logo

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 45)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Preparando para a adolescência
1 - Heloisa Cunha diz: Dra tem como preparar a filha para a adolescência? Minha filha tem 10 anos e o posso fazer para que não fique rebelde como as adolescentes que vejo?

RESP:Cara Sra. H.C.
Seu dia a dia - valores em casa, bom exemplo, distribuição de tarefas, bom humor, disponibilidade, as virtudes que se vivem em família, e mais carinho associado com firmeza, são uma boa preparação para a vida.
Um pouco de rebeldia, teimosia, desejo de auto afirmação, fazem parte de uma Adolescência normal. O modo como os pais vivem em casa e a educação que conferem , marcam o modo de ser dos filhos. Fique serena e não comente sobre o que julga errado nos Adolescentes- prefira mostrar os acertos e atitudes positivas, que isto é o que fica. Boa sorte ! Mannoun

Escolha da profissão dos filhos
2 – A. diz:Dra o que posso fazer para ajudar minha filha na escolha da profissão. Esta com 18 anos e mesmo com o teste feito na escola, não se decidiu ainda. O vestibular esta chegando e até agora nada! Ela precisa continuar os estudos para ser alguém na vida. O que faço?

RESP:Cara Sra. A.
Todos nós que podemos, devemos estudar, não é mesmo ?
Analise com sua filha quais os dotes e qualidades que ela tem. A vocação profissional é definida pela aptidão intelectual, o gosto que cada qual manifesta e as habilidades adquiridas ao longo dos anos.
Quais as disciplinas de que ela gosta ? Quais as suas habilidades, ou seja, o que gosta de fazer? Que tarefas executa em casa? Como vai nos esportes, artes, leitura, ciências exatas ? Creio que a família ajuda mais do que testes vocacionais, realizados uma ou duas vezes fora do contexto habitual da nossa vida. Mesmo assim, a definição será sempre por áreas de atuação e não tal ou qual profissão ou carreira...
Conversem com familiares, madrinha e padrinho, gente que convive com a família e eles apontarão " Fulana tem
jeito para isto, ou aquilo "...Professores em quem ela confia, também podem dar valiosa contribuição.
Escutem a todos, ponderem e deixem que ela decida sem pressões, pois quem vai definir o que deseja deve ser ela própria e não os outros...
Continuo à disposição, Mannoun

Casando outra vez
3 – P. A. M. diz:Tenho 29 anos e faz 6 meses meu marido de 31 morreu de câncer no estomago. Quando ele morreu nossa única filha tinha 2 meses, agora tem 8 e eu tenho uma dúvida.
Será que se eu casar de novo isto será bom para ela? Não estaria traindo meu marido?
Obrigado

RESP:Olá, P.A.M. Não penso que esteja traindo seu marido se voltar a se casar. Creio até que seja um bom sinal de que vocês foram tão felizes que as boas lembranças a animam a recomeçar e oferecer um lar estável para sua filhinha !
Escolha muito bem e sem pressa o seu futuro marido, que deve amar sua filha e amar você , a ponto de desejar casar-se e não apenas viver uma aventura. Por enquanto dedique-se bastante a ela , fale no pai, mostre fotos, conte coisas boas- aos 08 meses ela saberá acompanhar !
Fico às suas ordens sempre que desejar abrir seu coração ! Atenciosamente, Mannoun

2 comentários:

Mercedes Gomes disse...

Como saber se o que a minha filha tem é depressão ou não. ela tem momentos de grande irritação, agressividades constantes e em outros momentos total apatia. Moro numa cidade grande mas convivemos num círculo limitado, somos militares e por isso fica difícil fazer um trtatamento sem que os outros saibam. conto com a sua orientação.Ela tem 15 anos e é filha única, não pudemos ter outros filhos.

Anônimo disse...

minha filha tem mania de arrumação, chego a sentir vergonha quando estamos em lugar público e ela vê algo fora do lugar, sai arrumando, endireitando. Ela tem que ver tudo certinho e se reclamo fica irritada e diz que é um absurdo um quadro torto ou um livro invertido numa estante. isso é normal ou é alguma pisicose?

Postar um comentário