logo

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Cortesia com os outros começa com os de casa

Cumprimentar ao levantar e deitar. Dar bom dia e boa noite a todos em casa. Termos nossa casa em ordem e sermos pontuais para que todos em casa se sintam bem, com vontade de voltar, são regras básicas da cortesia com os outros.

Ensinar aos filhos e às vezes ao marido, dando exemplo, emprestando o que é SEU! Ex: O walk man, um CD, ou não ocupando muito tempo o telefone. Pedir antes de usar – seja de quem for. E aceitar uma recusa sem brigas. Se estivermos fora, viajando, escrever cartas, telefonemas, mostrar atenção aos familiares e amigos. Ensinar a respeitar os mais velhos, empregadas, porteiros, etc. Cumprimentando, tratando com delicadeza, pedir, por favor.

O respeito é a base de qualquer relacionamento social.

O Bom trato com Deus - Ao acordar agradecer pelo dia e oferecer todo este dia a Ele. Ao deitar agradecer e examinar o que fizemos de bom e o que poderemos fazer melhor no outro dia. O cuidado com as roupas que se vai a igreja, Cuidados com a roupa que se sobe no altar. Aproveitar o silêncio para conversar com Deus e se precisar falar pouco e baixo. Inclusive para não incomodar quem está rezando.

Cortesia Social - É a cortesia que executamos em público. Ex: não correr no transito, nem sendo “tranca ruas”,
a) Andar pelas ruas atentas para não empurrar ninguém, nem atrapalhando o movimento dos transeuntes. Não furar filas, esperar a nossa vez com paciência, havendo necessidade de reclamar, que seja com bons modos.
b) Nos restaurantes, espetáculos, cinemas, etc. Evitar vozes altas, gritos, gargalhadas, gesticulações exageradas, nossos filhos espelham muito estas nossas atitudes.
c) Evitar olhares inconvenientes que constranjam alguém, como um defeituoso. E os bons modos dando informações na rua, quando nos pedem e de cara boa, não jogar papéis pelo chão e agradecer quando pedimos uma informação.
d) Pedir desculpas quando esbarramos em alguém, evitar incomodar os do lado, em transportes públicos. Agradecer ao ascensorista, ao porteiro, a caixa do banco, etc.
e) Num cinema evitar ficar comendo e falando todo o tempo. Evitando comentários altos.
f) Numa palestra ou aula, evitar demonstrar impaciência, olhando o relógio a toda hora, ou bocejos, ou cochilos. Aplaudir com moderação.
g) Nos velórios não rir, respeitar a dor do outro. Evitar chamar a atenção, principalmente com roupas coloridas e de cores vivas. A dor esta no coração, mas é oportuno manifestá-la externamente.
h) A cortesia nas apresentações, visitas e reuniões, também fazem parte da cortesia social. Cumprimentar é uma regra elementar da boa educação. Ex: preparar os filhos para a chegada das visitas e para a ida a casa de alguém. Evitar palavras grosseiras como: “coroa”, “velha”, etc.
i)Numa recepção em casa, é sempre a dona da casa quem deve fazer as apresentações. Quando a reunião for de adultos colocar as crianças para deitarem mais cedo ou cumprimentarem e irem para outro ambiente praticar uma brincadeira calma, sem barulhos desagradáveis. Prepará-los para não ficar interrompendo a todo o momento, sempre de acordo com as faixas etárias.As visitas, devem ser combinadas antes. E nas casas não ir entrando sem ser convidada, nas partes intimas da casa.
j)Aproveitar para estreitar mais as amizades, com os pais dos coleguinhas dos nossos filhos, retribuir aos convites recebidos.
l) Não deixar o visitante esperando, estar prontos antes da hora marcada, quando for servir algo, não encher copos e xícaras até a borda, cuidado que as nossas crianças adoram se antecipar neste serviço, então devemos prepará-las para servir bem. E não insistir em demasia.
m) Quando vamos ver um doente, evitar levar crianças, nunca ir doente, nem um simples resfriado, levar uma flor é sempre delicado. Evitar as perguntas inoportunas, cansar o doente e ficar falando em doenças. Animar o doente, alegrá-lo.Indo ver um bebê, não deixar nossas crianças colocar a mão no bebê, não gritar e ser breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário