logo

sexta-feira, 28 de maio de 2010

As (loucas) mães de famílias numerosas

Por: Maria Teresa Serman

Hoje em dia consideram-se famílias numerosas as que geram mais de três filhos. Para mim, porém, que faço parte do time das "loucas", só dá pra entender "numeroso" por,no mínimo,cinco filhos. Como esta é exatamente a minha experiência - cinco -, vou tentar dar uma pálida idéia deste cotidiano. Prometo omitir os detalhes mais fortes, afinal este é um blog ameno.

Começo por aí mesmo - bom humor. Sem ele como companheiro fiel ninguém vive; mas ao estar cercada de pequenos seres exigentes, sem ele não se sobrevive. Creio piamente que é o melhor instrumento de formação e convivência, na família e fora dela. Lamento se não soube valorizá-lo quando precisei, ao educar meus filhos, pois perdi excelentes oportunidades de fazer, a eles, a meu marido e a mim mais felizes. Agora eu o mantenho à mão o tempo todo, e recomendo seu uso indiscriminado sempre. Use e abuse da alegria e do otimismo, nunca é demais.

Uma visão positiva da vida está na alma de quem se dispõe a melhorar o mundo com vários filhos. Não é determinante o volume de roupa que temos que lavar; o número de fraldas que temos que trocar, e nem o ritmo alucinante de banhar, alimentar, levar e apanhar crianças na escola, inversamente proporcional aquele em que adquirimos os supérfluos que outras famílias colecionam.

É fundamental ter a ordem como mestra e senhora para se conseguir levar avante esse ambicioso projeto. As pessoas gostam de se dar ao direito de nos chamar de loucas, mas somos as mulheres mais sensatas que existem, podem acreditar. Senão já estaríamos internadas e os filhos, no Juizado. Com organização se conseguem o que muitos reconheceriam como "milagres".

Devemos também sempre lembrar que cada filho é uma pessoa individual, e, portanto, merece atenção e afeto personalizados. Aprendi isso com minha avó, que levou uma vida difícil, mas com resultados muito felizes. Teve três filhas, e havia um rodízio das meninas na cozinha, com ela e a empregada, para aprenderem a fazer o básico. Depois desse treinamento, vovó levava a aprendiz para passear e lanchar no centro da cidade - o chique era ir à Colombo, `a Cavé e outras -, com sua atenção exclusiva.

Há muitos detalhes da rotina (acho que esta palavra não se aplica ao caso, contudo não tenho outra melhor) da mãe de família numerosa que podemos relatar em nova ocasião. Por hoje, vou me concentrar em um aspecto cansativamente mencionado - o da "loucura" de ter o número de filhos que o mundo reprova. E assim é, sem dúvida, pois amar com generosidade, como deve ser - senão é outra coisa, não merece ser chamado de amor - é loucura, sim. Nada menos que isso. Não pela contabilidade mesquinha de mais ou menos bebês, e sim por que é preciso enlouquecer aos olhos do mundo para conhecer o verdadeiro amor. Aquele que "tudo suporta", que a tudo transforma, a começar por si mesma.

Se acompanharmos a trajetória de vida de uma mulher que se permitiu enlouquecer de amor, verificaremos que é feliz como poucas, pois só quem vive a insanidade cotidiana do amor descobre a felicidade, que não lhe resiste. Permanece com ela, mesmo na hora da doença, da escassez de meios, até na falta de correspondência a este amor. É esse o verdadeiro alimento da família, mais do que pão e leite sobre a mesa. É com esse amor com que todos sonham, ainda que não saibam, ou não queiram admitir.

14 comentários:

Anônimo disse...

Muito bonito na teoria, mas na prática a coisa fica difíiiiiicil de se levar. Quando faltam os recursos humanos e se tem muitos filhos tem que por muito mais do que bom humor na vida de todos.
Acho lindo muitos filhos, mas acredito que seja também muito difícil de estabelecer esta convivência tão feliz. Parabéns as que conseguem.

Maria Teresa disse...

Na verdade, senhor ou senhora "anônimo", não é teoria, e sim prática pura, minha e de muitas que conheço. Se nos deixássemos levar pelo mau humor quando os recursos são escassos, o mundo já teria experimentado muito mais guerras do que houve. Ninguém consegue ter paz se espera que ela venha do que é inconstante: dinheiro, recursos humanos e afins. Claro que ajuda, é inegável. Obrigada pelos parabéns.

Dafny disse...

