logo

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 145)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 - A.M.S diz: Dra eu já escrevi aqui faz algum tempo, sobre meu filho não ser mais pontual com os estudos. Tive uma conversa franca com ele e resultou nele se abrindo e falando do descontentamento com a faculdade. Agora, bem no meio do curso ele resolveu que vai mudar de curso, não quer mais o que está fazendo. Não seria melhor terminar esse primeiro? O que me sugere desta vez?

 RESP: Cara Sra. A.M.S.Obrigada pela boa notícia quanto a seu filho e penso que ele merece uma chance de trocar seu curso, desde que esteja seguro de que não irá ficar pulando deste para outro e outro... Novamente uma conversa franca, sincera e serena, vale a pena!    
 Quem sabe ele conversaria com  um bom profissional atuante na área que hoje ele estuda (não sei qual...) para descobrir caminhos? Muitas vezes o inicio de um Curso é meio sem graça e a visão de profissional que goste do que faz, nos ajuda a enxergar melhor.                                
 Pode ser que ele deseje também fazer alguns testes com um bom psicólogo para avaliar a área a que deve se dedicar antes da mudança embora os testes não definam aquilo que dará certo- são mais um leque de possibilidades para que ele se encontre. Na verdade, seu diálogo com ele foi produtivo e abriu um bom canal de comunicação!   Faça mais esta tentativa e boa sorte para todos! Atenciosamente, Mannoun

2 – M. L. diz: Dra o que me diz de minha filha de 16 anos estar namorando e saindo com um rapaz de 20 anos? Como devo orientá-la? Eu e o pai estamos em pé de guerra por causa disso, ele acha que não devíamos deixá-la namorar, mas como impedir?

RESP: Cara Sra M.L. bom seria se ela aceitasse esperar até a idade em que os pais julguem que irão permitir que namore. Já conversaram com ela? Foi dito com serenidade o que pensam e por quê? Como vai nos estudos?  Já explicaram que um namoro pode atrapalhar no convívio necessário com amigos, próprio de sua idade?
Saia com seu marido para um lanche, cinema, teatro, jantar e num ambiente fora de casa, conversem com tranquilidade onde a senhora poderá expor seu ponto de vista quanto a permitir o namoro, porque eles certamente o farão às escondidas, “apadrinhados” por terceiros.
 Mesmo que ambos discordem de que ela namore tão cedo, quem sabe concordariam (sob condições),  caso já tenham tido esta conversa e ela insista. Expliquem sua posição, suas condições de que ajude em casa, ir bem nos estudos, não deixar de acompanhar a família nas atividades comuns, não deixar o convívio com as amizades ,etc.
E, sobretudo, não brigue nem discuta com seu marido - é importantíssimo que estejam cada vez mais unidos, especialmente quando os filhos crescem! Um filho não pode ser causa de desavenças- todos serão prejudicados!
Conversem, tenham calma e paciência, porque muitas vezes acontece que uma vez que os filhos percebam que os pais não incentivam um namoro mas aceitam, eles se desinteressam e dão preferência a estar em grupo,especialmente quando há bons amigos!
Veja outras respostas sobre namoro no blog.  Boa sorte e fico às suas ordens, Mannoun

3 comentários:

Carmem Goldberg disse...

O que fazer com uma adolescente que passa a noite acordada e quer dormir o dia inteiro? Ela consegue fazer isso nas férias, mas no período de aulas vive sonada.

Anônimo disse...

Dra trabalho com adolescentes numa escola estadual, e tenho muitas alunas grávidas com 14 anos. O que posso fazer para orientá-las a não engravidar tão cedo?

Liana Clara disse...

As perguntas feitas hoje, estarão respondidas no BLOG na próxima segunda feira, dia 2 de julho .

Será o PERGUNTAS E RESPOSTAS de número 147.

Postar um comentário