logo

sábado, 14 de agosto de 2010

A Importância de Ampliar Seus Conhecimentos Gerais

Por Patrícia Carol Dwyer

A importância de se diversificar e ampliar as áreas de conhecimento técnico e cultural durante toda a fase escolar e universitária se revela com muita força durante nossa vida profissional.

Como exemplo, na grande maioria das empresas os candidatos às vagas de trabalho anunciadas são muito mais valorizados quando apresentam em seus currículos, e especialmente nas entrevistas individuais, além da fluência em pelo menos dois, quando não em até três idiomas, a habilidade de discorrer sobre costumes, localização geográfica, regime político, história, moeda corrente, religião predominante, de outros países, outros continentes... Isso pode ocorrer em empresas estrangeiras que se instalaram em nosso país, ou mesmo numa empresa nacional que precise de funcionários com potencial para se adaptarem, sendo enviados para filiais no exterior após um preparo adequado dado pela própria empresa.

Esse alto nível de exigências, na realidade, mostra o quanto o candidato estará apto a assumir em termos de responsabilidade, liderança, e capacidade para se comunicar com pessoas de outras culturas, outros níveis sociais e, assim, de representar bem a empresa que investir neles.

Por mais que alguém sinta uma forte vocação profissional para determinada área, ele nem sempre poderá ter garantia de que logo ao se formar na universidade já encontrará a oportunidade ideal. Até poder escolher trabalhar exatamente naquilo para o qual se sente melhor preparado e que mais gosta de fazer, vale a pena abrir um pouco o seu leque de opções e, aos poucos, ir acumulando diversos tipos de experiência, podendo em alguns anos ascender a cargos de mais prestígio e melhor remuneração na sua área específica.

Antes de se lançarem nessa nova “aventura” que o início da vida profissional proporciona, existe um fator básico que deveria ser observado por todos os jovens, tanto os de espírito quanto de idade. É que procurem transportar consigo os VALORES ÉTICOS E MORAIS que por felicidade tenham recebido na sua vida familiar, pois serão esses VALORES as melhores ferramentas que terão para fundamentar essa vida de maturidade, e que deixarão RASTRO para os colegas e superiores com quem conviverem no dia a dia.

Boa sorte para vocês e que sintam o amor de Deus os acompanhando e protegendo até o fim da carreira!

2 comentários:

Flor Martha S. Ferreira disse...

Muito bom o seu blog não é? Grandes temas.
Fica aqui uma sugestão de link com temas para aprofundar a formação humana em família já que você está falando dos valores éticos aprendidos em casa. Tudo de bom!

Vida em Sociedade: Boas Maneiras, Virtudes Humanas e Cristianismo para a Vida Cotidiana. Informação Útil para a Família - Material de Reprodução Livre e Gratuita - Brasil - Ano IV -
http://vidaemsociedade-sa.blogspot.com/

Liz D. disse...

Grandes temas. Não é facil aprender nova idioma mas tudo é possivel com trabalho. Como disse, pode dar mais oportunidades na carreira!

Postar um comentário