logo

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 137)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 – A. M. diz: Dra gostaria de saber quais são os indícios para suspeitarmos que um jovem está usando drogas? E quais providências tomarmos.

RESP: Cara Sra.A.M.
 Vale a pena sempre observar no jovem as  mudanças no comportamento, nos hábitos, no humor,  inapetência,sonolência ou irritabilidade, queda no rendimento escolar, " amizades " estranhas, que costumam  indicar que algo diferente acontece e levam a família a suspeitar do uso de drogas.Em geral, pais atentos aos filhos logo percebem quando algo estranho está ocorrendo e o melhor é falar sempre do que suspeitam com clareza ,diretamente,com calma e serenidade, sem brigar mas oferecendo ajuda. Perguntar ao jovem se quer consultar um bom profissional e acompanhar a consulta, marcando para os pais também um atendimento porque importa muito que todos em casa sejam acompanhados para saberem como agir. Primeiramente procurar o medico da família e este , além da  consulta e acompanhamento do estado geral do jovem e de seus pais,indicará um bom  psiquiatra, de acordo com o que observar.
Fico ás suas ordens, Mannoun


2 – A. diz:Minha filha tem 9 anos e menstruou pela primeira vez, é normal? Ela só tem 1,45m, é verdade que vai parar de crescer agora que menstruou?

RESP: Caro(a) A.
 É importante saber as idades em que mãe, irmãs, avós , tias maternas menstruaram e qual a estatura dos familiares.
Pode ser uma perda sanguínea transitória e a menstruação normal só vir a ocorrer mais tarde.
A menina não tem acompanhamento médico habitual? Em geral os pediatras tem no seu prontuário a ficha com peso e altura verificados em cada consulta, além das etapas do desenvolvimento biológico (mamas, pelos pubianos e axilares)  e o próprio médico responderá suas inquietações e duvidas com mais precisão do que eu o posso fazer sem examinar a menina....
Em todo caso, não se aflijam e busquem ajuda do pediatra que a atende.
Fico às suas ordens, Mannoun

Um comentário:

Anônimo disse...

Dra, adolescente cansa tanto que as vezes penso em jogar tudo pro alto e largar essas meninas de lado. Que façam o que quiser , com tanto que não me desgastem mais! Só eu penso assim? Uma mãe de duas adolescentes impossíveis.

Postar um comentário