logo

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Uma vida inteira para amar

Hoje faço trinta e oito anos de casada. Aliás, fazemos -  meu marido e eu. E posso dizer que ainda é pouco tempo, para quem quer uma eternidade para amar.

Acho que tudo sempre deu certo entre nós, porque nos propusemos a fazer do nosso casamento algo que só a morte pode nos separar, e também porque buscamos constantemente recuperar o rumo e ver no outro aquilo que nos encantou no primeiro encontro.

 Além do mais, somos muito diferentes. Mas, como dizia minha mãe: “os opostos se atraem”. Ele é sempre calmo, contido, carinhoso; eu sou agitada, falante, meio “secarrona”. Ele gosta de caroço de feijão e eu do caldo; ele gosta de dormir cedo e eu adoro ficar até tarde acordada; ele não gosta de lidar com o mundo cibernético e prefere fazer da internet apenas um objeto de trabalho, sem deixar seus rastros - e eu adoro isso aqui e perco muito tempo fazendo viagens "internéticas", descobrindo o mundo sem sair de casa.


Poderia citar muitas outras diferenças, como, por exemplo, o fato de ele gostar de comida fria e eu dela pelando; de ele, mesmo no inverno, tomar banho quase frio, e eu, imaginem, o mais quente possível! Mas, todas essas diferenças sempre foram razão para somar, para acrescentar mais em um e no outro. Aprendemos a palavrinha mágica do casamento: doação. 

Tivemos nove filhos e precisamos nos adaptar: passamos da adição à multiplicação. Não nos dividimos por sermos muitos; multiplicamos a capacidade de amar e nos demos e nos damos por inteiro, como um limão espremido, mas com um doce açúcar no meio, deixando tudo com sabor de aventura e de amor renovado.
Não pensem, meus caros amigos, que tudo sempre foi um mar de rosas! Tivemos neste mar muitas ondas, muitos peixes e muitos altos e baixos. Porém o tempero principal nunca faltou: Deus. Ele sempre esteve presente, aparando as nossas arestas e nos fazendo recuperar o rumo. E é assim até hoje.

Graças a Deus, hoje são 38 anos de vida em comum de um amor concreto e sadio, forjado na nossa luta diária, buscando a cada dia amar sempre mais um pouquinho.

Bem, é claro ninguém é perfeito, quando surgem alguns mal- estares, o que se sente incomodado, chateado ou irritado, faz uma lista das qualidades do outro e vê que as coisas boas suplantam as diferenças do momento.
 

E assim... nós vamos vivendo de amor!

8 comentários:

Stella disse...

Querida Liana, parabéns, você e o Pepê são pessoas adoráveis, quem conhece não esquece! Deus abençoe vocês e seus filhos, que absorveram tão bem o exemplo dos pais.
Um beijo,
S.

Liana Clara disse...

Obriga Stella! A família agradece seu carinho por todos nós . Beijos

Flavia Nasser disse...

Lindo texto! Parabéns! Fiquei emocionada! Também sonho com um casamento assim...abs

Liana Clara disse...

Olá Flávia, obrigada! Com a ajuda de Deus tudo é possível. Beijos

___ disse...

Parabéns!! Parabéns! Parabéns!:)

Lilian Rose disse...

Só li hoje pois estava la na casa do Flavio, está muito lindo o texto que voce escreveu. Realmente conhecendo voces vejo que mamãe estava certa, quando dizia que os opostos se atraem!!! Parabens minha irmã pelo seu amor e perseverancia! Beijinhos Lilian Rose

Liana Clara disse...

Oi Lilian, obrigada!! Mamãe tinha muita sabedoria!

Mª Teresa disse...

Parabéns aqui para reforçar os dados pessoalmente. Que Deus continue abençoando vocês para que vivam sempre desse amor generosa e abundantemente multiplicado, não só aos filhos, mas a todos que tem a felicidade de conviver, aprender e rir com vocês!

Postar um comentário