logo

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 120)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A. C. diz Meu filho já tomou choro varias vezes,sempre me desesperei,mas conforme foi passando o tempo,eu fui me acostumado com a situação e sabendo lidar com ela,sempre sacudia ele,assoprava o rosto dele e ele voltava a si,até que hoje ele tomou o choro de uma tal forma que eu e meu marido ficamos loucos,ele não voltava por nada,foi ai que meu marido teve a ideia de assoprar dentro da boca dele,e ele voltou na mesma hora,será coincidência ou funciona mesmo pelo fato de estar dando ar para ele????Aguardo a resposta, pois sempre fico muito nervosa quando isso acontece com meu filho, Deus me livre parece que ele vai morrer!!

RESP: Olá, A.C. Há muitas respostas sobre o assunto neste blog, com varias experiências e atitudes dos pais.
O que sempre recomendo, me foi ensinado por um Pediatra excepcional, o Dr. Cyro de Moraes ( já falecido ) que foi meu Diretor no Hospital Getulio Vargas Filho em Niteroi, RJ.
Uma das minhas sobrinhas que nasceu muito pequenina ( bebê PIG) perdia o choro e eu, recém-formada, pedi ajuda aquele que considerava meu mestre na prática diária de Hospital . Ele me orientou a colocar a pequenina embaixo do chuveiro e abrir a água fria, sempre que isso acontecesse.O choque a faria levar um susto e recuperar o fôlego . Estranhei a " técnica " e a repassei a meu irmão e cunhada que nem me deram atenção até que o fato aconteceu e eles se lembraram- graças a Deus deu certo e outras vezes sempre funcionou.
Que as crianças mesmo pequeninas observam a atitude dos pais, não tenha dúvida porque esta mesma sobrinha, já com dois aninhos, ao ser contrariada pelo pai, colocou as mãozinhas na cintura e olhando para ele, ameaçou-o : " vou peder o folgo, heim ! " e ele respondeu - pois vamos já para debaixo do chuveiro frio ! - e ela desistiu...
Bem, outros pais ao longo de minha vida profissional aplicaram o método sempre com bom resultado.
Levar a uma consulta com Neuro pediatra sempre vale a pena para descartar possíveis distúrbios neurológicos e para tranquilizar a ansiedade dos familiares, mas devemos buscar atitudes ditadas pelo BOM SENSO : manter a calma, não se desesperar, não gritar, observar e procurar sempre conhecer bem os filhos, que necessitam crescer numa família saudável.
Claro que rezar pelos filhos é fundamental porque a oração dos pais é muito preciosa!
Ter soprado dentro da boquinha do seu filho funcionou porque mudou a posição da epiglote e permitiu que o ar não deixasse de chegar aos pulmões, mas não é um procedimento recomendável para o dia a dia - basta pensar quantos micróbios vão sendo levados pela respiração dos adultos para as crianças...
Tenham paciência, conversem com os filhos com calma, estejam atentos sem terrorismos nem ansiedade, desfrutem da alegria que deve sempre haver dentro da família e recorram à gente sempre que o desejarem, ok ?
Um abraço, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

O que fazer quando a menina chega aos 12 anos e fica completamente mudada e cheia de gênio? Briga por tudo, reclama, chora, grita, faz um drama por qualquer coisinha?

Anônimo disse...

Meu filho de 15 anos está fumando, influenciado pela"turma", tenho medo de que passe a fumar maconha. O que devo fazer? Crio ele sozinha, pois o pai já o abandonou a muito tempo.

Postar um comentário