logo

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Relaxando uns dias em Florianópolis

Passar uns dias em Florianópolis com a família pode ser uma boa alternativa para juntar descanso e lazer. E, todos sairão contentes e renovados.O melhor é hospedar-se na parte da ilha, onde as praias são boas para comer, em restaurantes a beira mar, mas, as praias entre a ilha e o continente não são as melhores para banhos de mar, pois são praias de baía. São bonitas, com casarios estilo português açoriano, e vale muito a pena passear por elas.

Do centro até Lagoa da Conceição são mais ou menos 16 km, uns 20 minutos de carro. As ruas e avenidas são boas, largas e de fácil acesso. Na ilha você tem muitas praias boas para visitar e conhecer; são praias bem diferentes dentro da mesma ilha. Algumas bem perigosas; é preciso respeitar sempre os avisos. Outras próprias para banhos, e outras só para fazer esportes.

Em cinco dias conseguimos ver toda a ilha, basta ter um mapa em mãos e destacas as praias boas para visitar.

Lugares interessantes a visitar:

A praia dos ingleses é encantadora, e vale a pena conhecer. A praia das Canasvieiras também é muito linda, e costuma ficar repleta de argentinos que vem nos visitar nas suas férias.

Os passeios dos Barcos piratas podem ser interessantes, fazem um passeio de 5 horas por ilhas e pontos turísticos da parte norte da ilha, com direito a teatro e guerra de barcos. O melhor, sempre que possível é alugar um carro, porque às vezes um tour sai bem mais caro. Eu sempre fiz os passeios por lá de carro. Mas, esse barco pirata, ouvi dizer que é bem interessante.

A ponte Hercílio Luz é linda a noite, bucólica! Fazer um passeio a pé a noite pela avenida beira mar norte, pode ser uma boa ideia, para desgastar o jantar e ver a cidade acesa noite.

A Lagoa da Conceição é imperdível, dela podemos cortar a ilha e ir para as praias de norte ou sul, e nela comemos os melhores camarões. Delícias de rodízios de frutos do mar. E tem também as rendeiras, e lojinhas de artesanatos.

Na região central existe um pequeno parque que ainda mantém aquele ar puro perto da universidade. É o Parque Ecológico do Córrego Grande. Não cheguei a  visitar.

CENTRO - Mirante da Ponte Hercílio Luz, Largo da Alfândega, Centro Cívico, Catedral Metropolitana, Praça 15 de Novembro e Palácio Cruz e Sousa. Na praça existe uma árvore centenária com um tronco enorme. O Centro é muito interessante! Rico de histórias; tem museus e centros de exposições que valem a pena serem visitados.

LESTE - Morro das Sete Voltas, Mirante Leste da Ilha, Lagoa da Conceição, Praia da Joaquina, Praia Mole e Barra da Lagoa com parada para almoço.

NORTE - Praia dos Ingleses, Canasvieiras, Balneário de Jurerê com tempo para banho e visita ao Forte de São José da Ponta Grossa (construção de 1740).

SUL – Ribeirão da ilha - uma das primeiras comunidades do estado e a primeira de Florianópolis a ser habitada. É considerado um dos poucos lugares do litoral sul do Brasil que conserva bem os traços da colonização portuguesa, onde conheceremos o cultivo das ostras. Em seguida Morro das Pedras, Mirante Sul da Ilha, Lagoa do Perí, Pântano do Sul.

Praia da Armação, Com ares de pequena aldeia, é um dos principais núcleos de pesca artesanal da ilha. Praia de Moçambique – interna - Dá para andar  a Cavalo pelas dunas .

Não deixe de conhecer o Forte de Sant'Anna, de onde se tem uma belíssima visão da Ponte Hercílio Luz, e visite também a Fortaleza São José da Ponta Grossa, no bairro de Jurerê Internacional. De lá se tem uma vista de tirar o fôlego de qualquer um.

2 comentários:

Patricia disse...

Liana,
Que saudade me deu dos tempos que morei tanto na Ilha quanto no Continente, durante 6 anos, de 2002 a 2007. Sinto-me "em casa" lá! É uma miniatura da belezura do Rio!
Espero ainda poder voltar mais algumas vezes para reencontrar os lugares e as amizades que fiz lá...e claro, sentir saudades do meu filho, que foi meu grande "companheiro e desbravador de novos horizontes", durante o tempo que estivemos lá, antes de ele ir pro Canada de vez, e eu voltar pro Rio.
Bjo, Pat

Liana Clara disse...

Gosto demais dessa cidade. Como você disse, também acho um pedacinho do Rio, no sul.

Postar um comentário