logo

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Profissão: Gastronomia - na escolha dos filhos

Continuando na linha das profissões hoje vamos falar de mais uma opção de escolha para nossos filhos.

Texto de: Cláudia Maria Dantas

De uns anos para cá, esta profissão está em alta. E por conta disso existem novos cursos, eu mesma fiz Gastronomia, na UNIRIO, Urca - RJ, O curso todo tem a duração de 2 anos e é feito em 3 módulos. No primeiro módulo, só aulas teóricas, com muitas aulas de nutrição, dadas por professoras da Escola de Nutrição da UNIRIO. No segundo módulo, aulas práticas na cozinha e as teóricas. Já no ultimo módulo, fazemos o estágio de 200 horas.

Eu sou suspeita para falar da Gastronomia, pois adoro. No momento, não estou trabalhando na área. Sou Chef exclusiva da minha filhinha. Mas não deixo de criar. Pois esta área é assim, você nunca pode deixar de inovar e estar “antenado” ao mercado. Hoje temos muitos bons livros e revistas. Além do mais, não só aprendemos a cozinhar, mas a cuidar da saúde dos nossos clientes e familiares.

No Rio atualmente temos algumas opções de curso e emprego nesta área não é difícil de achar. Até mesmo ainda estudando, você já pode trabalhar e quando chegar a época do estágio vai sentir menos dificuldades.
Hoje, na universidade, somos preparados, para administrar um restaurante alem de cozinhar. O difícil, quando estamos fazendo o estágio é a integração com o pessoal que não estudou, eles ficam ressabiados achando que vamos tomar o lugar deles. Só depois entendem que vamos trocar aprendizados, aí então passam a nos dar dicas da prática na cozinha de um restaurante e nós passamos a eles a teoria da sala de aula.

No começo, depois de formados, não ganhamos bem. Pois ainda não temos experiência e nem o nome é conhecido no mercado, mas nada que uma boa dedicação não nos dê uma realização profissional bem remunerada.

Se você tem vontade de fazer o curso de gastronomia, digo por experiência, que no último ano fica difícil trabalhar fora e fazer o estágio, mas isso acontece em quase toda profissão e na gastronomia não é diferente.

Depois de formada, fiz o curso de Pâtisserie, com um Chef suíço. Tem a duração de um semestre, são dois dias na semana, à noite. Também podemos encontrar alguns Worshops na área. Sem falar em aulas com Chefs, que alem de dar uma aula, nos dá algumas dicas.
Finalizo dizendo que você tem varias opções de trabalhar na gastronomia: Em restaurantes, ter um Buffet, dar consultorias, fazer pequenos eventos, (como o Chef que vai a sua casa) e também dar aulas.

Eu tenho um novo sonho, com minha experiência na cozinha, e cuidando da nossa filha: Ter um colégio maternal e aplicar minha experiência na cozinha para crianças. Hoje já existem colégios que estão se preocupando com uma alimentação saudável.

2 comentários:

Marcia Oliveira disse...

Olá Claudia! Deliciosa sua profissão! Estimo que você tenha muito sucesso! Adorei o arranjo da mesa! Você que fez? Sugiro que faça um post também sobre decoração de pratos e arranjos. Abraços!

CLAUDIA disse...

OLÁ MARCIA! O BELO ARRANJO FOI DE UMA AMIGA CHEF CHAMADA SUZETTE. POIS ESSA BELA MESA ERA PARA APRESENTAÇÃO DE UMA PALESTRA DE UMA NUTRICIONISTA. E CAPRICHAMOS EM TUDO POIS AINDA ESTAVAMOS ESTUDANDO NA UNIRIO. POSSO PEDIR A ELA PARA DAR UMAS DICAS AQUI. FELIZ ANO NOVO.

Postar um comentário