logo

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Filmes para toda a família – parte 3 - Filmes para as férias

Continuando nossa série de artigos sobre cinema para a família.

Texto de: Rafael Carneiro Rocha

O ano letivo está terminando e boa parte da garotada terá várias semanas de férias. Como os pais geralmente não contam com tantos dias de descanso, é comum que, antes ou depois de viagens em família, os garotos fiquem algum tempo em casa. Brincadeiras ao ar livre com os amigos são as melhores pedidas para o lazer das férias, mas um bom filme, vez ou outra, também pode ser muito importante.

Para as crianças menores, os desenhos animados ingênuos são as melhores recomendações, mas se a idéia é um programa no qual a família inteira poderá se divertir, há filmes que podem agradar a todas as gerações. Quase todos os grandes comediantes do cinema já fizeram filmes de orientação familiar. Nos últimos anos, meus filmes preferidos nessa linha são A creche do papai, com Eddie Murphy e Doze é demais, com Steve Martin. Há também obras bastante leves e divertidas em que atores grandalhões, geralmente habituados a filmes de ação, se transformam em comediantes, como é o caso de Arnold Schwarzenegger em Um herói de brinquedo e Vin Diesel em Operação babá.


Para as crianças mais velhas que já demonstram algum interesse pelo cinema, curtas de Charles Chaplin, com o seu personagem Carlitos, podem ser boas dicas. Dos longas de Chaplin, meu favorito é o Luzes da cidade. Assim como em O garoto, Chaplin concilia magistralmente a comédia e o drama que agradam a todas as idades. Porém, os filmes dele com acentuada crítica social e política, como é o caso de Tempos modernos e O grande ditador serão melhor compreendidos por adolescentes.

Depois dessas dicas de comédias, vamos agora para aventuras e dramas que os adolescentes poderão gostar. Talvez, as novas gerações não conheçam ainda Os caça-fantasmas. Os dois filmes do atrapalhado quarteto nova-iorquino, liderados pelo ator Bill Murray, certamente agradarão a muitos. Aliás, com esse mesmo ator, se alguém ainda não viu a comédia dramática Feitiço do tempo, corra para assistir. É um filme inteligente sobre um jornalista que, de repente, passa a acordar sempre no mesmo dia.

Outras grandes aventuras recomendadas para a garotada mais velha são os filmes do personagem Indiana Jones. Um outro personagem que gosto e que voltou recentemente às telas de cinema é o Rocky, de Sylvester Stallone. O novo filme Rocky Balboa surpreendeu os críticos. É um filme tocante e com uma mensagem bastante positiva.

Espero que todos tenham bons filmes nessas férias. E até a próxima semana com mais dicas!

5 comentários:

Odete A. Stingrer disse...

O filme Operação babá é ótimo. Tem ação , tem família, tem drama e tem comédia. E tem vários ensinamentos. Um filme que agrada a crianças e jovens, meninos e meninas.
Gostei muito das suas dicas, Rafael.

Débora Mattos disse...

Rafael, você acredita que os jovens de 6 ou 17 anos vão gostar de assistir Luzes da cidade ou O garoto? Gostaria de dar filmes para meus sobrinhos de Natal, e como têm estas idades fiquei na dúvida se gostariam. Eu pessoalmente amo estes filmes, mas não quero parecer decadente dando filmes antigos.

Rafael disse...

Odete, eu gosto muito desses filmes onde um personagem sem vocação para a vida familiar precisa lidar com os desafios de cuidar de uma casa. Outro filme bom nessa linha é o "Dona-de-casa por acaso", com Michael Keaton.

Débora, se os seus sobrinhos gostam de humor pastelão ou circense, e se gostam de humoristas como o Mr. Bean, eles certamente gostarão de Chaplin. Recomendei este cineasta, por causa de seu apelo universal. Chaplin é um caso raro de diretor e ator de filmes antigos e em preto-e-branco capaz de agradar mesmo àquelas pessoas que não tem paciência com coisas velhas. Talvez, para não soar tão nostálgica, vc pode presentear cada um de seus sobrinhos com dois DVDs (um de Chaplin e outro de algum desenho ou filme mais moderno).

Até mais,
Rafael

Pastor Edson Sobreira Alves disse...

É muito intessante e divertido a creche do papai, uma que eu uso para estudo em minha aula de economia, onde a desemprego, concorrencia,etc.

Prof.Edson Sobreira Alves - UVA

Liana Clara disse...

Edson,sinta-se a vontade para visitar-nos. Estamos sempre com novas sugestões de filmes bons para a garotada.

Postar um comentário