logo

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Boa notícia: inaugurada com festa a Árvore de Natal da Lagoa!

RIO - Como de costume, com shows e queima de fogos, aconteceu a inauguração da Árvore de Natal na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ela já se tornou o símbolo da abertura oficial dos festejos natalinos e de final de ano no Rio. Esta foi a 16ª edição consecutiva do evento, presenciada por cerca de 10 mil pessoas, entre cariocas e turistas, segundo os organizadores. Houve show da cantora Gal Costa, com efeitos especiais de luz e som.

Medindo 85 metros, a Árvore da Lagoa tem uma altura equivalente à de um edifício de 28 andares.
O destaque desta vez foi a apresentação oficial da logomarca dos Jogos Paraolímpicos de 2016. A escultura, de quatro mil metros, com efeitos de luz que imitavam o pulsar de um coração, emergiu no centro do palco. Esta combina em sua forma aspectos de um coração, do infinito e de uma espiral, que, combinados representam o espírito olímpico dos atletas com necessidades específicas.

Um bom passeio para se fazer a noite, ver a árvore na Lagoa Rodrigo de Freitas.

O NATAL DA MULHER - parte 1

Por Maria Teresa serman

A primeira-dama do natal é, sem dúvida alguma, Maria. Em primeiro lugar pelo seu papel de mãe do Messias, o Menino Jesus. Correlato a isso, pela sua graça decorrente da maternidade divina e pela sua prontidão em servir – à vontade de Deus; à Isabel, sua prima, a quem foi socorrer logo após o anúncio do anjo; a S. José, a quem acompanhou na viagem à Belém; a Jesus- bebê; a nós, seus filhos, o tempo todo, intercedendo por nós junto à Ssma. Trindade.

Nesta época do nascimento de seu Filho, ela está especialmente feliz e , mais do que nunca, predisposta a nos ajudar na preparação espiritual que a data exige, e nos afazeres familiares de sempre, aumentados pelos encargos do período, e quantos são!

Procuremos, antes de tudo, preparar a alma, nossa e dos nossos, com uma piedade mais específica, delicada, que torne presentes a entrega total do Menino Salvador, sua pobreza, o desprendimento da Sagrada Família, a escassez de recursos, a dificuldade em encontrar um lugar para Maria dar à luz o Rei dos Reis.

Jesus deve ter prioridade nas nossas atividades natalinas. Isso é o óbvio, mas quem diz que as pessoas enxergam Sua primazia? Preferem a gula, o consumismo, a hiperatividade, o barulho, as luzes piscando incessantemente, ofuscando, assim, a raiz do fato: o Senhor se fez uma criança indefesa para que nós nos coloquemos, e a nossa família, inteiramente em Suas Mãos, no colo de N. Sª, sob a proteção de S. José.

É um a oportunidade única para consagrar a nossa e todas as famílias do mundo à Trindade da terra – Jesus, Maria e José. Diante do presépio, podemos fazer e refazer essa consagração, certos de que eles irão acolhê-la com olhos benignos e conceder muitas graças, algumas que nem imaginaríamos!

O advento, tempo reservado pela Igreja especialmente para essa preparação, deve nos despertar a primeira providência, que é limpar a alma, antes de enfeitar a casa. Jesus nos espera no sacramento da Confissão para se deleitar no berço macio que Lhe prepararemos dentro de nós. A manjedoura será, então, uma recordação, um lembrete da preferência evangélica pelos pobres e desassistidos.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Boa notícia: queijo não altera níveis de colesterol!

Atenção aqueles que seguem dieta de gordura animal: pesquisadores dinamarqueses descobriram que o queijo pode não ser tão ruim para os níveis de colesterol quanto outros tipos de gordura, inclusive sendo mais benéfico que a manteiga.

De acordo com um estudo da Universidade de Copenhagem, pessoas que comem porções diárias de queijo num intervalo de seis semanas apresentaram níveis de LDL, o chamado colesterol ruim, mais baixos do que quando comeram uma quantidade equivalente de manteiga.

No período em que comiam manteiga as mesmas pessoas tinham níveis de LDL cerca de 7% maior, em média. No entanto, no período de consumo de queijo, os níveis de HDL, ou colesterol bom, caíram ligeiramente em comparação com as seis semanas de ingestão de manteiga, mas não em comparação com o período de suas dietas normais. Já se sabe que o bom colesterol responde favoravelmente a exercícios físicos e fontes de gordura vegetal, como azeite, castanha do Brasil,
nozes, estes em pequena quantidade.

É bom lembrar que o queijo deve ser do tipo minas, cottage ou ricota, pois os outros são mais gordurosos. Guarde-os para ocasiões especiais.

Felicidade e filiação divina

Por Rafael Carneiro Rocha

A vida é uma luta e engana-se quem pensa que a felicidade é apenas um estado permanente de calmaria. A felicidade sem sangue, suor e lágrimas é uma alegria que se deixou esvaziar pela ausência das lutas. Felicidade vazia não é felicidade.

Nesse sentido, só é possível ser feliz de verdade com uma vida de “conflitos”. Todos nós sabemos que as dificuldades nos fortalecem, mas não ficamos mais felizes apenas porque a vida nos “endureceu” e sim porque somos livres para, simplesmente, escolher a felicidade. O movimento da liberdade só vem se somos capazes de escolher e os “conflitos” são justamente isso.

Escolher a felicidade é orientar o coração para a verdade. A filiação divina é motivo de grande júbilo para qualquer um de nós. Se somos filhos de Deus, nenhuma tragédia será capaz de macular esta alegria primeira. Em nossa vida espiritual, devemos meditar muito sobre a filiação divina. Precisamos, com frequência, orientar nossos espíritos para o agradecimento pela vida.

Quanto mais nos sentimos gratos pela existência, mais nos familiarizamos com a existência vinda de Deus. Isto é um aprofundamento na verdade. É um viver de verdade, que só acentua como é “mentiroso” ou “ilusório” viver com amarguras e pessimismos irreversíveis.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Boa notícia: está aberta a temporada de concursos de Natal!

Parece cedo, mas já está aberta a temporada de Natal, e de concursos afins. Pelo menos aqui na cidade do Rio de Janeiro. Além da precoce ornamentação e atividade de venda das lojas, a Riotur já abriu, nesta segunda-feira, as inscrições para o concurso de decoração natalina de fachadas.

Os prêmios para os primeiros colocados nas categorias residência e edifício residencial serão uma TV LCD 42 para cada. Para os segundos na colocação, serão dadas TV's LCD 32 e para cada um dos terceiros, uma TV LCD 26. Podem participar todas as casas e edifícios residenciais que tenham no mínimo 30% da fachada decorada, como um todo, e não apartamentos individuais. A comissão julgadora levará em consideração os quesitos espírito natalino, beleza e criatividade. Iluminação é fundamental, claro.

O perídodo de inscrições vai até dia 13 de dezembro, na sede da Riotur, na Praça Pio X 119, 10º andar, no Centro, perto da Igreja da Candelária. Pode-se inscrever também pelo email natalcarioca@pcrj.rj.gov.br. Informem nome, número da identidade, e-mail, endereço do imóvel, telefone, número do IPTU e um ponto de referência. Para a a inscrição na Riotur precisa levar três fotos gravadas em CD ou impressas em tamanho 18cm x 24cm. As enviadas por e-mail não poderão ultrapassar, cada uma, 500k.

Os candidatos devem manter a decoração até a classificação final, sob pena de desclassificação.

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 118)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A . diz: Tenho uma filha de 15 anos que tem os seios enormes e ela é muito magra. O sonho dela é fazer uma cirurgia para retirar o excesso. Quais são os risco para o futuro dela, quanto a poder amamentar quando tiver filhos? Pode fazer agora, nesta idade , esta operação?

RESP: Cara Sra A .
A cirurgia de redução do excesso de mamas deve ser sempre primeiramente avaliada pelo próprio médico da família, que acompanha sua filha. Certamente ele a encaminhará ao ortopedista para verificar se o peso das mamas está influindo na coluna, postura, etc. Depois seu médico as encaminhará ao cirurgião plástico especializado em mamas para outra avaliação e penso que ela deverá pacientemente esperar até os 18 anos, quando terá seu desenvolvimento físico completado.

Enquanto isto, há soutiens próprios para mamas volumosas que a ajudarão na postura também.
A cirurgia em si não vai afetá-la quanto a casar-se, ter filhos e amamentá-los, e para tanto sempre se recomenda procurar um cirurgião plástico experiente e conhecido do médico de sua família.
Eles é que, conhecendo e tendo examinado sua filha, melhor indicarão da necessidade e quando fazer a cirurgia, ok ?
Fico às ordens para falar comigo sempre que desejar!
Um abraço, Mannoun

domingo, 27 de novembro de 2011

Boa notícia: dicas que ajudam a emagrecer!

Em primeiro lugar, use a escada sempre que puder, pois subir cinco andares a pé equivale a 15 minutos de caminhada leve. Mas, não se assuste, começar com um andar já está bom!

Também leve o cachorro pra passear, pois ele fará com que ande mais rápido. Brincar com os filhos de pique e pega é uma ótima maneira de conjugar atividade física com maternidade ou paternidade amorosa. Vocês ganharão pontos com as crianças e perderão quilos!

Já dançar é uma deliciosa forma de derreter calorias e de o casal ganhar intimidade e tempo a sós. Em ritmo intenso, de preferência. Por último, mulheres, façam drenagem linfática. É saudável e diminui muito o inchaço. As roupas entram melhor e a circulação agradece.

Algumas dicas para a busca de presentes de Natal

Pensando nas imensas listas de Natal que faço todos os anos, para sair em busca de presentes bons bonitos e em conta, resolvi colocar aqui algumas dicas para facilitar a vida de nós, chefes de família e trabalhadores, que dispomos de pouco tempo.

Tenho um filho, que TODO ano pede a mesma coisa, uma Ferrari, e eu já consegui dar várias , de miniaturas , de montar, de pintar e tudo o mais que achei dentro do gênero barato da marca. É uma brincadeira que ele faz comigo, e acaba me enrolando sempre, sem dar uma sugestão de fato. Para filho assim, o jeito é se colocar no lugar dele e imaginar o que gostaria de ganhar ou o que está precisando - tarefa bem complicada que demanda muito tempo. Para facilitar e agradar ao mesmo tempo, podemos criar duas listas de presentes: a dos que sugerem e os que são de fácil agrado e a outra dos difíceis, que tem tudo, ou tem um gosto ao menos “extravagante”.

Na posse das duas listas, começamos pela primeira, saindo em busca desses presentes mais fáceis e de locais determinados para comprar. Com uma rápida pesquisa na internet, podemos ter uma média de preços desses itens e dos locais onde encontrar. Evitando assim longas caminhadas e inúmeras saídas sem êxito.

Cuidado para não deixar os presentes difíceis, muito para cima da hora. Podem nos pegar cansados demais e acabar ganhando um “vale presente” – coisa nada simpática, e pouco a ver com o espírito natalino.

Uma boa dica para os difíceis é anotar as lojas que são do agrado dessas pessoas, verificando pelas etiquetas das roupas e adornos que costumam usar. E no caso de lojas muito caras, comprar algo, dentro do orçamento que tenhamos feito anteriormente para cada presenteado, talvez tendo que comprar algo bem menor do que o de outros.

No caso dos filhos, marido ou mulher, devemos sempre estipular um valor de gasto para cada um, assim ninguém pode achar que o outro foi privilegiado e ganhou algo melhor.

Outra coisa a observar, nestes anos todos como mãe de nove filhos, é que o presente coletivo nunca acaba sendo uma boa escolha. Como um vídeo game pra todos, ou um equipamento de ginástica, pois, com o passar do tempo, começam as brigas pela divisão do uso dos mesmos. Para essas coisas, o melhor é darmos o presente para a casa, assim, nós pais e mães, decidimos o uso por cada um. Às vezes um quer muito um piano, porém o outro nem gosta de música, e isso torna o presente uma grande droga, mesmo sendo caro ou valioso.

É também importante é deixar o filho desejar o presente, sonhar com ele, esperar pela data certa de receber. E que faça por onde para ganhar tal coisa.

No próximo texto daremos sugestões de presentes. Mas não esqueçam de que fazer listas com nomes de cada um, e uma coluna ao lado para colocar idéias do que dar, e outra coluna para colocar o que realmente compramos. Isso nos ajudará bastante, tanto neste ano, como no ano seguinte, para não repetirmos presentes para a mesma pessoa.

sábado, 26 de novembro de 2011

Boa notícia: vida longa e prazerosa ao alcance de todos!

A expectativa de vida dos brasileiros deve chegar a 81 anos em 2050. Quanto à qualidade de vida, depende dos hábitos, com atividade física, dieta equilibrada, sem fumo, álcool e drogas, com menos estresse e mais diversão. Essa atitude deve começar na infância, pois a geriatria é preventiva por excelência.