Olá Maria Teresa,
Parabéns pela sua família numerosa!
Eu estou a espera de meu quinto filho, estou muito feliz e concordo com as coisas que vc diz, eu acredito muito que somos felizes e conseguimos dar conta da nossa família, porque aceitamos e desejamos os filhos de uma forma positiva, por isso lutamos, não desistimos, trabalhamos duro, pelo sustento, pela educação, pela felicidade dos nossos pequenos. Mas hoje em dia as pessoas não querem sofrer, a vida é feita de prazer, não é o que prega a TV?! então ter um filho ou dois já atrapalha, por isso ninguem quer mais ter filho ou muitas vezes acham que dar tudo para aquele filho unico é o melhor a se fazer, só que ele nunca vai aprender a dividir... enfim... escrevi demais...rs... Um abraço nos seus pequenos

Liana Clara disse...

Parabéns Dafni, por mais esta maravilha que esta recebendo. Um filho é sempre uma graça especial. E com certeza valem a pena.
Visite-nos sempre. E colabore com seus conhecimentos sobre família.

Maria Teresa disse...

Que bom, Dafni, que você éstá multiplicando suas alegrias e bençãos! Os meus já não são pequeninos, são jovens e adultos, e já temos um netinho encantador. Aproveite todos os momentos dos seus pequenos, fotografe bastane e imprima, por favor. É muito bom recordar depois, dá uma saudade... E leve sempre as traquinagens e trabalho com bom-humor, é mais fácil que se irritar. Rir de si mesmo é um ótimo remédio, principalmente qdo cercados de capetinhas. Parabéns e obrigada.

Adriana disse...

Não tenho o mínimo de cinco, mas o máximo de quatro lindos filhos. Para as pessoas ao meu redor sou louca e meu marido mais ainda por concordar com esse "desatino". Tinha a intenção de ter mais filhos, mas minha saúde e nossa situação financeira não permitiram. Tenho alegrias, mas muito temor também. Deixei de trabalhar fora para cuidar exclusivamente da minha família (sem recursos humanos pra ajudar) e é uma tarefa árdua; contamos apenas com o salário do meu marido que é autônomo. Às vezes me vejo numa situação assustadora se ele me faltar. Como vocês lidam com isso? Vivo em conflito: filhos no mundo x irresponsabilidade minha???

Mª Teresa disse...

Oi, Adriana.
S. Paulo já disse que a loucura do mundo é sabedoria de Deus, e vice-versa. O que observamos ao longo da vida é que muitos que nos chamavam de loucas não conseguiram ter muito sucesso com os filhos. Se nós o conseguimos - é o investimento de uma vida inteira - não foi por nossas virtudes, a não ser uma: a de nos colocarmos inteiramente nas mãos amorosas de nosso Pai Deus e Sua Mãe, a Mãe do Bom Conselho. E trabalhar muito para amar, e amar melhor. Seu marido não vai lhe faltar, então imagine Deus. Confie, ame e seja feliz. Estamos às ordens, bj

Anônimo disse...

Oi querida. muito lindo seu empenho e a graça que o Senhor tem derramado sobre vc, para lhe dar o bom humor e todas as estratégias para manter sua familia funcionando com organização, cuidado e muito amor...isso é possivel só é possivel com os olhos no Senhor Jesus! Sou de uma familia onde sou filha unica...tive tres meninas e somos muito bem humoradas por aqui, superamos nossos, problemas, somos seguras e temos confiança no nosso futuro, com os olhos no Sr. da nossa fé, que é a nossa alegria e paz!

Cláudio e Tatiane disse...

