logo

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 126)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 - A . diz: Meu filho de 14 anos fez compras num site em meu nome, coisas de jogos. E só sou muito tempo depois, quando vi a conta. Ele mentiu para mim e para o pai. Onde estou falhando? Será que não soube transmitir a ele o valor do dinheiro e do trabalho? Temos mais dois filhos menores e lutamos muito pra conseguir as coisas.

RESP: Caro(a) A. Escolha um momento propício e a sós, converse com calma e serenidade com seu filho. Explique com clareza a situação familiar - sem lamentações ! - o esforço despendido por manter bem a família, a sinceridade que deve estar sempre na base de um bom relacionamento interpessoal, especialmente entre os familiares.
Diga a e ele que não é um “sermão" - é de coração a coração, para que não faça as coisas às escondidas, mas que peça e juntos, avaliarão se no momento, aquele desejo pode ou não ser satisfeito.
Qual o hábito em casa quanto às mesadas? Ele, certamente, ganha algum dinheiro dos pais, tios, padrinhos, avós...
É pedagógico que ele reponha pouco a pouco com suas próprias economias aquilo que foi gasto, para que comece a entender o quanto custam as coisas e não vá repetindo o que fez impensadamente e sem avaliar as consequências . Como é o mais velho, que possa entender que os irmãos seguirão seus passos!
Questione depois porque ele não contou o que fez quando foi perguntado - isto facilita a confiança entre os que se amam, e que não tenha medo à falar sempre a verdade, para que todos possam crer nele !
Não comentem em casa nem com outros familiares o ocorrido, para que ele - de sua parte - não se sinta diminuído, mas também confie nos pais !
Se isto por acaso já aconteceu, peça desculpa a ele, prometendo que não acontecerá mais e que tentará reparar contando as coisas boas de seu dia a dia.
Incentive a que ele faça parte de algum grupo de jovens, na escola, na Paróquia, na comunidade. Ajuda muito pensar nos outros, fazer trabalho voluntário, dedicar-se a quem precisa mais....
Fico às suas ordens, Mannoun

2 – A. diz: Minha filha de 16 anos está ficando anorexa, não quer comer nada e só consome coisas Diets. Como devo agir neste caso?

RESP: Caro(a) A. Sua filha é única? Como se comporta em casa, com amigos, na Escola? Costuma ter acompanhamento do médico de família?
Certamente não ignoram que há um “modismo " de não comer senão diet e light que na realidade existem para que se pague mais caro pelos produtos...especialmente entre adolescentes,que cultuam o próprio corpo , num ideal de magreza exagerada, moças e rapazes também.
Procurem um bom médico, façam uma consulta onde serão verificados peso, altura, pressão arterial, etc. e peçam que também a encaminhe a uma boa nutricionista que orientará sua alimentação, exercícios físicos, atividades...
Aliás, as atividades domésticas ( varrer, arrumar a casa, ajudar na cozinha,etc.) são excelentes para manter uma boa forma física, além de contribuir para melhor participar da vida familiar e fugir um pouco de pensar demais em si mesma, aquele egoísmo comum na Adolescência....
Se desejar maiores esclarecimentos, fico às suas ordens. Atenciosamente, Mannoun

3 - P.A.diz: Casei há dois anos e agora estou grávida do meu primeiro filho que deve nascer em abril. Gostaria de saber da doutora se devo circuncidar o menino logo de pequeno. Meu marido é americano e nos Estados Unidos onde vivemos é praxe este tipo de cirurgia, queria saber se no futuro não vai ser algo que será ruim para ele.


RESP:Cara Sra.P.A. Suponho que já saibam que o bebê é um menino e quanto a circuncisão, fiquem tranquilos porque ela não será um problema para seu filho nem para vocês, hoje nem mais tarde.
O parto acontecerá aqui ou nos Estados Unidos ? Se é um costume onde moram, mais uma razão para que combinem com o Pediatra e vejam com o cirurgião infantil os detalhes, desde hoje. Eles mesmos darão a vocês as orientações pertinentes.
Parabéns pelo bebê e que Deus os abençoe ! É sempre uma alegria renovada a celebração de uma nova vida !
Fico a seu dispôr, Mannoun

2 comentários:

Yelson Sereno disse...

Prezada Dra Mannoun, minha esposa enjoou muito durante a gravidez do nosso primeiro filho. Ela tem medo de engravidar novamente porque disse que foram quase três meses terríveis.

Será que toda gravidez é assim? Ela tem 30 anos e é professora de física no ensino médio

Liana Clara disse...

Yelson Sereno, por favor aguarde sua resposta na próxima segunda feira, dia 13/2/2012
As respostas sempre estarão na segunda feira seguinte a data da pergunta.
Mas, posso de adiantar que eu como mãe de 9 filhos, nunca tive uma gravidez igual a outra.

Postar um comentário