No Brasil, de acordo com o Censo de 2010, as pessoas com 60 anos ou mais já são cerca de 20,6 milhões, ou 10,79% da população. Claro que, além do estilo de vida, para avaliar o processo é preciso considerar conta o histórico familiar e informações genéticas. E a mente é tão importante quanto o corpo. Atividade cerebral e social tornam as pessoas mais longevas, está provado. E nunca é tarde para se programar para uma velhice saudável e produtiva.

Plissé, plissados.

Por Maria Teresa
Tem muita coisa que se julgava enterrada voltando no panorama da moda. Uma delas é o plissado. Estrela dos anos 50, sinal de elegância e sofisticação naqueles tempos, ele volta com vontade e imaginação. O "plissé soleil" era o mais famoso, uma saia em forma godê que era plissada, dando mais leveza ao modelo - virou ícone a foto de Marilyn Monroe com o vestido plissado propositalmente levantado pelo vento.

O tecido deve ser nobre e fino na textura, de seda, crepe ou voile, para que se preste a ser plissado e crie, assim, um efeito delicado. As saias longas são atualmente uma tendência, mas cuidado, não são pra qualquer uma, não. As baixinhas, gordinhas e com quadril largo devem tomar cuidado, pois as saias desse tipo armam, destacando, dessa maneira, as medidas avantajadas, e achatando na altura. Com esses modelos, deve-se usar sandálias de salto alto, para neutralizar tais efeitos.

Para complementar as saias, blusas do mesmo naipe: de renda, georgette ou seda. O conjunto fica agradavelmente feminino, lembrando divas do cinema, como Elizabeth Taylor e Grace Kelly. A criatividade dos estilistas tem levado a criações inusitadas, com plissados recortados e superpostos, o que torna ainda mais sofisticados os modelos. É uma elegante viagem ao passado com toques de modernidade, muito interessante.

O plissado agora apresenta padronagens variadas, entre listrados, floridos pequenos, estampados e o eterno poá. É bom lembrar que certos temas podem "engordar" e "diminuir", ou "alongar" e "emagrecer". Atente para o seu tipo e adeque a escolha a ele. Não adianta usar algo que notoriamente não lhe favorece. Andar na moda não é um mandamento, mas uma opção, que deve ser inteligente, se aproveitamos essas ideias para ficarmos mais elegantes e bonitas.

E quanto aos acessórios, devem seguir a linha da elegância e finura. Nada de bolsas grandes ( a não ser que o plissado seja realmente esportivo) e bijuterias extravagantes demais - só se o seu tipo ou temperamento pedirem.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Boa notícia: PUC oferece atendimento médico gratuito!


A VII Semana de Saúde PUC-Rio começa na segunda- feira, dia 28, e vai até sexta-feira, dia 2/12. O atendimento médico gratuito será dado no campus da universidade, na Gávea, a partir das 8h30min nesses dias. Não é preciso agendar.

Na segunda-feira, primeiro dia, só haverá consultas à tarde. Haverá especialistas de várias áreas médicas. A programação também inclui mesas-redondas com temas variados, de terça em diante. Os horários de atendimento são de 8h30min às 12h30min (menos na segunda) e de 12h30min às 16h.

O nascimento de Jesus

Por Maria Teresa Serman
Ao chegar à cidade de Davi, como Belém era conhecida, o Menino deu sinal de que iria nascer logo. O casal procurou, então, um espaço reservado para o grande acontecimento, mas "não havia lugar para eles", narra o evangelho de S. Lucas. Depois de muito procurar, e deviam já estar aflitos, lhes foi indicado um estábulo,com animais.Uma situação que se repete através dos tempos, sempre que nos recusamos a reconhecer Jesus como nosso Salvador, por não lhe dedicar o amor com que Ele merece ser amado.

O Salvador, depois de nascer, foi "enrolado em panos" com carinho por Sua Mãe, e deitado na manjedoura, lugar onde punham o feno para alimentar os animais. Não poderia haver situação mais humilde, para não dizer humilhante, ainda mais se tratando do Rei dos Reis. As primeiras visitas ao recém-nascido devem ter sido os anjos, prestando-lhe adoração. Estes anunciaram o nascimento a pobres pastores que estavam nos campos por perto. Tais pessoas foram os "homens de boa- vontade" a que se refere a narrativa evangélica.

Em seguida vieram os Reis Magos, guiados pela estrela. Trouxeram os únicos presentes que o Menino recebeu, e que certamente foram muito úteis quando, logo após, para fugir da sanha assassina de Herodes, precisaram fugir para o Egito. Puderam dispor de algum recurso na viagem, com o ouro, a mirra e o incenso que lhes foram dados.

Ainda nos tempos de hoje, Nossa Mãe Santa Maria continua guardando no seu amoroso Coração as alegrias daquele dia em Belém, pois as dificuldades cedo ela superou por seu amor incondicional à Ssma. Trindade. Filha de Deus-Pai, Mãe de Deus-Filho, Esposa de Deus-Espírito Santo, só a Ela temos como Mediadora diante deles. Será um presente de filhos carinhosos recordar-lhe a Sua Maternidade nesta época, e presentear, à Mãe e ao Filho, com o ouro, a mirra e o incenso dos nossos pobres, mas agradecidos corações. Ela saberá apreciá-los.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Boa notícia: UFRJ prepara novo e revolucionário remédio contra AIDS

RIO - Um grupo de cientistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro vem testando in vitro uma planta usada na medicina tradicional contra o câncer como uma nova terapia mais eficaz contra a Aids. Os testes em animais devem começar já no ano que vem, e tudo indica que será uma importante revolução no tratamento da doença.

A planta é nativa do Piauí e uma molécula já foi isolada, com descobertas interessantíssimas.

Ao contrário do atual tratamento padrão contra Aids, o coquetel de drogas, essa nova droga descoberta quebra a latência do vírus, fazendo com que ele se revele, sendo então eliminado pelo coquetel.

Nos Estados Unidos há muito se vem tentando, sem sucesso, encontrar maneiras de tirar o HIV dessa latência. A abordagem brasileira é inédita, portanto, além de ter a possibilidade de tornar-se a cura da doença.

Dia de Ação de Graças

por Allison Klein - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Em geral, pensamos que o Dia de Ação de Graças é um feriado exclusivamente dos Estados Unidos, mas na verdade existe uma grande tradição de celebrações na época da colheita e de Ação de Graças.

O Dia de Ação de Graças atual tem suas principais origens na história dos Estados Unidos. Em 1609, um grupo de puritanos que estava fugindo da perseguição religiosa na Inglaterra foi viver na Holanda. Esses puritanos moraram na Holanda por alguns anos até que um grupo de investidores ingleses, os Mercadores Aventureiros, financiou uma viagem para o Novo Mundo.

