logo

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Valor do elogio

Uns dias atrás li num blog amigo algo que me ajudou muito e penso será útil para muitas mães e pais que nos lêem.

Transcrevo aqui uma parte que mais me chamou a atenção. Quem quiser pode ler na íntegra no Blog Perseverança na fé - Por Pe Paulo Monteiro.

Uma das coisas mais agradáveis na convivência diária é ouvir elogios sobre as coisas que realizamos. Por outro lado, uma das coisas mais desagradáveis na convivência diária é ter ao nosso lado pessoas que só sabem criticar as coisas que realizamos.


Receber um elogio:
- anima;
- nos faz respirar ar puro;
- nos faz experimentar que vale a pena viver;
- nos faz experimentar que somos úteis, valemos para algo;
- nos dá forças para vencer as dificuldades, etc.


Receber uma crítica:
- desanima;
- afunda;
- desgasta a relação;
- nos faz respirar um ar pesado;
- nos faz sentir inúteis;
- nos tira forças para vencer as dificuldades, etc.


Por que é tão importante ressaltar esta diferença gritante entre o elogio e a crítica? Porque cada vez mais aumentam o número de pessoas que “só sabem criticar” e isto é altamente destruidor para o casamento, para a relação familiar, para a relação profissional, etc. Quantos e quantos casamentos vão à falência por isto? Quantas e quantas famílias vivem dentro de casa um clima terrível devido a isto? Quantos e quantos ambientes de trabalho são insuportáveis em consequência disto?
E por que isto acontece? Por uma série de motivos. Poderíamos escrever um tratado sobre este tema, mas vamos ao menos enunciar três principais motivos.

1. Desejo desmedido de perfeição. Queremos que as coisas estejam perfeitas. Não admitimos que as coisas não estejam perfeitas. Mesmo que alguém tenha progredido 80% em algo, vamos dizer que ainda faltam 20%.

2. Por estarmos mal resolvidos por dentro, julgando-nos fracassados. Ficamos azedos e olhamos tudo de forma azeda.

3. Por inveja. Não suportamos que os outros se destaquem e façam coisas boas. Como reação, criticamos.

É importante que tenhamos isto presente para não pensarmos que a crítica (a crítica negativa) não é uma qualidade como muitos pensam (ter personalidade), mas é um defeito, mais ainda uma doença da alma.

Esforcemo-nos por elogiar as pessoas que convivem conosco e experimentaremos uma transformação radical no relacionamento humano!!!

3 comentários:

Patricia C. disse...

Que bom trazer a tona esse tema! Faz mesmo uma diferença incrível nos ambientes de todos os tipos, as pessoas que convivem serem POSITIVAS E TOLERANTES, e não podendo ELOGIAR, não dizer nada é MELHOR do que criticar.

Todos nós gostamos de ser apreciados, nada a ver com VAIDADE, mas com SIMPLICIDADE E ESTÍMULO.

Abraço e obrigada pelo lembrete muito útil!

Anônimo disse...

Um elogio: ótimo Blog!

Liana Clara disse...

Oi Patrícia realmente um elogio , muitas vezes tira a gente de um desânimo. E leva o outro a ver que notaram seu esforço em melhorar.

Obrigada anônimo pelo elogio ao BLOG, vamos nos esforçar para estar sempre a altura das famílias.

Postar um comentário