logo

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SILÊNCIO!

Por Maria Teresa Serman
Conhece-se uma pessoa não somente pelo que fala, mas também pelo que cala. E essa avaliação depende do tipo e frequência do silêncio, porque é quando a voz se interioriza. Há silêncios providenciais, pausas para ordenar as ideias, ou para esfriar os ânimos, evitando brigas desnecessárias ou constrangimento. Este também pode, por outro lado, tornar-se intimidativo, se não há comunicação, se não se consegue estabelecer contato.

Outros silêncios são vitais, como aquele em que nos colocamos para rezar, escutando a voz suave de Deus, que é como a brisa em que o profeta Elias finalmente O descobriu, depois de ter sondado o vento forte em vão. Também é fundamental o calar dos pais, depois que já deram a necessária orientação, deixando os filhos darem seus próprios passos, ainda que errem e sofram. O silenciar quando se percebe que o outro, a esposa ou o marido, está de mau humor ou muito cansado, substituindo-se as palavras por detalhes de carinho  sutil, como uma bebida acompanhada de um petisco.

É inevitável lembrar, infelizmente, do silêncio que humilha, que distancia, que esmaga as pessoas e afasta os membros de uma família. Silêncio preenchido com a novela, com o computador, com o iPod: a não conversa. a indiferença, o desamor. Está cada vez mais insidioso esse inimigo dos relacionamentos afetivos, ao ponto de vermos casais à mesa dos restaurantes, cada um batucando no seu teclado "touch".

Só o ser humano é capaz, dentro da criação, de se comunicar por palavras. Estas nem sempre são a forma ideal de transmitir os sentimentos, mas são essenciais para criar pontes afetivas, alicerçadas por atitudes amorosas e serviços despercebidos. Vamos calar em muitas horas, mas falar o que os outros necessitam ouvir, com carinho, mesmo que se ressintam. É um dever de caridade orientar nas horas certas, sem omissão covarde ou intenção invasiva. Depois pode vir o silêncio do abraço e do aconchego.

2 comentários:

Patricia disse...

"O silêncio do abraço e do aconchego"

Basta essa frase lindíssima para iluminar e alimentar o pensamento durante o dia inteiro!

Que eu tenha a alegria de hoje poder abraçar muitas pessoas e levar-lhes o aconchego do AMOR DE JESUS!

Liana Clara disse...

Patrícia muito bom um aconchego, um carinho mesmo sem palavras. bjs

Postar um comentário