olhos de mãe cuidadosa, antes de deixar a criança livre e solta. Observando cada recanto e prevendo as possíveis descobertas das crianças. Em casas onde não se tem crianças é comum não existir grades de segurança nas janelas, materiais de limpeza no baixo, ferramentas, animais de grande porte soltou e piscinas sem proteção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário