logo

sábado, 13 de novembro de 2010

Viagem à China: curiosidades e contradições do outro lado do mundo. Parte 3: Shangai e os templos

Por Elaine Sobral da Costa

Eu tinha muita curiosidade com os templos, visitamos dois templos budistas e um taoísta (neste último os monges não são carecas, têm cabelo grande preso como de samurai). Um dos templos budistas era o templo do Buda de Jade. Parte dele é bastante turística e você paga para visitar o tal Buda de Jade. Entretanto, há uma parte bastante viva, com a cerimônia dos monges aberta ao público e tudo mais (foto 7). Minha maior surpresa foi o agito. Pensei que o templo budista seria uma coisa zen, de meditação sobre o eu profundo... Nada disso, é uma bela confusão de gente. Um amigo me disse que no Japão é completamente diferente e calmo, mas na China não.

O segundo templo budista, chamado Longhua Si, era um pouco mais afastado do centro e foi muito mais interessante pelo movimento religioso que havia. Um templo com uma área aberta enorme e várias subunidades cobertas, inclusive um pagode. Nessas áreas cobertas, paredes inteiras com variados budas dourados (foto 8), um ou outro com cabelo, uns mais sorridentes que outros. Do lado de fora, me chamou a atenção que várias pessoas faziam pequenas dobraduras em formas variadas e as jogavam em grandes sacos vermelhos.

Depois destes completamente cheios, as pessoas postavam-se com eles diante de grandes caldeiras de fogo e, após rezarem, queimavam-nos completamente. Depois de todo trabalho que tiveram para fazer as dobraduras! Não sei até hoje o real significado, mas me pareceu um impressionante exercício de desapego. Enfim, é uma bela e curiosa cidade, cheia de contradições entre a tradição e a modernida, entre a delicadeza e o primitivismo, cidade com cara de capitalista na China comunista.

3 comentários:

Aline Rocha Taddei Brodbeck disse...

Foste premiada pelo Femina: http://feminaonline.blogspot.com/2010/11/femina-premiado-com-o-selo-sunshine.html

Liana Clara disse...

Olá Aline, muito obrigada! Agora o que tenho que fazer?
Beijos na sua linda bonequinha

Aline Rocha Taddei Brodbeck disse...

Oi, Liana... As instruções estão lá mesmo no link. Em suma: escolhe mais doze blogs brasileiros que gostas (mesmo que já tenham ganho o prêmio por outra indicação), faz um post contando que ganhaste e de quem ganhaste (com o link; no caso, falas que ganhaste do Femina, que é meu etc, e bota o link), e coloca no mesmo post os doze blogs que tu vais premiar com os respectivos links. Depois tens que informar cada um dos blogs que eles ganharam e dá o link pra tua postagem.
Bjs,

Postar um comentário