logo

terça-feira, 27 de abril de 2010

Mulheres são da Terra, Homens são da Lua

Por: Rafael Carneiro Rocha

Emocionalmente, as mulheres são bem mais ricas do que os homens. A vida sentimental de uma mulher é uma vastidão. Um campo intrigante de vários significados. Paradoxalmente, por esse motivo, me parece que um homem pode ser emocionalmente mais transparente do que uma mulher. Os homens são tão mais pobres de sentimentos que conhecem todos eles pelos nomes.

Um outro paradoxo sobre a objetividade masculina está no fato de que aquele sujeito aparentemente sensível ou poético pode ser um machão nato. É preciso ser muito homem pra dar nomes a tantos sentimentos, o que torna a objetividade masculina algo de impressionante.
Dessa capacidade ou não de dar nomes aos sentimentos me parece existir uma diferença fundamental entre os sexos. É uma diferença que do alto da minha objetividade masculina eu asseguro que existe, mas que talvez as mulheres ainda tenham uma certa dúvida. Talvez, elas é que realmente sabem dar os nomes mais certeiros, ainda que a falta de interesse não lhes permita isso.

Os grandes interesses masculinos parecem todos eles repousar em abstrações da realidade, sejam eles os negócios, as artes, os esportes, as estratégias ou as ciências. Por sua vez, as mulheres me parecem bem menos interessadas nas abstrações do que na própria realidade que elas assimilam tão bem nos comportamentos prosaicos, nas rotinas dos lares e nas conversas de comadres.

A cabeça do homem vive no mundo da Lua. Cabe à mulher convidá-lo para a Terra. E vice-versa, por que não?


"Eu vivo sempre No mundo da lua Porque sou um cientista O meu papo é futurista É lunático... Eu vivo sempre No mundo da lua Tenho alma de artista Sou um gênio sonhador E romântico... "- Composição: Guilherme Arantes

9 comentários:

Rafael Carneiro disse...

Boa complementação, Liana! Vc deve ter adivinhado que eu gosto do Guilherme Arantes, rs. Mas... Eu não conheço essa música! Será que é do meu tempo, rs? Se for de 80 e pouco, pode até ser, haha...

Liana Clara disse...

Olá Rafael
A música é do tempo do Balão Mágico.
O Balão Mágico foi um programa infantil da Rede Globo apresentado pelos membros do grupo musical infantil brasileiro Turma do Balão Mágico entre 1983 e 1986.
Acho que era do seu tempo sim, porque foi do tempo das minhas filhas que tem a sua idade!

Odete A. Stingrer disse...

As mulheres hoje não vivem de abstrações, estão bem realistas e competindo com os homens
As mulheres são objetivas e ao mesmo tempo tem muita sensibilidade para ver tudo de forma mais clara e mais completa que o homem.

Rafael Carneiro disse...

Liana, Balão Mágico é do meu tempo sim, hahaha. Tenho até um LP deles. Mas não me lembro da música...

Odete, acho que essa percepção feminina favorece a competitividade no mundo do trabalho, mas por outro lado eu noto que essa agudeza atormenta muitas mulheres, principalmente aquelas que ocupam posições de comando. Às vezes, a sensibilidade excessiva gera desconfianças, medo, paranoia, sensação de perseguição...

Liana Clara disse...

Sobre isso eu eu também concordo com você Rafael, as mulheres estão muito bem preparadas, mas por suas mil formas de examinar as questões muitas vezes se sentem acuadas desnecessáriamente.

Maria Teresa disse...

Dá para pensar a frase "Os homens são tão mais pobres de sentimentos que conhecem todos eles pelo nome." Muito profundo. Mas acho que as mulheres hoje em dia também estão mais escassas de sentimentos. Pelo menos os mais profundos. Muitas parecem homens habitando um corpo feminino. Deu pra entender?

Rafael Carneiro disse...

Deu pra entender, sim!

Me parece que as mulheres masculinizadas são escassas de sentimentos porque elas imitam (até com certa facilidade) os poucos sentimentos que os homens sabem dar nomes. E, só para citar exemplos, porque alguns sentimentos de conquista e de agressividade são mais propriamente masculinos, as mulheres parecem violar sua própria natureza.

Maria Teresa disse...

E dessa contínua violação a que se forçam, mesmo que lhes seja prejudicial, nasce a confusão reinante entre os sexos que vemos o tempo todo. É preciso encontrar o equilíbrio, vc não acha?

Rafael Carneiro disse...

Sobre a confusão entre os sexos, certa vez eu li algo interessante de um psicólogo. Ele dizia que em muitas discussões entre homens e mulheres, a mulher projeta o seu homem interior e o homem, a sua mulher interior. Aí, é o caos, rs... É preciso muito equilíbrio e autoconhecimento para não cair nesse tipo de armadilha tão comum.

Postar um comentário