logo

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A economia é a base da porcaria!

Por Maria Teresa Serman
O título soa mal, portanto é preciso esclarecer. Essa é uma frase que já ouvi muito, confirmei em algumas ocasiões, e, como costumo tentar aproveitar as lições que a vida nos dá - Deus por trás do fluxo natural que Ele previu -, resolvi abordar o assunto. O estopim para esse texto foi o que aconteceu com uma conhecida amiga nossa. Ela, querendo fazer tudo no mesmo lugar e mais barato - iniciativa muito louvável a princípio - foi pintar o cabelo e fazer o que costumo chamar de "faxina feminina, não a da casa, pelo amor de Deus!", mãos, pés, etc, no mesmo lugar. Não encontrando a tinturista de sempre, aceitou ingenuamente uma moça bem nova (em idade e no salão), simpática, boazinha (cada vez este termo me desagrada mais!) para fazer o serviço. Saiu de lá quase chorando, com o cabelo que nem palha, em uma cor totalmente diferente da que queria.

Vocês devem estar ser perguntando: e a economia, onde entra nisso? Vou explicar com pormenores femininos. Uma das filhas da nossa infeliz amiga tinha recomendado que fosse em outro salão, mais confiável, porém mais caro - nós, mulheres, sabemos que isso frequentemente acontece. Ela, pobre de espírito no sentido mais humano da palavra, optou pelo mais barato e pacote integral.
Isso pode acontecer, não é, meninas?, de podermos fazer tudo no mesmo lugar, embora às vezes  - NÂO!!!!. Alguns serviços são ótimos em um lugar, ainda que outros sejam sofríveis, causando a dor que a nossa pobre amiga está sentindo. Daí adveio a lembrança do ditado, ou aviso.

Muitas pessoas, de origens diferentes, já citaram essa frase. Claro é que a economia é necessária e muito bem-vinda. O que quero destacar é certo tipo de economia, mais pelo dinheiro em detrimento da qualidade. Isso comprovadamente não adianta, ainda mais em aspectos que afetam muito a vida, como o cabelo de uma mulher. Que me desculpem os homens, que podem até entender pelo efeito final, mas não conhecem as particularidades. Cabelo é algo vital para uma mulher, aprendam de uma vez por todas! É o dinheiro mais bem empregado que se pode gastar, não só pelo resultado visual, também pelo deslumbramento ( ou o oposto, não queiram ser testemunhas!) no ânimo da alma feminina.

Assim como esse detalhe importante, agora falando de outras coisas, costumamos gastar até mais do que imaginávamos com produtos baratos, para depois comprovarmos que duram menos, trazem frustração e desestabilizam os relacionamentos e, pasmem, os orçamentos. Só para terem uma ideia superficial, os cabelos maltratados de uma mulher vão custar muito mais para reestruturar do que se tivesse investido em boa qualidade profissional e de produtos. Entenderam a mensagem? Espero que sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário