logo

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 128)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.


1 - A.M. diz: Dra como devo agir com meu filho de 15 anos que não sabe fazer amigos e é muito fechado. Ele é um ótimo aluno, estudioso e inteligente. Os colegas só o procuram para tirar dúvidas. Vejo que este relacionamento nada social dele, acaba deixando-o muito mais fechado.

RESP: Cara Sra.A.M.
Seu filho é único ou tem irmãos? Vocês tem famílias amigas com quem se relacionam? Quando há famílias amigas que convivem e fazem programas comuns, saem e viajam juntos, fazem visitas uns aos outros, é mais fácil que os filhos também se relacionem e formem amizades.
Procurem agir assim e também incentivem seu filho a praticar algum esporte coletivo, em clubes ou na escola, participar de agremiações escolares, de grupo de jovens da Igreja, fazer trabalho de voluntariado...
Há um campo tão vasto de escolhas e os jovens são muito generosos quando solicitados e incentivados!
Não tenham “peninha” dele, quer dizer, não fiquem falando muito no seu isolamento, procurem conhecer seus gostos e aptidões, quais as suas habilidades, tendências. Conheçam mais de perto os colegas que o procuram para tirar dúvidas escolares, conversem com eles, ofereçam um lanchinho agradável para descontrair e sugiram (sem que ele o perceba) que aqueles mais chegados o chamem para outras atividades...
Se nenhuma destas sugestões funcionar, perguntem se ele deseja uma ajuda psicológica para aprender a se relacionar melhor. Quem sabe valerá a pena?
Fico a seu dispor, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra um filho adolescente pode levar os pais a separação? Pergunto porque nosso filho está dividindo o casal e as nossas brigas são sempre por causa dele. O pai deixa tudo pra não ter que se aborrecer e eu tenho que botar freio. O que fazer?

Anônimo disse...

Por que a adolescência é uma fase tão conturbada e difícil de se lidar? Nós pais precisamos de ajuda sempre nessa fase, ou sou só eu que estou com problemas?

Postar um comentário