logo

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 93)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – T.S.. diz: Meu filho tem 12 anos, eu e ele não conversamos muito nem brigamos, ele é um garoto muito fechado e não tem amigos, outro dia encontrei em seu armário drogas, cocaína,maconha e heroína. Como posso dizer para ele parar se ele nunca esta em casa, só chega meia noite todos os dias e ele não gosta de conversar comigo?T. S.

RESP: Cara Sra . T.S.
Em casa são só a senhora e seu filho? Ele frequenta Escola? A senhora já saiu atrás dele alguma vez para ver onde e com quem anda, quais as suas companhias, o que faz fora de casa ?
Se ele deixa as drogas no armário, certamente está pedindo SOCORRO, quer que vejam e tomem uma providência, que o ajudem! Tenha coragem e espere por ele quando chegar à meia noite como a senhora conta, e com muito carinho e calma, diga que ele precisa ajuda e que a senhora está pronta a fazer isto. Marque uma consulta com o médico da família e peça que ele indique um Psiquiatra para cuidar da senhora e do filho. Se não conseguir, recorra ao Conselho Tutelar de sua cidade caso exista e a Escola poderá lhe informar. Se assim mesmo não conseguir, procure o Serviço Social presente nos Postos de Saúde , UPAs e/ou Hospital local , conte o que está acontecendo e peça que marquem uma audiência com o Juiz de Menores para orientá-la.
Não se lamente nem diga que seu filho não gosta de conversar com a senhora - sua autoridade de mãe deve se fazer presente, com serenidade, segurança, firmeza e carinho !
Reze muito e com urgência, faça alguma coisa! A senhora também necessita tratar-se para saber como agir com seu filho que ainda é uma criança!
Fico às suas ordens e leia, por favor, outras respostas sobre os filhos, a família e as drogas. Boa sorte e dê notícias, sim ?
Meu abraço, Mannoun

2 – A, diz: Boa Noite, Liana!. Queria muito que você me orientasse, eu tenho um afilhado de 6 anos que mora comigo e minha família desde os 2 meses de vida dele. Ele hoje têm 6 anos e cursa o Pré II. Só que ele não estar acompanhando a turminha dele, diz a professora. Ele faz o trabalhinho de casa, mas quando chega na escola esquece tudo, até como se escreve o nome dele, as vogais ele tem dificuldade de memorizar e até os números. Sei que na escola ele vive no mundo da lua e mão consegue seguir os trabalhos. O que eu faço? Por favor, peço sua orientação (encaminhei esta pergunta á Dra Mannoun)
RESP: Vocês tem como apurar as condições do parto, os antecedentes familiares e histórico do afilhado?
Vale a pena uma consulta ao Pediatra explicando bem o que está acontecendo. Certamente ele pedirá alguns exames e o encaminhará a uma avaliação neuro- pediátrica, pois pode ser algo familiar, ou das condições de um parto mais difícil ou mesmo dificuldades até os dois meses de vida.
Uma vez avaliado, vocês e a Escola terão melhores condições de tratar e/ou acompanhá-lo, com psicopedagoga que seguirá as orientações dos médicos.
Em todo caso, não se aflijam nem demonstrem ao pequeno excessiva preocupação, apenas o informem dos passos que serão dados para que ele colabore sem ansiedades ou sem se sentir “diferente”. Fico às ordens! Mannoun

4 – I. de Caicó-RN diz: Bom dia! Tenho um netinho de 2 meses e desde os primeiros dias de vida ele toma choro, ñ sabemos como lidar com a situação, pois hoje mesmo ele foi fazer exame de sangue e lá tomou o choro fomos orientadas pela técnica em enfermagem do posto de saúde do bairro a prender o nariz evitando assim a respiração nasal, pois só assim ele retomaria o choro normal, mas hoje enquanto ele tomava o choro o pai dele fez o que tinha sido recomendado e daí levou uma bronca danada. Como podemos saber se um bebê de apenas 2 meses está fazendo pirraça ou não?Abraços de paz

RESP: Meu professor mandava a gente por a criança embaixo da água fria do chuveiro... Funcionou com a nossa sobrinha que tem 49 anos...
Quem sabe a mãe ( não a avó ) borrifa o rostinho do bebê com água fria ou joga mesmo um pouco sobre seu rostinho? Aos dois meses um bebê pode, sim manipular toda a família... É só ler o que a própria avó relata : " o pai levou uma bronca porque prendeu o narizinho do bebê..."
O principio da água fria ou prender o nariz é fazer com que a criança reaja ao perceber que não está tendo platéia, mas especialmente porque ficando sem ar, o cérebro comunica que ela tem que respirar normal...Boa sorte ! Quando for ao pediatra relate o que esta acontecendo e ele verá se há necessidade de algum exame complementar.
Mannoun

4 comentários:

Pedro disse...

Com relação a pergunta de TS, acho difícil que o filho dela tivesse heroína no armário já que é uma droga que é muito raramente encontrada no Brasil.

Lucia disse...

Minha filha tem 15 anos e quer namorar um colega da turma que ela se acha apaixonada, o que devo fazer? Como devo orientar para ser este namoro. Obrigada Lúcia

Mannoun disse...

Obrigada, Pedro, por sua observação. Bom que haja este tipo de colaboração, sempre !
Atenciosamente, Mannoun

Liana Clara disse...

Lúcia, por favor aguarde sua resposta na próxima segunda dia 20/6

Postar um comentário