No dia 6 de setembro de 1620, eles içaram as velas em um navio chamado Mayflower. Cento e dez puritanos, que agora são chamados de peregrinos, deixaram a Inglaterra e chegaram ao Novo Mundo depois de 65 dias. Eles se acomodaram em uma cidade chamada Plymouth, que ficava onde hoje é Massachusetts. O primeiro inverno dos peregrinos foi tão intenso que menos de cinqüenta pessoas do grupo conseguiram sobreviver.

No dia 16 de março de 1621, um índio Abnaki chamado Samoset entrou no povoamento de Plymouth. Ele saudou os peregrinos em inglês e no dia seguinte voltou com um outro nativo norte-americano chamado Squanto, que falava inglês bem. Com a ajuda de Squanto, os peregrinos conseguiram sobreviver no Novo Mundo. Squanto ensinou a eles como extrair seiva das árvores, como evitar plantas que eram venenosas e como plantar milho e outros alimentos.

A colheita de outubro foi muito bem-sucedida, em grande parte graças à ajuda dos nativos norte-americanos. Os peregrinos tiveram comida suficiente para o inverno e tinham aprendido a sobreviver no Novo Mundo. O governador dos peregrinos, William Bradford, decidiu realizar um banquete de celebração e convidou os vizinhos nativos norte-americanos. Os nativos norte-americanos também trouxeram comida, e a celebração durou três dias. Os historiadores acreditam que essa celebração tenha acontecido em algum dia de outubro.

O costume de celebrar a boa sorte com um Dia de Ação de Graças rapidamente se espalhou pela Nova Inglaterra. No início dos Estados Unidos, os novos líderes da nação começaram a proclamar pelo país inteiro as celebrações do Dia de Ação de Graças. Na Revolução Americana, por exemplo, o Congresso Continental exigiu um Dia de Ação de Graças para celebrar a vitória dos Estados Unidos na Batalha de Saratoga. Em 1789, o presidente George Washington exigiu um Dia de Ação de Graças em reconhecimento à homologação da Constituição dos EUA.

Os símbolos mais significativos dessa comemoração são os alimentos que os americanos consomem no jantar de Ação de Graças. De maneira geral, esses alimentos celebram o país e o cultivo tradicional. A maioria dos pratos tradicionais do Dia de Ação de Graças é composta por alimentos muito simples da parte norte dos EUA.

O maior símbolo do Dia de Ação de Graças é o peru. Provavelmente, essa ligação vem desde o início da comemoração de Ação de Graças. Quando aconteceu a primeira comemoração, o governador William Bradford comentou sobre "a grande abundância de perus selvagens". O peru é tão importante para o feriado do Dia de Ação de Graças que mais de 90% dos americanos comem peru nesse dia.

Finalmente, como o Dia de Ação de Graças é comemorado na quarta quinta-feira de novembro e cai em uma data diferente a cada ano, o presidente dos EUA emite uma proclamação anual para estabelecer a data da celebração. Em 1863, o presidente Lincoln começou essa tradição e desde então cada presidente emite uma proclamação do Dia de Ação de Graças.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Boa notícia: como relaxar com pequenas ajudas!

Sabe aquela bolinha de borracha colorida cheia de pequenos espetinhos? Pois é, ela pode fazer mágica contra a sua tensão.

Ao chegar em casa, tire os sapatos (e as meias também), sente-se confortavelmente, mas com boa postura, e role a bola no chão, com a sola do pé, primeiro um depois o outro. Deixe que ela massageie a planta dos pés com firmeza, e, se puder, ouça uma música repousante enquanto isso.

Se ninguém puder fazer uma massagem com ela nas suas costas, deite-se no chão sobre a bolinha e leve-a a deslizar sobre as costas, começando pela região cervical, o principal ponto de tensão depois de um dia cheio. Relaxe!

Protagonistas do Natal - Maria

Por Maria Teresa Serman

Embora os evangelhos nos contem poucos detalhes da vida de Maria, inclusive seu "biógrafo" mais fiel, S. Lucas, a tradição sustenta que ela era bem jovem quando a sua missão de mãe do Messias, Jesus, lhe foi anunciada pelo anjo. Estava sozinha, certamente meditando nos escritos sagrados, que conhecia tão bem a ponto de, com eles, compor um cântico belíssimo diante de sua prima Isabel, o Magnificat.

Maria declarou logo seu estado virginal - " Como se fará isso, se não conheço varão?", ao emissário divino. Estava noiva de José, um justo, como o descreve o evangelho. E, ao aceitar essa estupenda responsabilidade, ser a mãe do Filho de Deus encarnado, inevitavelmente previu os dissabores que iria enfrentar nessa situação inusitada, de conceber e gerar sem intervenção do noivo ou de qualquer outro homem.

Também lhe foi comunicado que Isabel, sua prima, sempre considerada estéril e já de idade avançada, tinha concebido e estava no sexto mês. Podemos, então, perceber a disponibilidade total de N. Sª à vontade de Deus e seu amor incondicional a humanidade: em vez de ficar inebriada pela honra que o Altíssimo lhe tinha permitido, com pensamentos de vaidade e auto-indulgência, não perdeu tempo - S. Lucas destaca que foi "com pressa" (Lc1,39-40), viajando pelas montanhas da Judéia para ajudar sua parenta grávida e idosa. Ao chegar, a própria Isabel, por inspiração do Espírito Santo, faz-lhe uma profecia em forma de oração: «E donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?... E disse mais: Feliz és Tu porque acreditaste...» E o bebê em seu ventre, o futuro precursor, S. João Batista, saltou de alegria, já santificado pela presença do Salvador no seio da Santíssima Virgem.

Ficou três meses com sua prima, ajudando-a no fim da gravidez e nascimento do menino. Voltou, então, a Nazaré, quando estava evidente o seu estado de gestação. Podemos imaginar o escândalo que isso deve ter causado na pequena aldeia e no coração de seu noivo José. Essa parte, porém, abordaremos melhor quando nos dedicarmos a S. José.

Pacificado o seu espírito, este a recebeu em matrimônio e cuidou dela até o fim do seu tempo de espera. Mais um percalço, contudo, veio em forma de um edito de César Augusto, segundo o qual todos os judeus deveriam ir a seu lugar de origem se recensear. E tanto José como Maria eram descendentes de Davi, e sua origem estava em Belém. Lá se foram eles, com a Senhora no lombo de um humilde jumentinho, pois eram pobres, para cumprir o decreto e as profecias, que indicavam Belém como a cidade onde nasceria o Messias. As estradas eram ruins, principalmente para uma mulher grávida, nos últimos dias. Mas Maria não reclamou, esbravejou, ou se indignou contra Deus. Guardava tudo no seu coração, que era um altar de amor e serviço, de paciência e alegria, com a vinda daquele que foi tão esperado pelo povo de Israel e pelos homens, ainda que não o soubessem. E, infelizmente, muitos continuam a desconhecê-lO ou a negá-lO.

