logo

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 25)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Mudanças constantes de escola


1 - A. diz: Doutora eu tenho 17 anos e não me dou muito bem na escola.ja mudei de colégio umas 5 vezes pelo menos, e agora eu vou entrar no ultimo ano do colégio e os meus pais querem me mudar mais uma vez de colégio (por motivos financeiros e educacionais). Mas como é o ultimo ano eu não gostaria de sair porque acho que vai me prejudicar ainda mais.o que eu devo fazer?

RESP: Boa tarde, A, você está em qual dos últimos anos - do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio? Todas estas vezes que trocou de Colégio até hoje, foi por sua vontade ou por outras razões? Seu comentário é de que não está bem no Colégio e os motivos que você relata são muito importantes para você e para seus pais, mas se vai mal nos estudos, o que acontece? Falta de atenção, poucas horas de estudo, pouca dedicação ou você sente dificuldade de aprender, de guardar o que aprendeu?
As questões finaceiras hoje - aliás como sempre aconteceu - pesam muito para as famílias, e se também há razões de ordem educacional para mudança de Colégio, quem sabe você e seus pais conversariam para chegar a um acordo? As mudanças pode ser positivas ou não.
Como não tenho maiores detalhes, deixo esta ideia de uma conversa entre vocês mas pode voltar a falar comigo e responder às perguntas que fiz e mais estas : Aos 17 anos, tem amigas? Sai com elas? Como é que se distrai ? Pratica esportes?
Volte a falar comigo,gostaria muito de ajudá-la ! Um abraço da Mannoun

6 comentários:

Alice D. Maia disse...

Gostaria de saber como educar uma adolescente rebelde de 13 anos que a todo momento ameaça que vai embora de casa. Só temos ela de filha e estamos quase nos separando porque temos brigado muito por causa das diferenças que temos de idéias de educar esta menina. Ela é mediana na escola, mas acha que pode fazer tudo que as amigas fazem. E isso preocupa muito, não sei mais o que hoje é certo e aceitável.

Anônimo disse...

Dra minha filha esta grávida, soube ontem. Tem 16 anos, uma criança! O que devemos fazer para ajudá-la? O moleque nem aparece mais, não quer assumir e quer que ela faça um aborto. Eu não sei bem o que acho, estou atordoada. Por essa não esperava. Meu marido esta sem fala, em choque. Somos classe média e somos muito conhecidos, o que os amigos dirão, nos assusta. Conto com sua ajuda. Márcia

Anônimo disse...

Como um professor deve abordar o assunto drogas com seus alunos adolescentes, classe média alta. A senhora teria algum livro para sugerir sobre o assunto?
Obrigado pela atenção Gilberto

Liana Clara disse...

Caros amigos, estas respostas estarão na próxima segunda, dia 21 de dezembro.

Cara Márcia, aborto nunca! Ajude sua filha sempre. Um erro não justifica outro. Aguarde a segunda que a Dra Mannoun responderá sua pergunta.
Conte sempre com o nosso apoio.
Abraços

Anônimo disse...

BOA NOITE A MINHA FILHA TEM 5 ANOS ESTA EM FASE QUE GRITA,TUDO QUER E TEM QUE SER DA FORMA DELA.JA BATI DEIXEI DE CASTIGO TIREI O QUE GOSTA MAIS NADA RESOLVEU.ELA É ESTREMAMENTE CARINHOSA MAIS DE UMA HORA PARA OUTRA COMEÇAR A GRITAR FAZER PIRRAÇA E EM UMA DESSAS EU DEI A BONECA QUE ERA O MOTIVO DA PIRRAÇA PARA UMA CATADORA DE PAPELÃO QUE PASSAVA E ME JUSTIFIQUEI A MINHA FILHA DIZENDO QUE EU VOU FAZER ISSO COM TODOS OS BRINQUEDOS DELA ATE SER MAIS COMPORTADA E OBEDIENTE E NISSO ELA GRITAVA...ACHA QUE FIZ ERRADO?
OBRIGADO....

Liana Clara disse...

Anonimo sua resposta estará neste BLOG no dia 8/2/2010.
Todas as respostas sempre estarão no BLOG na segunda feira seguinte a data em que foi feita.
Basta clicar em BLOG na linha de cima e procurar a segunda mais próxima que encontrarão as perguntas e respostas sem os nomes das pessoas, para não criar nenhum constrangimento.

Postar um comentário