logo

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Casais com diferença de idade: dá certo?

Depois de estar 36 anos casada com um homem 13 anos mais velho do que eu, acho que já dá pra ter alguma idéia sobre o assunto.

Atualmente vemos acontecer o contrário, mulheres muito mais velhas do que os homens querendo ter uma vida normal de casados.

Bem, as duas situações são delicadas e com certeza é preciso um ingrediente muito consistente para que o casamento dure e vá até o fim da vida.

É preciso pensar que as pessoas envelhecem, e cada um no seu tempo; logo, uma jovem que casa com alguém 20 anos mais velho saberá que quando estiver com 50 anos, seu marido terá 70 anos, matemática simples e exata! Serão interesses bem diferentes e cada um vai precisar se adaptar ao modo de viver do outro e das suas necessidades.

Já um jovem que se casa com uma mulher 20 anos mais velha terá, com certeza, muito mais diferenças no seu casamento e precisará de muito mais tolerância e boa vontade, e também uma dose extra de muito amor, porque, infelizmente, a mulher tem um envelhecimento mais notório que o do homem.

E mesmo com todas as cirurgias plásticas, podemos notar a diferença aguda entre uma moça de 25 anos e uma mulher de 50 anos. Sem contar que a idade na mulher define seu tempo de fertilidade para constituir uma família com filhos. Por outro lado, falando da parte psicológica, as mulheres têm um amadurecimento muito maior do que a média dos homens; assim sendo, a distância entre as mentes pode ser um grande empecilho para que o relacionamento vá adiante.

Posso estar equivocada, porém, observando os relacionamentos atuais de várias artistas com homens mais jovens, temos a prova da verdade desta situação. Elas acabam traídas ou abandonadas pelos seus “garotões”, e trocadas por uma jovenzinha bem viçosa e no ardor da vida. O mesmo acontece com os homens idosos que se unem a menininhas: acabam sós e sempre em busca de outras que os agüentem por mais alguns dias.

A conclusão é que o relacionamento para durar precisa estar embasado em um sentimento forte de amor, com constante busca de aperfeiçoamento.

Aqueles que constroem uma vida juntos e levam consigo uma bagagem de lembranças construídas a dois, mesmo tendo algumas diferenças de idades, terão mais chances de permanecerem juntos até o fim. Sabendo que terão de cultivar a todo o momento o amor entre ambos.

3 comentários:

Maria Teresa disse...

Diferença de idade tem limite, senão fica insustentável, e, em alguns casos, patética. Muito bem embasado, Liana.

Rafael Carneiro disse...

Apenas uma observação: que caligrafia bonita, Liana, rs. É sua? Queria escrever assim, haha.

Liana Clara disse...

Rafael deixa estar que quando você crescer estará escrevendo ainda mais bonito! rsrsrsrs
Brincadeiras a parte, coloquei esta assinatura porque algumas pessoas estavam procurando a autoria dos meus textos, eu sei que aparece o nome de quem posta no final, mas nem sempre as pessoas vêem.
Agora estou com minha assinatura visível.

Postar um comentário