logo

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Guardar ou colecionar?



Não  sei se ainda hoje as pessoas têm o costume de colecionar objetos. Lembro-me bem de coleções de gibis - incluo  aqui várias revistinhas infantis - rótulos e tampas de garrafas, caixinhas de fósforos, lápis, chaveiros, bolinhas de gude, estampas de sabonete Eucalol e fichas de ônibus, só para citar algumas. 

O “trocador” do ônibus andava ou se exprimia entre os passageiros cobrando e dando troco. Dava também, a cada um, uma ficha colorida    como prova de que a passagem tinha sido paga. A ficha era depositada numa caixa ao lado do motorista quando se  descia do ônibus, quase sempre cheio. Formava-se então um pequeno tumulto na porta da frente e  algumas fichas caíam na pressa  ou eram esquecidas nos bolsos. Andando pelas ruas, achava-se essas fichas perdidas, ótimas de se colecionar. Eram de várias cores, segundo as linhas de ônibus
.
Já as estampas do sabonete Eucalol era uma coleção  para   curiosos. Cada sabonete era embalado junto com um cartão ilustrado que trazia informações sobe monumentos famosos, personagens da história universal, animais curiosos, tipos de habitação, etc. Era uma espécie de enciclopédia em forma de baralho. O difícil era esperar o sabonete acabar para se conseguir uma nova carta para o baralho.

As mocinhas  colecionavam também poemas e letras de música. Copiavam tudo,  com caneta tinteiro, em bonitos cadernos  enfeitados com decalques de flores. Os decalques seriam nossos atuais adesivos, porém, sem cola. Molhava-se levemente os decalques para passá-los  depois, com muito cuidado, para o caderno. Complicado, não?

Muitos adultos tinham verdadeiras bibliotecas.  Colecionavam livros , até mesmo em capas de couro. Era bom de se ver.

Tudo isso passou, mas é bom não esquecer. Tenho uma amiga que não guarda nada. Nem retrato de parentes. Mas, se jogássemos tudo fora o que seria dos museus?  Como se faria História?

Pensando nisso tudo, lembrei-me de um poema que eu guardei para um dia refletir sobre o “Guardar”. O poema é de Antônio Cícero.( Ed. Record)

GUARDAR
Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la por
admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.
Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por
ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela,
isto é, estar por ela ou ser por ela.
Por isso melhor se guarda o vôo de um pássaro.
Do que um pássaro sem vôos.
Por isso se escreve, por isso se diz, por isso se publica,
por isso se declara e declama um poema:
Para guardá-lo:
Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:
Guarde o que quer que guarda um poema:
Por isso o lance do poema:
Por guardar-se o que se quer guardar.

                                                                                               Agnes G. Milley

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Me engana que eu gosto!

Por Maria Teresa Serman


O mundo vive em dieta, por razões de peso ou de boa saúde. Vamos falar a verdade, é dose! E o pior é que muita gente se enche de alguns proclamados alimentos pseudo- diet ou light, que são "engordiets" na verdade. Acredite, se puder, que barrinhas de cereal são o novo vilão na perda de peso, assim como o "queijo branco", o nosso minas de cada café da manhã. Vamos listar os principais inimigos dos regimes.
1) Refrigerantes zero - bom, neste caso só acreditou quem queria, pois eles têm muito sódio, que ajuda na retenção de líquidos e no aumento da pressão sanguínea. A cafeína excessiva que contêm inibe a absorção de cálcio e ferro, e os gases incham. Prefira sucos naturais - em caixa, não - e mate feito em casa com adoçante, mas este último também tem muita cafeína, então, moderação.
2) Queijo branco - sódio e gorduras saturadas são ingredientes do nosso ex-amigo, que ainda esconde bastantes calorias - cada fatia tem 66. Troque pelo cottage ou ricota, com mais cálcio ainda por cima. Podem ser temperados com alho, orégano, ervas, e virar o atrativo da mesa, ou de ingredientes valiosos de pratos preparados.
3) Sopas de pacote - fala sério, todo mundo já sabia que são paupérrimas em nutrientes, só servem para economizar trabalho e tempo. Com alto teor do arqui-inimigo, o sódio, incham também. Tá a fim de inflar, ou prefere espantar a preguiça e preparar uma saudável e saborosa sopa de legumes frescos?
4) Granola - já foi, é calórica, e frequentemente adicionam melaço de açúcar mascavo. O melhor é uma mistura de aveia - ótima para baixar o colesterol -, linhaça - idem-, e quinoa, sem adição de açúcar, no café ou no lanche, acompanhando iogurte (desnatado, claro) e frutas.
5) Frutas secas e grãos - não são inimigos, pelo contrário, dependendo da quantidade ingerida. Contudo, a concentração de açúcar aumenta no processo de secagem, pois perdem água. O melhor é o damasco, rico em fibras e ferro, sem gordura. A ameixa vale para quem tem intestino preguiçoso, mas economizem. Soja crocante entra na mesma categoria de atenção à quantidade que a castanha-do- Brasil - contém selênio, fundamental para a visão - , a de cajú, as nozes, etc. O pouco é vital, o exagero, fatal.
6) Molhos de salada - como no caso das sopas, a opção mais saudável e menos calórica é o natural, com limão, pouco azeite, alho ou cebola, ervas, e maionese light em pequena quantidade, assim como a mostarda, uma pitada somente.
7) Bolachas light - são um tapa na dieta, é melhor comer pão integral com grãos - pouco, de novo o lembrete, que sacia mais e oferece nutrientes. As bolachas contêm muita gordura.
8) Doces dietéticos - foram produzidos para diabéticos, porque não levam açúcar, mas muita caloria, pra contrabalançar. Há outras opções melhores, como chocolate amargo - dois quadradinhos no máximo - e picolés de frutas. 