Próximo texto: O nascimento de Jesus

terça-feira, 22 de novembro de 2011

São José nos ensina a conversar com Deus

Um grande protagonista da cena do presépio é São José. Aquele que recebeu o título de “pai adotivo” de Jesus, e pode carregar nos braços o Salvador. Teve a sua vida pautada pelo silêncio e pela aceitação da vontade de Deus sob todas as coisas.

Quando que um de nós ia aceitar casar com alguém já grávida de outro, (ele sabia que não tinham tido nenhum relacionamento físico com a Virgem Maria), que nem mencionou a gravidez? E São José aceitou tudo no seu coração, foi tão fiel que obedeceu até a um sonho, para não deixar Maria.

Quantas vezes, Deus bate a nossa porta e nos pede pousada, e continuamos indiferentes, distantes. Às vezes até achamos que estamos muito próximos, porque rezamos - mais na hora de fazer o que Ele nos pede, vacilamos e dizemos a Deus: “Alto lá!” “Aqui não deixo colocar sua mão.”

Aceitar a vontade de Deus como São José fez, seria: aceitar quando nos pede mais um filho, ou a conformação numa doença, ou acolher com mais carinho um filho rebelde e malandro; ou um marido psicopata que só pensa em economia, ou uma dedicação maior a nossa família ou ao nosso dever de cada dia. Tudo isso nos que custa e é o que Deus nos pede no momento.

Mas se quisermos de fato colocar ter São José como exemplo para nós, então teremos que nos perguntar: como aceitamos as contrariedades que surgem no dia a dia? As mudanças de rumo dos nossos sonhos, dos nossos ideais?

Como fico quando faço uma escolha por uma profissão e depois me sinto insatisfeita e tenho vontade de largar tudo? Este seria o momento de rever nossos conceitos e nos colocarmos na vida deste santo , que aceitou tudo o que Deus preparou para ele. E vejamos que não foi pouco – uma vida repleta de muito ônus e pouco bônus. Era um homem jovem, diferente do que o representam por aí, e teve que abrir mão de todos os prazeres humanos. Mas, mesmo assim, na sua família, a de Nazaré, não faltaram alegria e cuidados de sua parte.

Nós só conseguiremos captar o que Deus quer de nós através do trato íntimo com Ele, como São José fazia, com muita oração e boa disposição para ver o que realmente Ele quer de nós em cada momento diário.

Como seria a oração de São José? Com certeza falava com o Pai das suas dificuldades, das alegrias, das tristezas, dos problemas; outras vezes, a conversa era de agradecimento, ou pedindo, reclamando e tudo isso nesse trato íntimo com Deus, na certeza de que Ele é o Nosso Pai e que tudo pode.

Aproveitemos, neste tempo de espera do Natal, tempo de advento, para melhorarmos este trato nosso com Deus. Podemos separar todos os dias alguns minutos para esta conversa de um(a) filho(a) com seu Pai. E também aproveitar o presépio armado em nossas casas para diante dele meditar e falar com Deus.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 117)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A. diz: O que ler para me ajudar a enfrentar a adolescência de duas filhas gêmeas?

RESP: Caro(a) A.
Parabéns pelas gêmeas! Há uma vasta literatura a respeito, e posso sugerir-lhe um folheto que escrevi e que se intitula " Amar os adolescentes" .
Pode ser solicitado à editora Quadrante de S.Paulo ( info@quadrante.com.br) onde também encontrarão uma biblioteca vasta sobre educação, familia e outros.
Uma revista de S. Paulo que se chama “Ser Família” e pode ser adquirida nas farmácias Drogasil em S. Paulo, contém ótimos artigos sobre educação em geral e também Adolescência, assim como os livros do Dr. Içami Tiba, e da Professora Tania Zaguri que tratam do tema.
Fico a seu dispor e um abraço, Mannoun

2 – C. diz O que posso fazer para ajudar meu filho a manter a calma nas provas? Ele é muito ansioso, sabe a matéria e acaba saindo mal nas provas porque fica muito nervoso.

RESP: Caro Sr.C.
Não sei a idade do seu filho, mas ele pratica esportes? Tem amigos? Costuma estudar em grupo? Tem horários em casa, para acordar, dormir, fazer as refeições, estudar, descansar, tem lazer e ajuda nas tarefas domésticas ? E tem um local adequado para estudar?
As perguntas que faço referem-se a atividades que ajudam a diminuir a ansiedade!
Creio que também vale a pena marcar uma consulta de avaliação clínica e o médico de seu filho poderia indicar um Psicoterapeuta para ajudá-lo a trabalhar sua ansiedade. Que acha?
Pode voltar a falar comigo quando desejar.
Atenciosamente, Mannoun

domingo, 20 de novembro de 2011

Serotonina, muito prazer.

Por Maria Teresa Serman

Eis um nome muito na moda, é serotonina pra cá, serotonina pra lá. Como costuma acontecer, muito se fala, mas pouco se aprofunda. O que vem a ser, realmente, essa tal de SEROTONINA?

É um hormônio, que provoca prazer, satisfação, bom humor. O cérebro o produz, quando recebe o triptofano, uma substância que faz parte da constituição das proteínas e, descobriu-se recentemente, dos carboidratos também. Com a ingestão de alimentos proteicos, o triptofano entra no cérebro, mas ainda é em menor quantidade do que quando ingerimos carboidratos. Estes últimos nos levam a secretar insulina, outro hormônio.

O processo é este: a insulina faz com que os aminoácidos saiam da corrente sanguínea e vão para os órgãos, diminuindo também a velocidade do triptofano em chegar ao cérebro. Nessa sequência, os aminoácidos são absorvidos antes do triptofano, o que lhe deixa o caminho livre e a absorção é mais imediata. Por isso, o carboidrato deve ser ingerido antes das refeições, pois a sensação de saciedade será mais completa e duradoura.

Portanto, petiscos de carboidratos, como barra de cereal, pães integrais, pipoca sem manteiga, e até achocolado light, minimizam a voracidade e diminuem aquela sensação de "quero mais" ou de "ainda não estou satisfeita'. Pequenas refeições, chamadas "colação", são úteis para ativar o metabolismo, pois o aparelho digestivo está sempre trabalhando. Atenuam também a fome das principais refeições, prevenindo o prato muito cheio e as tentações engordativas.

A serotonina, equilibradamente fornecida, "avisa" o cérebro de que estamos satisfeitos, prevenindo, assim, a compulsão por gorduras, açúcares e mais carboidratos que o stress geralmente provoca. Não deixe o estômago vazio por muito tempo, alimente o organismo com "combustíveis" saudáveis, e verá que esse hábito recupera o ânimo e restaura o bom humor.

sábado, 19 de novembro de 2011

A LIBERDADE DOS FILHOS DE DEUS

Por Maria Teresa Serman

“Origem do amor: só os seres livres estão em condições de amar e serem felizes. Dificilmente cresce o amor onde impera a coação. E não há fidelidade sem a decisão livre e firme de se identificar com a Vontade de Deus”.

Esta frase faz parte de uma Carta Pastoral, de D. Javier Echevarría, prelado do Opus Dei, para uma nova evangelização. Essa “nova evangelização”, como ele próprio a denomina, tornou-se necessária, imprescindível mesmo, devido ao paganismo que se reacendeu no mundo, pelo hedonismo, relativismo moral e decadência espiritual que recrudesceram na sociedade contemporânea. Reconhecer tal situação não basta, é preciso transformá-la. Os cristãos temos, por conseguinte, uma urgente e desafiadora tarefa.

Jesus Cristo, relembra D. Javier, levou três anos para instruir os Apóstolos, com incansável paciência. Devemos nos aprofundar nós mesmos na doutrina católica, fundamentá-la bem em nossa mente, para em seguida fazer como o Mestre: ensinar, orientar, ajudar a encontrar o caminho evangélico e trilhá-lo em segurança.

Essa liberdade pessoal de se lançar no apostolado tem suas raízes em um amor sobrenatural, primeiro ao Pai, por quem fazemos tudo; depois, conduzidos por tal amor, para imitar a Cristo, “amando o próximo como a nós mesmos”, impulsionados pelo Espírito que nos leva a “pregar o evangelho a toda criatura”. Parece coisa de loucos, e o é, com certeza. Loucos de amor, como dizia S. Josemaria Escrivá, e loucos felizes.

“Quanto mais nos formamos, mais sentimos a exigência de prosseguir e aprofundar tal formação; como também quanto mais estamos formados, mais nos tornamos capazes de formar os demais.” São palavras do Beato João Paulo II, numa carta apostólica em que exortava os fiéis a se prepararem à altura de sua missão. O fermento não pode estar insosso, a luz não deve estar fraca.

Primeiro vamos aprimorar as virtudes humanas: a sinceridade; a honradez; a generosidade; o profissionalismo equilibrado; a gentileza; enfim, todas as qualidades que fazem o trato humano mais amável e as relações familiares e sociais harmoniosas e prazerosas. Depois, com base nesses sólidos alicerces, devemos aprofundar nossos conhecimentos doutrinais. Assim seremos eficazes, levando o “bom odor de Cristo” aos irmãos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Cravos à vista!

Por Maria Teresa Serman

Todos tem cravos, seja sua pele oleosa, mista ou seca. A primeira consideração é NUNCA espremê-los por conta própria, mas procurar um(a) profissional competente, que faça uma limpeza de pele completa.. Se tiver tendência a acumular cravos, a limpeza deve ser mensal. Deve-se também tomar alguns cuidados diários ou semanais:

1)Quem tem pele muito oleosa precisa lavar o rosto duas vezes por dia. Se, mesmo assim, a oleosidade for excessiva, complemente com um tônico adstringente e algum tipo de gel equilibrador.

2)A esfoliação deve ser uma vez por semana, não mais, para não irritar a pele e acabar exacerbando a oleosidade. E sempre com produtos confiáveis e de qualidade. O velho e bom fubá é uma alternativa caseira eficaz e confiável.

3) Alimentos muito calóricos, frituras e fast food depositam gordura na pele, levando à acne e dilatando os poros, onde se acumulam sujeira, a matéria prima dos cravos. Evite-os!

4) Não use água quente ao lavar o rosto, incentiva a produção de óleo na pele, pois, ao eliminar a gordura totalmente, o organismo se sente compelido a fabricar mais. Prefira a fria.

5) Um erro grave é dormir maquiada. Espante o sono e limpe completamente a pele, pois a maquiagem impede a respiração da pele e favorece o surgimento de cravos.

6) Os hidratantes devem ser adequados ao tipo de pele, para não sobrecarregá-la. Para peles oleosas, os melhores são em gel ou loção.

7) Se persistirem os cravos, procure o dermatologista, que lhe indicará um produto, geralmente à base de algum ácido, que resolverá o problema.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Boa notícia: outra sugestão de passeio: conhecer (melhor) as catedrais da nossa cidade!

Outro passeio ao ar livre, a pé e gratuito, pelo Centro do Rio, conhecendo, ou revendo com mais profundidade, as igrejas que, no decorrer da história, serviram de catedral para a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Esta é mais uma proposta do já citado projeto Roteiros Geográficos do Rio, promovido pelo Instituto de Geografia da UERJ. Este passeio começa com um encontro em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, na rua Uruguaiana.

O grupo faz uma visita guiada à Igreja das Irmandades Negras de Rosário e Benedito, que abrigou a Catedral de São Sebastião entre 1737 e 1808, onde a Corte Portuguesa agradeceu a viagem bem sucedida em março de 1808 com uma missa, e que mais tarde, tornou-se sede da Câmara.

Indo para a rua do Rosário, entra-se na Igreja de Santa Cruz dos Militares. Esta tornou-se a Catedral de São Sebastião de 1734 a 1737. A seguir, bem ao lado, está a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo da Antiga Sé, que, não só foi a Catedral de São Sebastião de 1808 a 1976 como também o lugar onde se batizou D.Isabel de Bourbon e Bragança, a princesa Isabel, a Redentora. Depois percorre-se a Rua da Quitanda, o Largo da Carioca , a Esplanada de Santo Antônio e a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.

O roteiro é diurno, com tem 3 horas de duração. Para participar do passeio, entre em contato com o Roteiros Geográficos do Rio. Rua Uruguaiana, s/n - Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, Centro, Rio de Janeiro - RJ
• roteirosgeorio.wordpress.com

Madame Curie - um exemplo de mulher

O Google homenageou a primeira mulher a ganhar um prêmio Nobel, e não somente um, pois mereceu dois diferenciados, em física e química. Marie Curie dividiu o prêmio de física com seu marido Pierre Curie e Henri Becquerel em 1903, levando sozinha, o de química, rm 1911. Por isso, comemorando o centenário da premiação, este ano foi escolhido o Ano Internacional da Química.

