logo

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Dia 31 - A importância de não se omitir

A primeira eleição de que me lembro foi em 1982, tinha sete anos e fui com meu pai votar. Fiquei fascinado com a urna, vi meu pai ir a cabine, rezar uns segundos, escrever seu voto, dobrar e por na urna.

Confesso que do alto dos meus sete anos fiquei com inveja do poder que tinha meu pai de escolher quem ia nos governar. A solenidade do ato e a beleza da democracia comovem e formam as crianças. Em outras eleições foi minha mãe quem me levou. Sempre ficou este desejo de poder votar.

Estamos diante de uma encruzilhada em nossa nação e diante de um feriado. Tendo isto em conta penso que, respeitadas as circunstâncias de cada familia, é fundamental que os pais mostrem seu apreço pela democracia indo viajar apenas depois de votar. Atitudes como esta ficam gravadas no coração dos filhos, são lições que não podem ser transmitidas de outra forma.

Li este relato que vai abaixo na Internet e transcrevo aqui porque pode nos inspirar:
Meu pai passou por duas cirurgias contra câncer e disse que vai votar neste domingo: "Meu filho, sou contra o aborto, nem que seja a última coisa que faça em minha vida, nem que eu morra depois de apertar o confirma."


Confesso que o coração dizia para não deixar ele ir, mas com olhos mareados prometi levar.

-- Depoimento de um filho

Recomendo também a leitura da mensagem que o Santo Padre o Papa Bento XVI enviou hoje aos bispos do Maranhão e do Brasil: Aqui

3 comentários:

Stella disse...

Completei 18 anos no princípio da ditadura militar e precisei esperar mais 21 anos até poder exercer meu direito ao voto. Ainda é grande a emoção que sinto ao pegar meu título e digitar o número de meus candidatos. Não há passeio ou diversão que valham essa experiência!

Anônimo disse...

Também me impressionava quando criança o ato do voto. E pra quem não gosta de política vale lembrar: você vai ser governado por alguém que gosta!!! Por pior que sejam os candidatos (esse ano realmente não há nenhuma maravilha), é melhor PODER ESCOLHER DEMOCRATICAMENTE, mesmo que seja o menos pior!! Assim façamos valer os nossos direitos, e ... às urnas !!

Liana Clara disse...

Pelo que acabei de presenciar no trânsito do RJ, muita gente já saindo pra viajar a partir de hoje.É uma grande pena esta falta de civismo. Depois não reclamem dos governantes.

Postar um comentário