logo

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 78)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – A. diz: Dr.ª como deve orientar minha filha sobre sua sexualidade, suas mudanças no corpo? Ela tem 9 anos

RESP: Caro (a) A.
O exemplo sempre foi e será o melhor orientador e educador. Serenidade, alegria, o pai como homem, feliz com sua identidade. A mãe, como mulher, demonstrando seu espírito de serviçoà família, com ordem, carinho, firmeza.
Cada qual cumprindo bem o seu papel na família e na sociedade, ai estão as lições de sexualidade bem vivida. Respondam às perguntas que os filhos fazem sem mentir nem florear. Ao acompanhar o banho, ou a compra de roupas, expliquem sobre o pudor necessário à proteção do corpo( e da sensibilidade ) Respeitem e expliquem porque devemos respeitar a intimidade própria e dos demais. Postura, modos de assentar-se, trajes - o que fica bem e o que não fica. Atenção às novelas com seus DESvalores - gerando confusão entre amor e vulgaridade...E programas ( ah, os bigbrothers que tiram totalmente a noção de verdadeiro respeito, intimidade, privacidade....)
Enfim, se desejarem, leiam um pequeno livro que escrevi sobre Amar os Adolescentes - podem acessar a Editora Quadrante e solicitar este e outros de vários autores que são muito ilustrativos e úteis aos pais que desejam o melhor para seus filhos.
Fico às suas ordens, Mannoun

2 – A, diz: Como fazer para um adolescente dormir mais cedo?

RESP: Caro(a) A.

Não sei a idade de seu adolescente, mas o que tenho dito sobre o exemplo dos pais é sempre válido.
Há necessidade de LIMITES na educação em casa, sobre o bom uso da midia, eletrônicos, jogos, e também as saidas com amigos.
Disciplina é uma palavra que muitos gostariam de extirpar da linguagem, mas o universo tem uma ordem e quando mexemos nele, as consequências logo se fazem sentir....
Nós seres humanos somos livres de respeitar ou não a lei natural quanto ao nosso corpo também e os limites. Expliquem a seus filhos o período de formação bio- psico- social- espiritual que é proprio da Adolescência para que eles entendam que há um horário a ser respeitado, necessário para o bom crescimento e desenvolvimento. Dormir, levantar, alimentar-se, estudar, praticar esportes, lazer, ajudar em casa, assumir responsabilidades...
Sem muito " discurso" mas gotejando as informações e orientações necessárias, eles mesmos chegam ao que é importante na vida e descobrem o sentido de seu viver- afinal isto é fundamental para todos nós ! Boa sorte e fico às suas ordens, Mannoun


3 – A. diz: Como fazer para um bebê parar de chorar?
Meu filho de 1 ano não para de chorar toda a madrugada às 3 da manhã.

RESP:Caro(a) A.
Há muitas razões para um Bebê chorar durante a madrugada e a pessoa mais indicada para ajudá-los é o Pediatra que acompanha a criança - já conversaram sobre o assunto com ele (a)?
É necessário verificar o desenvolvimento e crescimento do bebê, a saúde como um todo, alimentação, ambiente físico e psicológico, tv e internet ligados....
Dorme em sua caminha e em seu quarto? Dorme com os pais na mesma cama e/ou quarto?
Como são os horários, as rotinas, está ou não em creche... Os pais são calmos, ansiosos, há mais pessoas em casa? Como são e como se comportam?
Desculpem tantas questões, mas realmente, não há uma receita para acalmar um bebê que chora pela madrugada. - menos ainda sem conhecer e acompanhar a criança... O que lhes posso afirmar é que as interferências na educação dos filhos sempre são ruins, apesar das boas intenções de quem os rodeia. Ouçam seu Médico e entre vocês, decidam o melhor.
Fico a seu dispor, Mannoun

4 comentários:

Leonor Dias disse...

Meu filho chora o dia todo, só para quando esta no colo em pé e com a gente sacudindo. Fica pouquíssimo tempo no berço e quer companhia o tempo todo. Esta com 3 meses, mama o peito e complemento com mamadeira. Esta dando um cansaço muito grande e as fezes fico impaciente. O que devo fazer para acalmá-lo? Sou eu quem passo o dia todo com ele. O pai chega a noite e fica cansado também.

Anônimo disse...

Como posso tomar o pé de novo da minha filha de 16 anos que agora acha que é dona do seu nariz e pode sair a hora que quiser e não quer me dar satisfações de onde vai.E o pai nem se importa com isso e acha que é normal, pois quem foi adolescente sabe bem disso.

Anônimo disse...

O que fazer para conseguir fazer meu filho tomar banho?
Barbara Mello

Liana Clara disse...

AS respostas a estas perguntas estarão no BLOG da próxima segunda feira.
Todas as respostas sempre são dadas nas segundas.

Postar um comentário