logo

segunda-feira, 15 de março de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 33)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Estudar com o filho

1 - C. M. diz: Dra é normal ter que ajudar um filho de 16 anos a estudar? Sentar com ele para que ele faça seus deveres escolares?

RESP: Cara Sra.C.M., Normal não é, mas se ele não tem hábitos de estudo, este é o momento de ajudá-lo a " andar com seus próprios pés ".
Algumas sugestões : Organize com ele um horário, começando pelas disciplinas que ele considera mais difíceis, intercaladas com as mais fáceis e depois as medianas. Se tem aulas pela manhã, que almoce ( um almoço mais leve para não ter sono!) , descanse uma hora - ajudando no retirar as coisas da refeição da família e que vá colocando em uma mesa de estudos, tudo o que vai necessitar de material de estudos para esta tarde . Com isto evitamos interrupções e distrações desnecessárias.
Uma pausa às 16 horas, por exemplo, para um lanche, meia hora de descanso e volta aos estudos,até uma hora antes do jantar da família, quando ele tomará seu banho, fará algo de que gosta e se distraia . Ele pratica algum esporte ? Quais são seus gostos e habilidades? É único filho ou tem irmãos? Costumam fazer comparações em casa? Tem amigos? Quem sabe estudaria com algum deles que seja estudioso? Não vale a pena brigar, apenas tente examinar com ele estas sugestões vejam o que pode ser útil e - por favor, volte a falar comigo, se desejar. Boa sorte e um abraço, Mannoun

Mãe que trabalha fora


2 – R. S. diz: Dra, eu trabalho fora desde sempre e agora que meus filhos estão adolescentes, começo a me questionar que preciso deixar o trabalho para cuidar deles. A Senhora acha que é tarde para educá-los? Ou ainda há tempo para não deixar que se percam pelo mundo. Estou muito preocupada com as amizades dos 2, mas eles ficam fechados comigo quando pergunto algo. Um tem 15 e o outro tem 13 anos.

RESP:Cara Sra R.S.
Nunca é tarde para educar, pois até morrer passamos por este processo! Se puder deixar seu trabalho, será ótimo, porém planeje como, quando, de que modo poderá estar mais junto deles para realmente ajudar sem deixar que tenham a sensação de que somente está em casa para “ vigiá-los
Converse e demonstre lealmente sua preocupação pela vida deles, que seu desejo é estar mais perto para acompanhá-los e ajudá-los a encontrar um sentido para suas vidas. Viva em casa Valores e Virtudes, seja especialmente alegre e promova reuniões com os amigos deles, lanches, sorvetada, tarde do sanduíche e outras idéias que encontrará no Blog " Negócios de Família " , por exemplo.
Não pergunte muito - esteja disponível, presente e receptiva para ouvir. Eles virão!
Vale a Pena! Mannoun

3 comentários:

Regina disse...

Tenho dois adolescentes e eles brigam demais! Tem horas que eu penso que vão se matar, se não me meto no meio. Como posso melhorar este relacionamento entre os dois? Meu marido não faz nada e diz pra eu deixar eles se entenderem entre eles, mas a briga é muito feia e sempre por coisas pequenas.

Anônimo disse...

O que eu posso fazer para ajudar minha prima com um filho envolvido com drogas? Onde se procura reabilitação? E se o jovem não quer sair das drogas, como agir? O rapaz tem 17 anos e é de uma família classe média.

Allison Stuart disse...

Doutora Mannoun,

O que a senhora pode nos dizer do Chá do Santo Daime. Minha filha tem 16 anos e é curiosa de saber disto.

Postar um comentário