logo

segunda-feira, 10 de março de 2014

Viver sem regras e sem horários

Tenho meditado muito sobre viver sem regras, sem horários e sem limites. É bem difícil para nós adultos, e mais ainda para as crianças. Hoje as crianças, com uma nova pedagogia, ditam as regras, e os pais terminam sendo escravos desses pequeninos. Cada bebê faz seu horário, decide, mesmo sem saber o que é bom ou ruim para ele, o que quer fazer de seu dia e do dia de seus pais.

Nós, ao sermos pais nos tornamos educadores; temos uma responsabilidade grande sobre isso, e não podemos permitir que outros ditem regras para nós,  regras estas que  servirão para ir contra a educação futura de nossos filhos. Não ensinarão a viver em sociedade e levarão a um sofrimento maior, quando chegar o momento de viver em um grupo diferente, seja a escola ou o trabalho.

Essa pedagogia moderna nos leva a seguir com nossas crianças, com uma livre demanda, os bebê decide quando comer, quando dormir, e não podemos nem pensar em por horários. Mas, para que a família tenha um ritmo próprio é preciso ter horários. Ela necessita de planejamento a curto, médio e longo prazo. E cada um de seus membros vai se tornar bom membro da sociedade em que vive, na medida em que for educado a reconhecer seus limites. E, isso se aprende em casa, desde pequenos, com as regras de uma família e seus horários.

Minha avó veio de uma família grande, com muitos irmãos, e ela ensinou aos filhos a ter horários para tudo: hora de comer, hora de dormir, hora de estudar, hora de tomar banho... Ela era uma neurótica viciada em tempo? Não, simplesmente fazia com que seus filhos crescessem preparados para viver num mundo onde tudo gira em torno do tempo e dos limites. Seus filhos foram educados para viver em sociedade.

Porque derrubarmos uma educação que deu certo? Que funcionou bem e deu bons frutos? Porque não adaptar esse modo de educar, aos tempos modernos, com um pouco mais de flexibilidade, e continuar dando aos filhos limites e horários?

É importante termos esses horários;  nossos filhos só serão educados assim se nós também soubermos organizar nossas vidas, dentro dos tempos previstos para cada atividade do nosso dia. E quanto mais filhos tivermos, mais necessário se fará termos horários para que futuramente estes mesmos filhos sejam pessoas felizes e realizadas na vida, aceitando com alegria os limites que a vida sempre impõe.

5 comentários:

Gabriely disse...

Oi Liana!!
Que bom que você postou sobre horários... já faz um tempo que eu estava pensando se você não escreveria nada sobre os horários das crianças!
Catarina sempre dormiu picadinho, desde que nasceu. Só aos 6, 7 meses é que começou a dormir 1,5h de cada vez durante o dia... Hoje, com 9 meses ela dorme 2 soninhos de 1,5h e mais uma soneca de 40 min às 17h30. Dorme direto das 20h30 às 6h30! Como foi difícil conseguir que ela dormisse assim, rs!

Que tal escrever um post sobre os horários de sono e alimentação dos bebês? Você tem experiência e as mamães de primeira viagem agradecem!

Um beijo!

Liana Clara disse...

Olá Gabi. Que bom ter notícias da sua filha linda. Pode deixar que vou colocar mais assuntos sobre sono, horários e alimentação. Uma experiência ja vivida que deu certo. Porém, atualmente existe muita gente dando contra a esses métodos antigos que funcionaram muito bem.
Mas, de qualquer maneira vou seguir sua sugestão. Muito obrigada por nos acompanhar e ainda sugerir temas.
Um grande beijo na sua fofinha e ao casal também.

Rachel Puglia disse...

Oi Liana,

Eu sempre acompanho seu blog. Meu filho está com seis meses e chora muito a noite, eu e o pai estamos ficando malucos de não dormir. Será que você não podia escrever um artigo ou dar umas dicas de como fazer criança dormir? Algum dos seus filhos foi assim ou só acontece isto comigo?

Liana Clara disse...

Rachei ficamos contentes em saber que acompanham o blog. Muito obrigada, espero que seja útil em alguma coisa para você e seus filhos.

Liana Clara disse...

Vou puxar pela memória e ver se conto aqui algumas experiências com meus filhos chorões. Aguarde

Postar um comentário