logo

quinta-feira, 13 de março de 2014

Nossos filhos são robôs?

Estamos criando pequenos monstrinhos, robôs, não de nascença e sim por opção nossa, porque resolvemos seguir a corrente da informatização e permitir que nossos bebês, desde bem pequenos fiquem plugados nos desenhos, filmes e musiquinha que os embalem, ou até mesmo os hipnotizem, para que fiquem quietos, e nos deem um pouco de sossego.

Um pouco de tudo isso, bem dosado, não faz mal nem prejudica a formação dos filhos, mas fazer disso uma constante, com certeza não poderá dar bons frutos.

Uma situação dessas com muitas horas por dia, vai deixar a criança cada vez mais fechada num mundo virtual, impedindo que sua mente se volte para as descobertas reais neste mundo onde vivemos.

A galinha pintadinha é a coqueluche do momento. Uma ferramenta extremamente eficaz para deixarmos nossas crianças sem ação, em estado de acatalepsia, prontas para ficar em modo de espera, como fazemos com alguns programas de internet.  Ela comerá, dormirá, e passará seu tempo de brincar olhando fixamente para um desenho musicado, com certeza, bem animado, mas que depois das inúmeras vezes repetido, não ensinará nada de novo.

Não estou criticando a ferramenta, ela de fato é muito boa, só proponho que meditemos sobre a forma como estamos utilizando este recurso.  O avião foi uma excelente invenção, mas ao utilizá-lo na guerra causou muita destruição, com seu mau uso.

Precisamos calcular o tempo que vamos expor nosso filho ou filha a ficar na frente de uma TV, ou tablet olhando como um mero espectador, deixando o tempo passar vendo e revendo a mesma coisa, num moto continuo.  


4 comentários:

Jorgina Mendez disse...

O que você acha deste programa da galinha pintadinha?

Gabriely disse...

Bom dia, Liana!

Aqui em casa a Catarina não vê televisão. Aliás, nem nós, os pais.
Quando as pessoas perguntam se ela gosta de galinha pintadinha eu respondo que ela não gosta de televisão (verdade verdadeira!! As poucas vezes que ela viu televisão na vida... se cansou em apenas 5 min! Graças a Deus!).

Há recomendações para que crianças menores de 2 anos não assistam nem um minuto de televisão por dia! Quando eu comento isso com as pessoas... elas acham um absurdo!

Absurdo é criança ficar grudada na televisão o dia todo!!!

Liana Clara disse...

Jorgina eu não tenho nada contra a galinha pintadinha, nem contra nenhum outro desenho animado infantil, porém, só faço ressalvas aqui sobre o uso e o tempo disponibilizado para as crianças, na frente de uma TV.
A galinha pintadinha em si é divertida e virou uma hipnose infantil. Nào consigo descobrir a razào de tanto sucesso, mas com certeza caiu no gosto das criancas em geral.. Eu, depois de passar uns dias ouvindo e vendo na tv o dvd da galinha, fiquei com as musiquinhas entranhadas na minha cabeça.

Liana Clara disse...

Gabi, nào nego que a TV pode ser um tempinho de sossego para os pais, mas com certeza, deve ser monitorada e limitado seu tempo ao mínimo.

Postar um comentário