TER MUITOS FILHOS NÃO É FÁCIL MAIS EM NOSSA VIDA É O QUE MAIS NOS APROXIMA DE DEUS. MUITO É QUESTIONADO SOBRE OS RECURSOS MATERIAIS, MAS NÃO PODEMOS ESQUECER DOS "LÍRIOS DO CAMPO", QUANDO NOS CASAMOS TINHAMOS APENAS O "KIT CASAMENTO" FOGÃO, GELADEIRA, TELEVISÃO, CAMA, UM CURSO SUPERIOR PARA TERMINAR E UM ALUGUEL PARA HONRAR (ISTO TUDO EM BRASÍLIA ONDE O CUSTO DE VIDA É MUITO ALTO), NEM POR ISSO NOS INTIMIDAMOS EM NOSSO DESEJO DE TER MUITOS FILHOS E LOGO VEIO O PEDRO, DOIS ANOS DEPOIS A ISABELA, MAIS DOIS ANOS O MIGUEL E DEPOIS QUE CADA UM DELES NASCEU DEUS SEMPRE PROVIDENCIOU MAIS QUE O NECESSÁRIO PARA DAR UMA EXCELENTE QUALIDADE DE VIDA PARA ELES E MESMO COM NOSSA FÉ EM DEUS, NÓS TREMEMOS QUANDO NOSSOS TRÊS FILHOS NOS PEDIRAM MAIS UMA IRMANZINHA, MAS DEUS EM SUA MISERICÓRDIA NOS PROPORCIONOU TUDO O QUE ERA NECESSÁRIO PARA ACOLHERMOS MAIS UMA BENÇÃO EM NOSSO LAR, E QUANDO EU FALO TUDO NÃO ESTOU FALANDO SÓ DE ROUPINHAS OU FRAUDAS, VIMOS A NOSSA VIDA DAR UMA REVIRAVOLTA EM CERCA DE TRÊS MESES CONSEGUIMOS UMA CASA GIGANTE(UM SOBRADO NA VERDADE) E UM CARRO GRANDE AFINAL NOSSA FAMÍLIA PASSARIA A TER 6 MENBROS E NÃO CABERA MAIS EM UM CARRO COMUM. DIANTE DE TUDO ISSO NOS ABRIMOS A MAIS ESSA VIDA E DOIS ANOS E UM MÊS DEPOIS DO NASCIMENTO DO MIGUEL DEUS NOS DEU A MARIANA CONFORME O DESEJO DE NOSSOS FILHOS. NA NOSSA EQUIPE DA IGREJA TEMOS UM CASAL DE AMIGO QUE TANBÉM VIVE A ESPERIÊNCIA DE UMA FAMÍLIA NUMEROSA E ABENÇOADA QUE TEM O SEGUINTE DITADO: "TODO FILHO VÊM COM UM PÃO DEBAIXO DO BRAÇO" POIS TEMOS EM NOSSO TESTEMUNHO DE VIDA QUE SE DEUS NOS DEU UM FILHO E SE NÓS CREMOS NELE ELE TAMBÉM NOS DARÁ TODAS AS CONDIÇÕES MATERIAIS E PSCOLÓGICAS PARA CRIÁ-LO.
FIQUE NA PAZ E QUE MAIS E MAIS FAMÍLIAS DESCUBRAM A GRAÇA QUE É UMA FAMÍLIA NUMEROSA.

A PAZ DE JESUS E ABRAÇOS

Liana Clara disse...

Cláudio e Tatiane, eu tenho 9 filhos e o lema do meu marido sempre foi esse: Cada filho vem com um pão (uma melhoria) de baixo do braço. Sempre funcionou e continua funcionando. Deus não nos desampara nunca.

Nossa Senhora do Bom Conselho disse...

Puxa vida! Nunca imaginei encontrar tanta gente com tantos filhos. Até achei que fosse exagero só meu. Realmente, ter muitos filhos é um grande exagero! Mas o que é o amor se não um grande exagero!?
Também concordo que o criança já vem com o pão debaixo do braço, pois por mais que eu faça ou trabalhe sempre tenho mais do que conseguiria normalmente sem a ajuda de Deus.
Tenho 8 filhos e agora está vindo o 9°. Peço a Deus que o abençoe, juntamente com minha esposa.
Para todas vocês mulheres e mães de verdade meus parabéns e que Deus as abençoe sempre!!!!!!!!!!

Nossa Senhora do Bom Conselho disse...

Puxa vida! Nunca imaginei encontrar tanta gente com tantos filhos. Até achei que fosse exagero só meu. Realmente, ter muitos filhos é um grande exagero! Mas o que é o amor se não um grande exagero!?
Também concordo que o criança já vem com o pão debaixo do braço, pois por mais que eu faça ou trabalhe sempre tenho mais do que conseguiria normalmente sem a ajuda de Deus.
Tenho 8 filhos e agora está vindo o 9°. Peço a Deus que o abençoe, juntamente com minha esposa.
Para todas vocês mulheres e mães de verdade meus parabéns e que Deus as abençoe sempre!!!!!!!!!!

Liana Clara disse...

Caro que se apresenta sob o nome de Nossa Senhora do Bom Conselho, parabéns pela bela família.
Eu e meu marido amamos muito nossos nove filhos e não podemos nos imaginar sem eles.
Visite-nos sempre, o BLOG tem muitos assuntos variados, para as famílias.

maria p.c.tega disse...

Se é bonito ou feio não importa o que importa é estar na vontade de Deus

Postar um comentário