logo

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 36)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

O uso do cigarro

1 – C. B. diz: Descobri que meu filho de 15 anos esta fumando, o que devo fazer para combater este vício dele? Existe algum remédio para tirar a vontade de fumar?

RESP: SR.C. B. Alguém em sua família fuma? Converse com seu filho com toda clareza e tranqüilidade, sem discutir nem brigar... Indague os motivos que o levaram a fumar e comente os malefícios do cigarro, para ele e para os que o rodeiam. Procure saber se ele mesmo compra os cigarros, qual a marca, se são dados por outra(s) pessoas e quem são estas pessoas.
Caso ele insista que gosta, exponha o quanto isto aborrece os pais, mas se desejar continuar coloque limites - quantos cigarros por dia, quais os horários e onde. Melhor que ele fume com seu conhecimento do que às escondidas. Geralmente os “amigos” irão sugerir outros tipos de fumo e de maus hábitos. Lamentavelmente a propaganda e a difusão do hábito de fumar estendem-se rapidamente entre os jovens.
Há muita propaganda sobre tal ou qual remédio, mas penso que são ineficientes.
O INCA tem um trabalho muito bom para ajudar os que desejam vencer o hábito de fumar e a questão se prende muito mais à vontade que deve ser re-educada.
Aos 15 anos eles querem muito ser auto-suficientes e autoconfiantes, buscando firmar uma personalidade apoiada em falsos valores. Paciência, compreensão e muita atenção às mudanças de comportamento são necessárias, mas não desista de estar ao lado dele!
Boa sorte, Mannoun

Adolescente cuidando do seu quarto
2 – A. diz: Minha filha adolescente de 17 anos quer que eu esteja sempre com a casa arrumada, para trazer seus amigos, mas é uma guerra para ela arrumar seu próprio quarto. Como posso conseguir que ela entenda que o quarto é ela quem deve arrumar?

RESP: A., boa noite! Vamos primeiro alegrar-nos por sua filha querer trazer os amigos à sua casa, e por apresentar uma casa bem arranjada...! Bom sinal!
Já experimentou não fazer uma “guerra” para que ela arrume seu próprio quarto, mas deixar que ele fique do jeitinho que ela o deixa, mesmo quando os amigos vierem? Talvez ela não se esforce porque tem quem faça em seu lugar...
Experimente a cada dia fechar a porta para que ela ao chegar, encontre o quarto como o deixou. Ela vai ficar brava, mas não discuta- siga esta orientação e vamos ver o que acontece! Pode ser mais difícil para a senhora agir assim do que para ela...
Meu abraço, Mannoun

Tratando autismo
3 – L. S. diz: Quais são os passos que devo dar para começar a tratar meu filho autista? Ele esta com 6 anos e um médico disse que ele era autista. Parou de falar e agora esta muito agitado.

RESP: Cara senhora L. S. em primeiro lugar leve seu filhinho a um bom pediatra para confirmar ( ou não !) o diagnostico, que não é muito fácil e siga as orientações que ele fará. Os passos são estes- pediatra, neuropediatra, psiquiatra infantil. Em geral eles possuem uma equipe que trabalha em conjunto com outros especialistas.
É trabalhoso, mas vale a pena! Há vários graus de autismo e entre nós, já existem associações de pais e familiares de autistas ( pela internet vocês podem se comunicar ) o que ajuda muito !
Ajam com rapidez e firmeza, sem desanimar ou ficar ouvindo opiniões leigas. Ouçam outros pediatras de sua confiança e procurem os especialistas citados. Por favor, dê notícias, sim?
Meu abraço e não deixe de contar muito com a ajuda de Deus - sempre! Mannoun

Sugerimos a leitora que reveja no BLOG as respostas de 21 de setembro de 2009 - onde a Dra Mannoun fala sobre autismo.

2 comentários:

Fátima disse...

Dra estou numa grande dúvida, não sei se devo ter filhos, acho que o mundo esta tão difícil que tenho medo de por filhos no mundo. O que seria melhor eu fazer? Meu marido quer pelo menos 1 filho mas eu estou com muito medo. Estamos casados a 4 anos mas ainda não tomei coragem, filho dá muito trabalho?

Anônimo disse...

A sra acha que a separação dos pais pode afetar o adolescente de maneira a prejudicar os estudos? Seria melhor viver em guerra o casal para o filho não ter problemas? O casal deve abrir mão de ser feliz para o filho ser?

Postar um comentário