logo

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 66)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

1 – A. Diz: Gostaria de saber o que fazer com um rapaz de 16 anos que sofre de insônia. Dorme mal, muito tarde e passa o dia mal humorado.

RESP: Caro(a) A.
Dormir tarde - por quê? Que faz ele até tarde ? Esportes? Estudos? Atividades em casa ajudando nos afazeres? Tem amigos?
Se faz tudo isto e não dorme, uma visita ao médico de família vale a pena para avaliar alguma enfermidade física. Se for constatada insônia-doença, há bastante tratamento hoje, inclusive no Hospital da UFRJ (Fundão) Rio de Janeiro, um setor especializado em doenças do sono. Verifiquem com ele o que acontece durante a jornada e porque dorme tarde.
Realmente, dormir mal é bem sabido hoje ser causa concreta de mau humor nas pessoas.
Pode voltar a falar comigo quando desejar e vamos ajudar o Adolescente a ter uma vida mais saudável.
Atenciosamente, Mannoun

2 – A. Diz: Dra minha filha tem manias, como lavar as mãos a todo o momento, verificar a mochila várias vezes pra ver se colocou tudo pra escola, pela manhã. Isso seria algum caso de um transtorno psiquiátrico?
RESP: Caro (a) A.
Sua descrição faz pensar num transtorno que é causa de muito sofrer para a pessoa e os familiares. Chama-se TOC - Transtorno Obssessivo-Compulsivo, que independe da vontade e exige, sim, tratamento psiquiátrico com resultados muito bons.
Procurem esta ajuda para sua filha, marcando logo uma consulta com um bom Psiquiatra e BOA SORTE ! Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu filho tem 16 anos e é hemofílico. Fico muito preocupada com ele saindo com os amigos. Medo de acidentes de garotos, no futebol, brincadeiras, etc. Quais providências devo tomar para orientá-lo, sem deixá-lo apavorado com medo de morrer?

Anônimo disse...

O que a Sra acha de teste vocacional para os adolescentes de 15 anos? É importante? Tem realmente valor?

Postar um comentário