logo

terça-feira, 29 de abril de 2014

Conversão aos 20: Megan Hodder

Começamos hoje uma série de posts que tratam de pessoas que se converteram ao Catolicismo por volta dos 20 anos de idade.



Megan Hodder, 21 anos, nascida na Ilha de Wight no sul da Inglaterra atualmente mora em Londres e há pouco tempo se converteu ao catolicismo. Ela gentilmente deu uma entrevista para o blog Negócios de Família que publicamos traduzida abaixo. Você pode seguir Megan no twitter ou acompanhar o blog dela.

Negócios de Família: Você pode nos contar o seu caminho até a fé Católica e como as pessoas próximas a você reagiram?

Megan Hodder: Eu comecei a me interessar por outras crenças nos meus dois últimos anos na escola quando percebi que o ateísmo, no qual eu havia sido educada e que tinha como algo certo e seguro, não possuía os conceitos necessários para lidar em profundidade com questões éticas complexas, em particular questões bioéticas como aborto e eutanásia. Eu comecei a ver que o utilitarismo leva ou a respostas que são intuitivamente antiéticas ou cai na completa subjetividade; o raciocínio moral coerente requer a existência de um princípio objetivo de bem que não existe num modo de ver as coisas completamente materialista. Para minha surpresa, e encontrei os pensamentos mais profundos e as concepções mais objetivas da moralidade em teorias que pressupõem a existência de um Deus.

Quando eu comecei a pensar desta forma eu procurei tornar a me convencer o quão errado era acreditar em Deus lendo o Papa Bento XVI. Ironicamente o tiro saiu pela culatra. Não só não me convenci da superioridade do ateísmo, como isto me introduziu ao conceito de Deus como Logos, um padrão autoexplicativo de bondade e verdade objetiva para o qual nossa razão é orientada. Não tinha mais certeza do que eu acreditava agora. Então fiquei amiga de vários católicos que me ensinaram com seu exemplo como era possível integrar a fé cristã na nossa vida cotidiana moderna. E eu decidi pedir para ser batizada.

Minha família e amigos ficaram muito surpresos com minha decisão, alguns até foram contrários. No entanto, a maioria deles, já se acostumou com o fato de eu ser católica e o aceitam, mesmo que algumas vezes as coisas fiquem um pouco constrangedoras. Eu penso que isto é inevitável, o Evangelho, afinal de contas, não é algo que deixa as pessoas indiferentes. Eu falo muito abertamente sobre a minha fé com minha mãe que conheceu já meus amigos católicos e se dá bem com eles.

NF: A conversão é um primeiro passo, o que você acha que será a história da sua vida nos próximos anos? Já considerou quais são os planos de Deus para você?

MH: A conversão não é apenas o primeiro passo na minha história como católica, é o segundo, e o terceiro e todos os passos posteriores. A contínua conversão a Cristo, através da oração e dos sacramentos, é essencial em todos os estágios da vida cristã.

No presente estou procurando me familiarizar com a Igreja, os sacramentos a liturgia, os santos e as formas de oração. Meu foco é desenvolver a vida interior e encontrar a minha espiritualidade antes de discernir com honestidade minha vocação.

Recentemente eu comecei a sentir-me particularmente inclinada pela ordem Dominicana, mas se seria como uma pessoa casada de uma ordem terceira ou como uma freira ainda não tenho nem ideia. Por enquanto, estou apenas aprendendo como fazer oração, crescer em virtudes e melhorar na caridade com os outros. Para descobrir o que deus quer me dizer eu preciso primeiro aprender a escutar melhor!

NF: Como você vê este movimento conhecido como "Novo Ateísmo"? Como os jovens católicos devem se preparar para estes debates?

MH:  Eu penso que o apelo do Novo Ateísmo é mais político que filosófico. Em termos intelectuais, não há nenhum argumento colocado por Dawkins (Richard), Harris (Sam) ou Dennett (Daniel) que não tenha sido antes desenvolvido por pensadores ateus muito mais importantes como Bertrand Russell, David Hume, Karl Marx ou Friedrich Nietzsche. A diferença é que enquanto os primeiros pensadores ateus enxergavam o ateísmo como um componente da sua visão de mundo, os "Novos Ateus" enxergam a sua falta de crença em Deus como algo central e totalmente absorvente. Isto compensa sua falta de profundidade e visão pouco desenvolvida do mundo; sua popularidade vem não da sua utilidade como meio de buscar a verdade ou guiar o agir humano, mas da habilidade de se aproveitar do medo e preocupação que as pessoas tem sobre o papel da religião na situação do mundo. Não há dúvida que o extremismo religioso é um sério problema no mundo hoje. No entanto igualar extremismo com a religião em si mesma, como os Novos Ateus fazem, é algo teologicamente e historicamente ignorante.

Quando se debate com eles é importante conhecer os argumentos filosóficos que eles usam; eu recomendo a leitura de teólogos como Edward Feser e o Pe. Thomas Crean. No entanto, cuidado com o fato que o ponto a ser combatido é a crença deles que indivíduos que crêem não contribuem com o debate e que as ideias religiosas apenas atrasam o progresso humano. Saiba como os ensinamentos cristãos podem ser aplicados a situações éticas concretas, saiba os aspectos dos ensinamentos e o legado da Igreja que os Novos Ateus apresentam de forma falsa. Eu recomendaria que procurassem o Catholic Voices caso haja em seu país.

9 comentários:

Eduardo Mendes disse...

Muito bonita a história. Pena que a maior parte dos blogs católicos só se interessam por erros de padres e bispos.

Será que não é bom divulgar mais as histórias positivas como vocês fizeram?

Liana Clara disse...

Caro Eduardo aqui somos um blog voltado para a família e tudo o que venham a interessar a ela.
Uma conversão desse tipo vale a pena divulgar. E mostrar como uma pessoa convertida já consegue mudar muitas coisas ao seu redor.
Viste-nos sempre

Irmã Maria do Carmo disse...

Muito inteligente esta menina.

Fiquei muito feliz de ler

Renata Werner disse...

Gostei do que ela falou sobre o novoateismo. Aqui na faculdade de Física está cheio de gente que se acha superior porque é ateu.

Pat disse...

Que beleza esse exemplo de como uma inteligência humana iluminada por Deus abre o CAMINHO para que outros jovens, especialmente, ainda em busca da sua própria espiritualidade, compreendam que não deve haver uma dicotomia entre Fé e Razão.

Que raciocínio brilhante tem essa jovem... tão lida e aberta na procura da VERDADE!

Liana Clara disse...

A entrevista com ela foi uma ótima ideia!
Em breve teremos outras.

Pedro disse...

A entrevista saiu graças a entrevistada que gentilmente preencheu as perguntas que enviamos. Esperamos publicar novas entrevistas nas terças-feiras

Pat disse...

Pedro, que ótima ideia essa das entrevistas! Espero que muitas pessoas deem informações construtivas e tão claras como essa moça deu e fez tanto bem!

Pedro disse...

Após alguns anos Megan entrou para o convento e é agora Irmã Maria Carino https://www.flickr.com/photos/101648679@N03/sets/72157688510012565

Postar um comentário