logo

terça-feira, 24 de julho de 2012

Aquecer corpo e alma

Por Maria Teresa Serman

Finalmente um pouco de frio! Já estávamos cansados de calor e ansiosos por tirar o mofo dos agasalhos e exibir nossos cardigãs,  trench coats, pashminas, meias sofisticadas e botas incríveis - claro que os últimos adereços se referem ao universo feminino, mas os homens também ficam charmosos com complementos de inverno.

Que venham as sopinhas, os caldinhos e os fondues, acompanhados de vinhos mais encorpados - ontem degustei um  Pinot Noir delicioso, e um outro da mesma marca, que é um blend (mistura) de uvas Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Petit Verdot, e mais uma que esqueci, fantástico! Ambos chilenos, de uma vinícola familiar, a Chocalan. Não são baratos, mas valem o preço para ocasiões especiais. Não estamos ganhando nada com a divulgação, hein? Só repassando um prazer a ser desfrutado.

Por falar em ocasiões especiais, elas acontecem todo dia, pois cada um é uma ocasião especial pelo dom da vida e do amor que o Pai nos dá. Vivemos com se Ele estivesse distante, oculto, sobrevoando as nuvens acima dos aviões. Não, Ele está bem perto, atento às nossas necessidades e dores, mas esperando que renovemos nossos agradecimentos diários pelas incontáveis graças que nos dá, as que percebemos e outras de que nem desconfiamos.

Não pretendo fazer uma preleção religiosa, mas transmitir o resultado de uma pesquisa recente, pra variar norte-americana - benditos sejam, sempre procurando melhorar a vida da humanidade! -, que recomenda, além dos propalados exercícios regulares, alimentação balanceada, mais alguns cuidados específicos com o coração, para minimizar os riscos de enfarto, que são...:
- RIR com vontade e frequência, o que pressupõe enxergar os pequenos detalhes de bondade nos outros e encontrar motivos para manter o otimismo; sair de si, ocupar-se dos demais; bom humor, "please";
- CHORAR, o que parece um contrassenso diante do item anterior. Não significa ficar se lamuriando ou dramatizando tudo, mas permitir-se desabafar, não guardar a tristeza ou frustração dentro de si o tempo todo. Esvaziando um pouco a alma nós a preparamos para muitos sorrisos;
- DEMONSTRAR AFETO, o que deve ir além de beijar, abraçar ou elogiar. Há uma receita para renovar o amor, ou reverter a mágoa, que consiste em listar as qualidades de quem ama, mas com quem se está ressentido no momento. Não precisam ser muitas qualidades, as mais essenciais. Depois disso, diga ou escreva aos donos dessas virtudes, deixando claro que continua a amá-los, e ADMIRÁ-LOS, ainda que tenham se ofendido (ou nós o tenhamos feito) ou distanciado. Façam isso logo, não deixem passar o tempo, que entranha a amargura na alma.

Para finalizar, voltamos ao físico e lembramo-nos da urgência de cremes hidratantes e nutrientes, para rosto, corpo, pés, mãos e cabelos. O frio resseca mais, não se descuidem. É uma recomendação para homens e mulheres, ainda que nós, meninas, precisemos ficar atentas sempre, porque rugas neles podem ser charme; em nós, são sabedoria, vivência, experiência de vida, blá, blá, blá - velhice mesmo!

Um comentário:

Patricia disse...

Olá, Tetê!
Fico muito animada com suas dicas de beleza, pois eu estava ficando preocupada em ser vaidosa demais aos 65 aninhos, com tantos cremes, hidratantes, amaciantes e outros "antes"! Como é palavra de ordem pras "meninas" se manterem enxutas, então não vou mais me preocupar em manter meu estoque de "antienrugantes".

O frio que está fazendo é um ótimo motivo pra continuar usando e abusando de todos os creminhos de beleza!rsss

Postar um comentário