logo

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 79)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 - L. D. diz: Meu filho chora o dia todo, só para quando esta no colo em pé e com a gente sacudindo. Fica pouquíssimo tempo no berço e quer companhia o tempo todo. Esta com 3 meses, mama o peito e complemento com mamadeira. Esta dando um cansaço muito grande e as fezes fico impaciente. O que devo fazer para acalmá-lo? Sou eu quem passo o dia todo com ele. O pai chega a noite e fica cansado também.

RESP:Cara Sra.L.D.
Primeiramente, acalme-se a senhora, porque o bebê capta sua impaciência e também seu cansaço, mas está de fato, querendo sorrisos, quem sabe canções de ninar e uma atenção mais tranquila...
Pense que o pai está trabalhando e garantindo o dia a dia de vocês, então não se aborreça, mas solicite que ele - apesar do cansaço- fique um pouco com o bebê quando chega. Procure fazer um grande esforço- não reclamando nem contando que a criança só quer o colo. Sabe que os bebês percebem?
Faça o que deve fazer em casa com ele por perto, já que requer companhia, converse com ele, cante, coloque músicas suaves...
E, sobretudo, exponha tudo isto ao Pediatra - é a pessoa mais indicada para orientá-los, porque acompanha o bebê sempre e pode avaliar se é algo orgânico, físico ou “manha"...
Fico às suas ordens e pense sempre que os bebês crescem as solicitações mudam, mas não tenha pressas- viva bem o momento presente!
Atenciosamente, Mannoun

2 – A.diz: Como posso tomar o pé de novo da minha filha de 16 anos que agora acha que é dona do seu nariz e pode sair a hora que quiser e não quer me dar satisfações de onde vai.E o pai nem se importa com isso e acha que é normal, pois quem foi adolescente sabe bem disso.

RESP: Caro(a) A.
Seria muito bom uma conversa serena com o pai, solicitando sua ajuda na educação da filha. De comum acordo, estabeleçam as regras, os Valores da família, como agir com os filhos e a unidade na Educação.
Uma coisa é a rebeldia natural dos filhos aos 16 anos, outra coisa é o apoio que ele deve dar à senhora quanto à forma de exigir que a filha dê ciência em casa do que faz e respeite a autoridade dos pais.
Pode ser que esta conversa esclareça os caminhos que devam ser seguidos e as atitudes de ambos- onde ceder aquele que é mais exigente, onde ser mais exigente o que é mais permissivo...
Depois então, vale chamar a filha e expor o que ambos esperam dela, com carinho e firmeza. Que acha? Sobretudo, não deixem de pedir a Deus que os ilumine para conduzir a família da melhor maneira.
Fico às suas ordens, Mannoun

3 – B. M.. diz: O que fazer para conseguir fazer meu filho tomar banho?
RESP:Cara Sra. B.M .
Não sei a idade de seu filho - é um adolescente? É Interessante não falar muito sobre o assunto, especialmente diante de terceiros...
Como é o esquema de horários em casa? De acordo com a faixa etária, sempre é interessante avisar uns minutos antes da hora do banho, para interromperem as atividades com calma, especialmente se são crianças.
Se já são adolescentes, é importante a motivação e não falar muito. Explicar o valor de um banho para o organismo, o respeito e delicadeza para com as outras pessoas que merecem nossa companhia, ”cheiroso e limpo"...
É difícil dar sugestões sem saber detalhes sobre a pessoa, os costumes e hábitos familiares, as amizades, etc.
Fico às ordens para voltar a falar comigo, ok? Mannoun

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu li aqui em outro lugar sobre gravidez de adolescente, mas não sei se vou conseguir sucesso com a minha filha de 17 anos grávida. Ela acha que o filho só vai trabalho e acha melhor abortar. Ajude-me a ter argumentos sólidos pra evitar isso. Ela acha tudo bobagem o que digo. Quais sçao os riscos reais pra ela?

Anônimo disse...

Dra como devo preparar minha filha de 11 anos para sua primeira menstruação? Ainda não conversei com ela sobre isso, mas sei que na escola já ouviu muitas coisas nas aulas de ciências.

Anônimo disse...

Minha filha de 14 anos esta cheia de cravos e espinhas e fica espremendo sem saber o dano que pode acontecer o que posso fazer para ela parar de espremer? E como posso fazer para que as espinhas e cravos sumam?
Letícia Santos da Silva Figueira

Postar um comentário