logo

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 122)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Podem fazer suas perguntas nos comentários.

1 - Anônimo disse... Como posso exercer a minha autoridade de pai, depois dos 18 anos? Parece que ele não me ouve mais, sai e comunica que vai sair, já na hora, sem avisar antes e se reclamo, responde com grosserias.Só fica bonzinho quando quer alguma coisa.

RESP: Caro (a ) A.
Muitos jovens julgam que ao completar 18 anos tornam-se " donos de seu nariz" e podem assim se comportar....Continuem a tratá-lo com carinho, agradecer porque comunica que está saindo, e...quanto ao dinheiro para as saídas , de onde vem? Onde vão, com quem, a que horas pensam chegar, são temas que deveriam vir sendo abordados ao longo dos 18 anos, para que tenham continuidade...

Paciência e oportunidade - aproveitar para falar pouco, mas frisar que ainda estão em casa e necessitam seguir o ritmo da família, ser amigos, colaboradores, prestar ajuda, etc., sem sermões, mas com brevidade e síntese.

Marquem programas do interesse de todos, sugiram locais culturais interessantes, abram diálogo atraente com os filhos, de acordo com a faixa etária e demonstrem o quanto são amados pelos pais - isto faz muito bem a todos nós em qualquer idade ! Adolescência é uma das FASES da vida, passará, na medida em que tivermos serenidade e paciência para compreender, exigir sem sufocar, negociar e ter BOM HUMOR!

Boa sorte e fico às ordens, desejando-lhes um FELIZ E SANTO NATAL EM FAMÍLIA ! Mannoun

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha filha de 18 anos quer ir acampar com as amigas numa praia. Estou muito preocupada e com medo de deixar. O que posso alegar para que ela desista de ir?

Postar um comentário