logo

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 147)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – C. G. diz: O que fazer com uma adolescente que passa a noite acordada e quer dormir o dia inteiro? Ela consegue fazer isso nas férias, mas no período de aulas vive sonada 

RESP: Cara Sra C.G.
 Vale lembrar que é muito comum aos adolescentes esta troca de horários e cabe aos pais direcionar com carinho e firmeza, atividades interessantes para esta etapa da vida,envolvendo-os em ações produtivas e frutuosas para a vida toda : tarefas em casa, responsabilidades de acordo com a capacidade e talento, esporte, visitas a pessoas mais pobres, passeios com a família, excursões,atividades artísticas...
 Sua adolescente passa a noite acordada, fazendo o que ? No computador / internet, em baladas?
Tem amigos? Estuda em que série? Veja que algumas das ideias apresentadas, ordenadas e bem motivadas, assim como receber amigos em casa, estudar juntos, os pais oferecendo com alegria  algum lanchinho, um filme com explicações e comentários...    tudo isto ajuda a que vejam que os dias são interessantes e que as noites foram feitas para que , dormindo as horas necessárias, restauremos as forças...Vez por outra um "serão", tudo bem mas no dia a dia há que orientar nossos Adolescentes e jovens para o que VALE A PENA, ( e o que VALE A PENA CUSTA !!!!!!!!) sem que se acostumem a tudo receber pronto, sem qualquer esforço de sua parte... Que queremos para nossos filhos?
Converse com sua Adolescente, mostre a ela a importância de bem preparar-se para assumir seu lugar e seu papel no mundo ! Este é também um dos aspectos do " desenvolvimento sustentável "- que os brasileiros , como dizia o nosso grande Duque de Caxias, se lembrem de que o BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA O SEU DEVER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fico às suas ordens, Mannoun
 
 
2 – A. diz: Dra trabalho com adolescentes numa escola estadual, e tenho muitas alunas grávidas com 14 anos. O que posso fazer para orientá-las a não engravidar tão cedo?

RESP: Caro (A ) A.

Sua preocupação e interesse são muito louvável e penso que pode conversar com a Direção da Escola e motivar outros professores de diferentes áreas a que trabalhem a temática, cada qual na sua disciplina. O trabalho consiste em mostrar aos alunos o que é uma PESSOA, as dimensões da Pessoa humana, seu valor e sua responsabilidade, enaltecendo o respeito que cada qual deve ter para consigo mesmo e para com o outro. Isto demanda tempo, estudo e mais trabalho que muitas vezes o Professor não tem como multiplicar, mas se pensarmos no " custo-benefício ", a recompensa é atraente ...
Sobretudo tentem mostrar o que é o verdadeiro AMOR, ( tão confundido com atividade sexual ) ; ofereçam na própria Escola, oficinas, Grêmios, horas de arte, leitura comentada, uma Biblioteca variada, historias,esportes, tardes culturais que ocupem os jovens e seus familiares, para que tenham " algo mais " em suas cabecinhas...
Já respondemos questões semelhantes neste Blog e peço que o consulte ok?
Já assistiu “Ao mestre com carinho, Adorável Professor, O Primeiro da Classe" e outros do gênero? São excelentes também para os alunos e famílias!
Fico a seu dispor para outros esclarecimentos  e receba meus cumprimentos por sua iniciativa !
Mannoun

2 comentários:

Lurdes Maria Soza disse...

Dra como saber se meus filhos entraram na adolescência? Tenho um casal de gémeos e pelo fato de serem gêmeos deverão entrar ao mesmo tempo? Estão com 10 anos.

Liana Clara disse...

Cara Lourdes, as respostas sempre são colocadas na segunda feira seguinte a pergunta feita.
Peço que aguarde e veja no blog no dia 9/7.
Basta abrir: http://www.negociosdefamilia.com.br/
Caso queira ler outras respostas é só digitar no lugar de pesquisar: perguntas e respostas - assim encontrará muitas outras perguntas de pais e mães de adolescentes.
Visite-nos sempre, abraços

Postar um comentário