A página do mecanismo de buscas exibe um desenho especial – conhecidos como "doodles" - no qual ela aparece sentada em uma mesa cercada de frascos com substâncias químicas. Há também uma homenagem especial a ela na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Curie ficou conhecida por seus trabalhos na área da radioatividade, tendo identificado dois novos elementos,Rádio e Polônio. O elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio, símbolo Cm, foi assim nomeado em honra do Casal Curie. Ela nasceu em Varsóvia, Polônia, a 7 de novembro de 1867, indo estudar em Paris, onde se licenciou em primeiro lugar em Ciências Matemáticas e Física, na Sorbonne. Foi a primeira mulher a lecionar nesse conhecido centro de excelência.

Casou-se em 1895 com Pierre Curie, professor de Física, tendo então adotado o nome de Marie Curie. Em 1896, Becquerel incentivou-a a estudar as radiações, por ele descobertas, emitidas pelos sais de urânio. O casal, então, dedicou-se, sem nenhum patrocínio, a não ser um velho e decadente galpão na própria universidade, a um exaustivo trabalho de pesquisa, conseguindo finalmente, em dezembro de 1898, anunciar a descoberta do Polônio (nome dado em homenagem à terra natal da cientista) e do Rádio.

Marie Curie morreu na França, em 1934, de leucemia, devido, seguramente, à exposição maciça a radiações durante o seu trabalho. Sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie, recebeu pela mãe o segundo Prémio Nobel da Química, em 1935, que lhe chegou no ano seguinte à sua morte. Seus restos mortais foram transladados em 1955 para o Panteão de Paris, sendo a primeira mulher a ser sepultada lá.

O seu livro "Radioactivité" (escrito ao longo de vários anos), publicado como título póstumo, é considerado um dos documentos principais e básicos dos estudos relacionados com a Radioatividade clássica.

A sua filha, Éve Curie, escreveu a mais famosa das biografias da cientista, que originou o filme de mesmo título, "Madame Curie", com Greer Garson no papel principal, em 1943.

Foram também feitos dois telefilmes sobre a sua vida: "Marie Curie: More Than Meets the Eye" (1997) e "Marie Curie - Une certaine jeune fille" (1965), além de uma mini-série francesa, "Marie Curie, une femme honorable" (1991). Madame Curie foi uma grande mulher, cientista brilhante e humana, que não abdicou de seu papel de mãe e esposa, com grande empenho.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Boa Notícia: pra quem vive no mundo da lua!

A NASA treinará novos astronautas para retornar a Lua e em mais algum tempo, ir a Marte! O diretor da Nasa, Charles Bolden, convoca para novas vagas de astronautas para o curso de 2013 ;porém, os candidatos, terão que ser cidadãos americanos e maiores de idade. Assim sendo, a boa nova é apenas para os americanos.

A agência espacial garante que seguirá trabalhando na Estação Espacial Internacional, um projeto internacional do qual participam 16 países. Tudo isso marcará o início de uma nova era de exploração espacial.

Os primeiros alunos do corpo de astronautas da Nasa foram selecionados em 1959, antes do início das operações dos voos espaciais.

Sujeita a admiração ou objeto de desejo?

Por Maria Teresa Serman

Há pouco tempo, um grupo de mulheres organizou um marcha de protesto a que chamaram com extrema infelicidade, mas verdadeiramente, "Slut Walk" - Caminhada das Vadias -, em protesto contra comentários policiais que, segundo elas, transferiam para as vítimas de estupro parte da responsabilidade do crime, pelo modo como andavam vestidas. Depois, em um debate televisivo, uma das debatedoras destacou que as mulheres realmente estão pedindo que olhem para elas como objeto sexual, e não como uma mulher digna de respeito, ao que outra retrucou: - E que mal há nisso?

É uma atitude contraditória, para dizer o mínimo, querer ser respeitada e não se dar ao respeito. Sempre enfatizei esse ponto crucial para minhas filhas, e alunas, quando preparava estas últimas para entrevistas de estágio e emprego. Dizia-lhes que deviam considerar se o seu "modelito" era "quero que me devores" ou "quero que me admires". É preciso decidir, colocar-se diante das duas possibilidades: ser descartável ou durável; despertar desejo ou admiração, respeito, amor, enfim.

Li um depoimento de uma senhora que atua na catequese de adolescentes em que ela revela sua descoberta, assustadora para ela mesma, de que as jovens não têm consciência do que estão despertando nos homens. Ingenuidade ou ignorância, de qualquer jeito é péssimo, sinal de um trabalho muito mal feito pelos próprios pais, mais pelas mães, inegavelmente. Mas o que esperar, se as mulheres maduras estão querendo bancar jovenzinhas com seus trajes ousados, que, na maioria das vezes, expõem suas "misérias" e as faz passar ridículo? Acaba sendo uma prova documentada da decadência física e, o mais grave, da moral.

Por isso, precisamos esclarecer as mais jovens e contrapor outros modelos às mais velhas, estabelecendo paradigmas de beleza, modéstia, elegância, modernidade sem vulgaridade. É perfeitamente possível ser atraente no bom sentido, sem descer ao nível do que a moda dita cegamente, ou do que muitos inimigos da mulher, travestidos de "personal stylists", costureiros, e afins determinam como lei. A melhor roupa é uma personalidade sólida, bem formada, que não se envergonha dos princípios que aprendeu e que defende.

E vamos começar pelas crianças bem pequenas, ensinando-lhes respeitando-lhes o pudor, o cuidado com a exposição do corpo, guardando-lhes a inocência. Não podemos vestir as pequeninas como “mini-periguetes”, desculpem o termo atual, para depois não conseguirmos segurar seus descaminhos e inclinações tortas. A liberdade se conquista desde cedo e com muita lucidez e prudência por parte daqueles a quem compete ensinar e dar exemplo. O resultado será felicidade e uma relação saudável com a própria sexualidade, não pedofilia, pornografia, estupro, e todos esses desvios. As crianças e jovens clamam por seus direitos.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Uma boa diversão: Bebi ou estou estressado?

AS TRÊS IMAGENS SEGUINTES SÃO USADAS PARA MEDIR O NÍVEL DE ESTRESSE DE UMA PESSOA.
Sempre fica a dúvida se é verdadeiro ou apenas ilusão de ótica. De qualquer modo vale como uma boa brincadeira, quando as formas giram ou se mexem: ou estamos estressados ou bebemos um pouco mais da conta!

AS FORMAS SE MOVIMENTANDO MUITO - VOCÊ ESTÁ PRECISANDO DE FÉRIAS.Enquanto as férias não chegam, um relaxamento ajuda Experimente!

