logo

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bullying

Por Maria Teresa Serman

A palavra e o que ela denuncia estão em foco. O problema, antigo como a humanidade e a escola, tornou-se uma preocupação moderníssima. É preciso cuidado para não acusar ou tornar isso uma obsessão do politicamente correto, visto que até Monteiro Lobato já foi acusado, injustamente, isso sabem os que tem um pouco de conhecimento literário e histórico. Não se pode tomar atitudes histéricas, mas se deve agir - PRUDENTEMENTE.

"Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio." Copiei esse trecho de um texto que li há algum tempo, desculpem, não anotei a fonte. Realmente esses sintomas podem aparecer, por isso é fundamental que os pais sempre observem o rendimento escolar, as amizades ( os desafetos e ojerizas também) e os medos das crianças e adolescentes, porque eles podem omitir alguns incidentes importantes, por receio de parecerem ridículos, ou mesmo por admitirem o que os molestadores insinuam como verdadeiro.

A crueldade é parte da natureza humana, que a educação ensina a transformar em respeito, boa-vontade, solidariedade. Ainda que a mídia tente nos controlar como massa não-pensante, os impulsos naturais não domesticados irrompem com fúria em certas personalidades ainda em formação. Empreguei a palavra "domesticado" de propósito, pois a educação começa no lar, não é a escola que deve ter o encargo exclusivo ou preponderante, como julgam alguns pais que querem sombra e água fresca. Fui vítima de bullying no ensino médio (no meu tempo era Curso Clássico - "no meu tempo" cheira a bolor, desculpem!), pois era bem baixinha e excelente aluna, e a combinação despertava o pior na alma de uma invejosa colega. Aquilo me incomodava, mas meus pais diziam que era inveja, que eu não ligasse, e funcionava. Minha mãe usava um ditado árabe, que o Ibrahim Sued citava muito: "os cães ladram e a caravana passa".

É no ambiente do lar que se combate o bullying na sua gênese, em primeiro lugar, com atuação preventiva e efeito imunizador. Previne-se instruindo e dando exemplo de respeito, caridade, melhor ainda, misericórdia para com os defeitos alheios. Previne-se quando se valoriza o que as outras pessoas têm de positivo, principalmente no seu interior, que é o que se deve enxergar sempre. Imuniza-se por injetar quantidades maciças e diárias de amor, confiança e alegria nos pequenos e nos maiores, sendo exemplos nós mesmos, pais, do que pregamos. Completa-se com um constante e importantíssimo exame das próprias consciências, humildemente reconhecendo que nossos filhos não são propriedade e prorrogações das personalidades maternas e paternas, mas seres individualíssimos, passíveis de erros, e que estes podem e devem ser corrigidos no seu cerne, desde o início.

2 comentários:

Anderson Silva disse...

Acho meio frescura este negócio de Bullying. Na minha época, não há tanto tempo atrás isto se resolvia no soco.

Já ensinei a minha filhinha de dez anos a enfiar o dedo no olho do colega que fizer bullying com ela

Anna Ribeiro disse...

Concordo com o Anderson quando diz que isto se tornou ¨frescura¨,embora concorde que a humilhação é uma crueldade!
Não vejo necessidade para tanto alarde, que tem sido feito a respeito...
Professor esteja sempre alerta,pois a responsabilidade do professor para com o aluno,vai muito além da mera educação informativa,pois a formação da criança é tão importante quanto a primeira,isto é ,elas caminham paralelamente!
Note-se que a colaboração dos pais se torna imprescindível,em todo o processo educativo do aluno.
Pais e professores aliados,desempenhando suas funções com amor e interesse, passando bons exemplos,sempre vigilantes ,formam uma ¨liga¨poderosa; sendo esta causa do sucesso da escola de antigamente!

Postar um comentário