logo

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Resolvendo o problema do lixo

Numa época como a nossa, onde cada vez mais temos menos lugares para despejar o lixo doméstico, precisamos estar atentos a tudo o que pode ser reaproveitado, para assim diminuir o volume do nosso lixo.

Achei interessante e bom para meditarmos a seguinte frase que encontrei na internet:

“Do ponto de vista do planeta, não existe como jogar lixo fora. Porque não existe fora”.

Como ainda não temos lixeiras lançadas no espaço sideral, precisamos de fato de uma conscientização maior sobre o que fazer para minimizar as consequências dos entulhos que colocamos na natureza.

Numa casa com 4 pessoas, diariamente jogam-se fora  pelo menos um saco de 50l de dejetos todos os dias. Principalmente embalagens descartáveis de alimentos, restos de comidas, garrafas e outros objetos que fazem parte do nosso lixo de cada dia.

Podemos chegar a outra conclusão, diante do assunto: devemos consumir menos,  selecionar mais o que comprar, para que aproveitemos o máximo das nossas compras.

Vejamos as nossas compras ao chegarmos de um shopping. Separemos as etiquetas, os fios de nylon que as seguram, os saquinhos plásticos, as caixas, os papéis de embrulho e as sacolas com as quais vieram. Juntando tudo, verificamos que jogamos fora a metade das compras feitas.  Um grande desperdício e um aumento de volume indesejável.

Vemos que menos de 5% do lixo urbano é reciclado. O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água. É um dos maiores problemas da sociedade moderna. Então precisamos tomar esta consciência de que devemos cuidar melhor das coisas que jogamos fora, separar, reaproveitar, reciclar, ou enviar pra reciclagem.

Vamos cuidar da natureza, pois senão, teremos o triste fim  de vivermos num imenso planeta , não de terra, mas de lixo.

2 comentários:

ANINHA disse...

Apoiado!
Muitas vezes temos preguiça de guardar algo que poderá ser reutilizado ou reciclado, porém quando começamos a praticar este hábito, não conseguimos deixar de fazê-lo, mesmo que estejamos com pressa, pois sentimos dor no coração!
É hora de começarmos: a Natureza agradece!

Liana Clara disse...

Olá Aninha, realmente precisamos tomar consciência disso, o lixo é algo que merece o nosso cuidado, para que não retorne para nós em forma de destruições. Bjs

Postar um comentário