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fazendo o dever de casa com os filhos



É muito importante acompanharmos as tarefas escolares de nossos filhos e dar apoio sempre que for necessário, mas também é muito importante que eles aprendam, desde pequenos, que os deveres são seus, para o seu próprio crescimento. Sendo assim, precisam colocar seu esforço pessoal para executá-los. Os pais devem estar atentos, saber qual matéria foi dada, saber se fizeram as lições, determinar um tempo para isso, após a volta do colégio, mas tentar não fazer com eles e nem tampouco por eles. 

Fazendo desse modo, os filhos aprenderão a ter responsabilidade e também serão mais determinados, tornando-se independentes e saberão lidar melhor com o tempo e a liberdade. Várias virtudes poderão advir desta pequena atitude dos pais.

O filho precisa entender que o dever de casa ajuda a fixar o aprendizado que ele teve em sala de aula. Através dessas tarefas, tanto os professores como os pais vão poder avaliar o aprendizado da criança e acompanhar o desenvolvimento dos filhos na escola.

Então vamos aprender a educar nossos filhos, deixando-os fazer suas tarefas, sem sentar ao lado e ficar ensinando de novo o que deveriam ter aprendido em sala de aula. Dar um apoio, uma vez ou outra, é importante, mas nunca ser uma bengala para os filhos usarem a todo o momento que acham que precisam.

Vamos orientar; participar de tudo que acontece na escola dos filhos, vamos também elogiar seus êxitos e dar ânimo na hora das pequenas quedas. Porém, deixemos que se esforcem para resolverem seus problemas diários. Isso tudo será um grande aprendizado para a vida futura de adultos em seus trabalhos.

domingo, 28 de outubro de 2012

Viagem - 5 coisas que não podem faltar na sua bagagem de mão



Com o final do ano chegando e as férias ficando mais  próximas e reais, podemos nos programar para que tudo comece bem, desde a viagem aérea.  

Seguem algumas dicas do blog http://www.viajandoporai.com.br

1                   1 - MP4 ou Tablet
Capriche na trilha sonora de sua viagem e monte uma playlist com suas músicas preferidas. Elas poderão ajudar você a relaxar, passar o tempo e também a livrá-lo de um vizinho inconveniente, que insiste em puxar papo e fazer altas divagações. Se viajar com crianças, um DVD Player portátil é uma ótima maneira de mantê-las entretidas e sentadas por mais tempo.

2 - Protetor labial
Tenha sempre à mão um protetor labial com hidratante e passe-o de tempos em tempos. Como normalmente existe muito pouca umidade no interior avião, os lábios tendem a ressecar e a quebrar, principalmente nos voos de maior duração.

                      3 -  Muda de roupa
O extravio de bagagens acontece com muito mais frequência do que imaginamos. Para evitar ficar somente com a roupa do corpo caso sua mala não chegue ao seu destino junto com você, leve pelo menos uma camiseta e roupas íntimas para ter o que vestir até que sua mala seja localizada e entregue.

                   4 -  Itens de valor
Nem pense em despachar a câmera fotográfica, a filmadora, suas joias ou outros objetos de valor dentro de sua mala! Dê um jeito de acomodá-los na bagagem de mão para evitar aborrecimentos e prejuízos por roubo ou avaria.

                      5 - Remédios e itens de higiene
Providencie uma necessaire compacta, com os remédios que você costuma tomar e os itens básicos de cuidado pessoal. Ela será útil não só durante a sua viagem de avião, como também em caso de extravio de sua mala. É também recomendável carregar uma receita com a prescrição desses medicamentos (principalmente se forem remédios controlados), pois alguns países podem impedir sua entrada.