ESTÁ SOB TENSÃO? PARE E FAÇA UM RELAXAMENTO POR ALGUNS MINUTOS. E SEU ESTRESSE DESAPARECERÁ OU DIMINUIRÁ MUITO.

Nacionalismo e patriotismo

Por Rafael Carneiro Rocha

Neste dia em que lembramos a Proclamação da República, trago uma reflexão interessante. Selecionei trechos de um capítulo do livro "Nacionalismo e Patriotismo" de Gustavo Corção, em que o autor acentua a importância dos sentimentos patrióticos em contraposição aos ressentimentos nacionalistas.

"A amicitia dos escolásticos, que hoje, chamamos de civismo, ou, em sentido largo, de solidariedade humana, é também uma virtude anexa da Justiça. E assim o patriotismo: é a virtude reguladora dos atos humanos especificados pelos laços de convivência que prendem os homens de uma comunidade marcada por unidade cultural e política. Pela lei de um profundo realismo, e até diria pela lei da Encarnação que é a suprema concretização do Bem, nós nos devemos a todos, mas a começar pelos mais próximos.

A justiça não tem fronteiras, mas o aprendizado e o exercício dela se realizam em círculos concêntricos com gradações de densidade, mas com continuidade de substância ética. Assim as famílias são, ou devem ser, viveiros de justiça. Assim também as nações. Não pode haver virtudes familiares onde o bem da família é procurado em detrimento das outras.

Em regra geral há dois modos de fugir do equilíbrio da virtude. Há dois modos de desvio. No caso do chefe de família, por exemplo, há um modo de faltar ao dever por negligência, por abandono, por desinteresse, por anarquia; mas há também um modo (às vezes mais grave) de ser viciado, que consiste na prática do filhotismo, do nepotismo e de todas as modalidades de acepção de pessoa que tornam odiosa para a sociedade civil a sociedade familiar. Assim também, no que concerne à pátria, haverá dois vícios opostos ao verdadeiro e bom patriotismo. E um desses - o que pretende servir à pátria com os instrumentos da inimizade e da agressividade, como se ela fosse um fim absoluto - é o que foi chamado de nacionalismo.

O fenômeno é antigo. Poderíamos dizer que tomou vulto na chamada Civilização Moderna, a partir da Renascença, e que foi, para as nações, um fenômeno análogo ao do surto do individualismo para as pessoas. O mundo é trágico. Nenhum moralista sensato tem a estupidez de desaconselhar a ira, a cólera, a indignação e a luta; mas também nenhum moralista autêntico chega à loucura de pensar que esses acidentes, por mais frequentes que sejam, tenham força para firmar uma filosofia de essencial e programada inimizade. Ora, o nacionalismo é, ou era uma dessas atitudes do espírito marcadas pela convicção da essencial inimizade entre os homens."

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Boa notícia: inaugurado templo de cerveja na serra!

A cervejaria St. Gallen inaugurou, na sexta-feira passada, em Teresópolis, no bairro do Alto, sua Villa, uma casa dedicada à degustação de suas cervejas e chopes, com algumas comidas alemãs, belgas e dinamarquesas típicas para acompanhar. Serão servidas quatro cervejas sazonais, uma para cada estação do ano, além de quatro tipos de chope e duas novas cervejas criadas por Maurício Machado, mestre cervejeiro.

Por enquanto só está funcionando um salão, chamado Bierfest, com capacidade para quase 100 pessoas, dividido em quatro ambientes: um salão com mesas de madeira separado da cervejaria por uma parede de vidro; o Beergarten, um espaço a céu aberto com mesas e lojinhas (uma delas vende produtos regionais, como os maravilhosos queijos da Cremerie Geneve), como numa vila suíça; um mezzanino com sinuca, dardos e jogos de tabuleiro; e uma espécie de armazém do cervejeiro, onde acontecerão aulas de harmonização e cursos de produção da bebida.

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 116)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A. diz: Dra, como dizer a meu filho pré adolescente , que o pai não gosta dele? Ele nem procura o filho, e falta aos dias que pode buscá-lo para ficar com ele. Isso vem acontecendo a anos e eu estou cansada de arrumar desculpas para este omisso.

RESP:Cara A.
Há situações em nossa vida sobre as quais devemos guardar um profundo silêncio, em respeito à dignidade que todo ser humano merece. Um filho jamais deve ouvir dos lábios de pai ou mãe que não é amado...
No fundo do coração todos alimentamos um anseio e uma esperança - SER AMADOS !!!!
Por favor, a senhora deve sofrer muito o afastamento e o silêncio do pai de seu filho, mas - por favor ! -jamais diga isto a ele, e mesmo que ele o diga e reclame, fique em silêncio, não confirme nem fale contra o pai.
Busque sempre uma desculpa para esta ausência e encherá o coração de seu filho de paz e segurança, eu lhe garanto!
Não se canse de encontrar uma desculpa - sempre haverá alguma e um dia a senhora terá a alegria de ter seu filho transformado num homem de bem, útil, produtivo, saudoso de um pai que não teve as alegrias de ver e acompanhar o crescimento de um filho querido....
Fico às suas ordens, Mannoun


2 –A. diz: Temos dois filhos adolescentes que até hoje contávamos com a ajuda da minha mãe e de babá. Minha mãe faleceu e agora não sei o que fazer, nós dois trabalhamos fora em tempo integral. E todo mundo diz que nessa fase eles vão precisar de mais atenção. Agradeço por sua resposta.

RESP: Caro(a) A.
Realmente a Adolescência é uma das fases da vida em que os filhos devem ter por perto os pais. Quem sabe esta é a oportunidade de vocês reverem seu dia a dia, a necessidade concreta de trabalharem os dois em tempo integral...
Sugiro uma revisão de horários, de diminuição de gastos em beneficio de maior presença junto deles - que acham?
Um dos dois pais poderia trabalhar meio expediente ou trazer trabalhos para serem feitos em casa ?
Algumas idéias- presença quando eles chegarem à casa, Escola em horário integral para saírem e chegarem com os pais em casa, presença de um dos pais à hora das refeições, atenção e diálogo com eles para conhecerem seus amigos, abrirem sua casa aos amigos deles nos fins de semana, enfim, conhecerem- se mais, compensar o tempo em que eles ficaram por conta da vovó e babás...
Tudo o que nos acontece representa uma nova chance de recomeço. Repensem o seu quotidiano com serenidade, peçam sugestão aos filhos e terão surpresas muito agradáveis !
Podem voltar a falar comigo quando desejarem mas levem este momento com alegria e esperança, sem aflição ! Obrigada por se lembrarem de mim !
Atenciosamente, Mannoun