logo

sexta-feira, 10 de maio de 2013

EmContando – 33 - A Viagem da Alma

A Importância dos Contos de  Fadas  -  A Viagem da Alma

Eduardo A. Azcuy termina o prefácio do livro de Noemi Paz “
Mitos e Ritos de Iniciação nos Contos de Fadas”, com as seguintes palavras:

“Diante de uma situação de crise, encoberta por estímulos triviais que não fazem mais que aprofundar o vazio existencial, o trabalho de Noemi Paz convida a olhar com  respeito as tradições e a redescobrir nelas os esquecidos signos  de nossa capacidade de transformação interior”.

Resumi o capítulo final do livro de Noemi Paz com cuidado e atenção de modo a não alterar a essência de suas palavras. A autora termina o seu trabalho com a seguinte conclusão:

O herói do conto de fadas é a alma que busca o sentido da vida. Tudo lhe parece ilusório e então ela se embrenha no “bosque”, só e desprotegida, onde passa um período de solidão e tristeza, mas ousa e se atreve a seguir adiante (até a “montanha”). O sentido existencial que procura é representado pelo castelo, o tesouro, a água milagrosa. À medida que busca, pacientemente, começam a aparecer pequenos  indícios e respostas – os auxiliares mágicos que lhe permitem superar as provas ( luta contra as paixões inferiores). Os apegos, as emoções, os instintos e as fixações são os grandes obstáculos da viagem heroica.  Todo o propósito de depender das próprias forças em lugar de se remeter ao  Princípio Criador, redunda em fracasso. Essa tarefa consciente leva o herói (a alma) a conquistar o tesouro, a revelação da Vida.

 Assim, a viagem heroica que aparece em todas as tradições chega um dia a seu radiante fim: a tarefa foi cumprida, o antagonista eliminado e o herói adquire nova aparência (metamorfose) , consuma o casamento e obtém o reino.

Noemi  Paz ainda acrescenta em sua conclusão: Este final feliz é o final feliz da alma definida por São João, no Apocalipse: “Quem tem ouvidos ouça o que diz o  Espírito às Igrejas: ao vencedor darei do maná escondido e lhe darei também uma pedrinha branca, uma pedrinha na  qual está escrito um novo nome novo que ninguém conhece, exceto aquele que o recebe”.

Essa percepção de Noemi Paz é uma compreensão do valor dos contos de fadas na tragetória existencial de uma adulto. Pelo que podemos observar, esses contos tradicionais são, de fato, um tesouro para todas as idades. Não deixemos seus personagens amordaçados em nossas estantes. Ouçamos o que têm para nos dizer.

“Mitos e Ritos de Iniciação nos Contos de Fadas” foi editado em 1992 pela Editora  Pensamento – Cultrix . 

Queridas Amigas Mamães,

O texto de hoje encerra o assunto “Narrativas Maravilhosas” .  Desde que comecei a escrever sobre este tema, foi com vocês no meu pensamento e no meu coração. Mamães contam histórias para suas crianças, e, então, pensei que talvez vocês  ficassem contentes em ler  um pouco mais sobre esse assunto que tanto me encanta. É bem verdade que o texto de hoje tem seu  foco   nos adultos, mas anteriormente refletimos  sobre a importância das histórias na educação e na  formação dos pequenos.

 Caso vocês não tenham lido aqueles textos,  vocês podem  procurá-los no blog  como EmContando 29, 30, 31 e 32.  Junto com o 33 formam um “pacote”, isto é, um carinhoso presente para todas vocês. 
É meu presente para o seu dia, Mãe! Aprendi nas  oficinas de que participei, que oferecer uma história é dar um presente. É  um laço de fita  unindo a pessoa que conta com a que recebe a história.
Desejo a todas vocês um Domingo abençoado, sereno e muito alegre. Beijos para todas.

                                    Agnes. G. Milley
                                                  

3 comentários:

Mª Teresa Serman disse...

Querida Agnes,
Vc é um exemplo de mãe e filha! Obrigada pelo presente adorável, bem no seu estilo: amigo, elegante, amoroso. Deus te guarde e à família, bj, Mª Teresa

Patricia Carol disse...

Oi, Agnes!

Muito obrigada por todo o carinho deste presente, e de todos os outros momentos em que conversamos desde que nos conhecemos ("só" faz uns 32 aninhos, não é?).

Aprendi muito da vida com você e te "adotei" como modelo de MULHER FORTE...especialmente na tua DOÇURA DE CORAÇÃO!

Abraço bem apertado pelo teu DIA das Mães! Deus te abençôe muito!!!
Patricia

Liana Clara disse...

Querida Agnes também quero te desejar um Feliz dia das Mães! Que Deus te proteja sempre e permita que você continue nos dando a alegria de compartilhar conosco seus belos textos. Beijos

Postar um comentário