logo

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Avós e Avôs em outras culturas

Por Agnes Gabriella Milley

Nas culturas africanas, as avós e os avôs são as pessoas mais importantes da família. Na tradição Bantu, quando precisam tomar alguma decisão importante,as avós e os avôs se reúnem ao redor de uma árvore especial para se aconselharem com seus antepassados. Chamada de Árvore dos Antepassados, geralmente é plantada pelo homem mais velho da família.

Os povos lorubás que vieram para o Brasil do Benin, Nigéria e Tongo, tinham em sua cultura akpalô, palavra que significa "fazedora de alô".As akpalôs eram senhoras idosas que andavam de engenho em engenho contando histórias para outras negras e para os meninos brancos - eram "vovós" negras que ajudaram a transmitir sua cultura e a transformar a língua portuguesa. Muitas das palavras usadas pela linguagem infantil nasceram dessa troca entre as akpalôs e os meninos brancos: dodói, miau, au-au, dindinha, pipi, bumbum.

As crianças indígenas têm uma relação muito próxima com suas avós e avôs. Com eles aprendem muitas coisas, como, por exemplo, cuidar bem da natureza, dos animais, dos rios e das plantas. Desde cedo, as meninas cozinham com suas avós, e meninos e meninas aprendem muitas brincadeiras com os avôs.

Para os povos orientais, as avós e os avôs são considerados os guardiões do saber familiar e, por isso, têm um papel fundamental na educação de seus netos. Quando os filhos se casam procuram morar próximo aos pais, para que os netos convivam com os avós cotidianamente. No Japão, diz-se que a morada dos filhos deve ficar a uma distância dos pais que permita levar o missoshio - sopa feita com pasta de soja - sem esfriar.

Texto impresso em folheto que acompanhou produtos da Natura em 2011, por ocasião do dia das Avós e dos Avôs - www.natura.net

Agora fica a pergunta: como nos relacionamos, atualmente, com os idosos, em nossa cultura? Não seria um bom tema para estudo e discussão?

2 comentários:

Patricia disse...

Felizes e muito abençoados os netos que tiveram seus avós maternos e paternos a maior parte da vida!

Entre tantos outros momentos mágicos com avós, nunca me esquecí de que à noite, nos finais de semana em que era "a minha vez" de dormir em casa dela(materna), no meio de contar a HISTÓRIA DE ALIBABÁ E OS 40 LADRÕES, bastava dizer que estava com fome e que queria um sanduíche igual ao que ela contava que ele comia quando chegava na sua caverna, que ela ia rapidinho na geladeira,trazendo num pratinho O SANDUÍCHE DE ALIBABÁ(frago assado desfiado, de sobras do almoço!) que deixara preparado...depois de matar a fome, terminava o capítulo da leitura ou viva voz, e a gente sossegava...ISSO É QUE ERA AVÓ!

Liana Clara disse...

Patricia, essas recordações são maravilhosas e mesmo depois de muitos anos, lembramos das nossas avós com muito carinho.

Postar um comentário