logo

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 144)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – M. da C. diz: Dra minha filha já passou da adolescência, pois já tem 25 anos, mas seu comportamento continua com jeito de quem não saiu dessa fase. O humor varia muito, às vezes age como criança querendo porque querendo alguma coisa e não a deixa satisfeita e de bom humor. Já está formada e trabalhando, mas a vida pessoal é o caos. Só tenho ela de filha e fico preocupada com o amanhã dela, com esse gênio.O que devo fazer para ajudá-la a melhorar? Somos do PR, caso queira indicar algum tratamento.

RESP: Cara Sra M.da C.
 A senhora vive em função de sua filha? Como passa seus dias? Talvez esteja tão dedicada a ela que isto não caia bem para ambas...
Ela tem tarefas em casa? Faz alguma esporte? Tem amizades? E a senhora? Seria muito bom a senhora sair um pouco, quem sabe fazer umas viagens, estar mais com suas amigas, fazer algum trabalho voluntário, ficar um pouco longe dela e não centrar sua vida nesta filha...
Para ela uma psicoterapia para melhorar seu humor seria indicado, mas independente do tratamento,uma mudança nos hábitos da família seria muito bom para ambas! Por vezes o excesso de atenção deixa as pessoas mais egoístas e fechadas em si mesmas, especialmente os filhos únicos...
Procure mudar um pouco, não faça por ela o que ela perfeitamente é capaz de fazer e vejamos se os resultados são positivos.
Busque a senhora uma ajuda profissional aí mais próxima  - uma boa Psicóloga em quem confie pode ajudá-la muito a descobrir caminhos no relacionamento em casa!
Fico às suas ordens, Mannoun

3 comentários:

A.M.S disse...

Dra eu já escrevi aqui faz algum tempo, sobre meu filho não ser mais pontual com os estudos. Tive uma conversa franca com ele e resultou nele se abrindo e falando do descontentamento com a faculdade. Agora , bem no meio do curso ele resolveu que vai mudar de curso, não quer mais o que está fazendo. Não seria melhor terminar esse primeiro? O que me sugere desta vez?

Maria Luiza disse...

Dra o que me diz de minha filha de 16 anos estar namorando e saindo com um rapaz de 20 anos? Como devo orientá-la? Eu e o pai estamos em pé de guerra por causa disso, ele acha que não devíamos deixá-la namorar, mas como impedir?

Liana Clara disse...

As respostas a estas perguntas estarão no dia 25 de junho - no blog. Peço que aguardem suas respostas.
A Dra Mannoun responde as perperguntas feitas, todas as SEGUNDAS- FEIRAS.

Postar um comentário