logo

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Receitas ao pé da letra?

Meus filhos mais velhos têm o costume de me ligar, ou mesmo falar pelo WHATSAPP, para saber de receitas que costumo fazer, desde que são pequenos. Porém, tenho um filho que adora adaptar as receitas. E, muitas vezes isso não funciona tão bem. Pensando nele, e na sua torta deste final de semana, resolvi escrever aqui sobre o assunto.

Ao fazermos uma receita, em primeiro lugar devemos verificar se temos em casa todos os ingredientes e separá-los. Não é possível quebrar os ovos e coloca-los na batedeira, e depois verificar que não temos a farinha suficiente para a receita escolhida.

Muitas vezes podemos substituir alguns ingredientes ou até mesmo omiti-los, mas em outros casos o ingrediente X não poderá ser substituído nem omitido.

Vamos ao exemplo: três xícaras de farinha de trigo, podemos substituir por duas de farinha e uma de maisena, costuma fazer o mesmo efeito.  Já o açúcar pode substituí-lo por adoçante, tipo tal e qual, mas precisará observar a proporção das quantidades, e mesmo assim, nem sempre produzirá o mesmo efeito. Onde se diz margarina, podemos substituir por manteiga, mas nunca por azeite.

A minha receita de torta preguiçosa de banana, foi transformada, por esse filho, em torta ociosa de maçã diet. Não deu muito certo mesmo.  Ele não tinha bananas d’água, usou banana prata com maçã, não tinha farinha de trigo suficiente, colocou a menos, e no lugar de açúcar usou tal e qual, em menor proporção. Resumindo, criou uma nova receita. Assim podemos ir fazendo, mas nem sempre esses testes dão totalmente certo.

Ainda não descobri nada que substitua o ovo em uma receita, já o leite pode ser trocado por suco, água ou até um refrigerante. No lugar da farinha de trigo podemos usar milharina, maisena, farinha de arroz.

Muitos dos temperos que se põe nas receitas, pode-se  fazer uma permuta por outros de nosso gosto, como trocar a salsa pelo coentro, o orégano pelo alecrim, o fermento pelo bicarbonato de sódio, e até deixar de usar algum que não fará muita diferença, como coloral, cravo, erva doce.

Devemos observar a receita antes de fazer, para adapta-la ao gosto da nossa família. Quando temos muitos que não gostam, por exemplo, de cebola, podemos tirá-la e acrescentar algum outro tempero para dar sabor ao prato.

As receitas são um guia para fazermos bons pratos, mas aos poucos elas devem ficar marcadas num caderno por suas qualidades e pela aprovação de cada membro da família, para que possamos agradar sempre que as fizermos. E, colocarmos ao lado de cada uma as modificações que fizemos e quanto isso deu certo.

2 comentários:

Patricia disse...

Adorei as "dicas maternas" para o sucesso de uma receita bem equilibrada.
Fundamental essa necessidade de verificarmos as quantidades de cada ingrediente, pra saber se temos o suficiente em casa.

Quanto às trocas e substituições, deixo para as "gourmets" experimentarem antes, pois é mais seguro, na dúvida, a gente não ficar trocando muito as quantidades e produtos.

Obrigada pelas novas informações, que já vou anotar!
Abração,
Pat "gourmant"!

Liana Clara disse...

Minha filharada inventa muito Pat! rsrsrsrs
Estão sempre fazendo novidades com as receitas antigas, vez ou outra não funciona tão bem.

Postar um comentário