logo

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Dicas para "Curso de noivos"

Por Rafael Carneiro Rocha

Os noivos que optam por se casar na Igreja precisam passar por um certo "Curso de noivos". Sacerdotes e casais escolhidos pelas paróquias costumam ministrar pequenas palestras. Porém, muitas vezes, os casais que ministram o "Curso de noivos", apesar das boas intenções, não levam experiências e conhecimentos mais significativos do que qualquer e-mail bonitinho que recebemos em PowerPoint.

Quero crer que a precariedade dos cursos de noivos seja apenas por um desconhecimento de alguns pontos da doutrina católica. De qualquer forma, sem a pretensão de ser um doutor da fé (coisa que estou muito longe de ser), gostaria de sugerir aos palestrantes de curso de noivos a leitura de alguns textos que podem ser de grande valia.

Primeiramente, quero destacar a Carta Encíclica Humanae Vitae, do Papa Paulo VI. Este documento justifica, de forma brilhante e profundamente enraizada na doutrina católica, porque os esposos devem respeitar a natureza e a finalidade do ato matrimonial. Sobre a regulação da natalidade, a Encíclica expõe com grande razoabilidade porque o a esterilização e os métodos artificiais são atos moralmente ilícitos. Por outro lado, ela revela a licitude da regulação da natalidade nos períodos infecundos da mulher, quando "existem motivos sérios para distanciar os nascimentos".

Engana-se, contudo, quem pensa que a regulação natural resume-se ao método problemático da "Tabelinha". Os casais católicos que têm liderança paroquial devem conhecer o Método de Ovulação Billings, que tem eficácia praticamente garantida para quem cumpre cotidianamente a observação da fertilidade feminina. A Confederação Nacional de Planejamento Natural da Família, cuja sede está localizada em São Paulo, é um centro reconhecido de divulgação do método. Vale a pena conferir no seu site oficial.

Por fim, para instigar reflexões mais profundas, que dão belíssimas luzes ao matrimônio cristão, recomendo a leitura das catequeses do Papa João Paulo II, intituladas Teologia do Corpo.

Um comentário:

Stella disse...

Só descobri o Método Billings depois de já ter tido 5 filhos. Ainda bem, pois não queria abrir mão de nenhum deles. ;-)

Postar um comentário